Como usar Dicas Empreendedorismo Produtos Sublimação

O que é papel OBM?

papel obm sublimação

Quem trabalha com sublimação não consegue encontrar qualquer tipo de impressora que imprima tinta branca, exigindo que se utilize um papel especial para sublimação. O papel OBM é especialmente indicado para atender essa necessidade.

Para conseguir melhor qualidade nas estampas, é preciso que você consiga uma sincronia perfeita entre o papel, a tinta, o perfil de cor e a impressora, ou seja, utilizar o equipamento correto para que o trabalho de sublimação apresente a qualidade exigida pelo cliente.

O papel transfer OBM é um colante de fundo branco, elaborado com uma película composta totalmente por poliéster, não sendo exatamente um papel fabricado com celulose. A resina forma uma camada protetora na peça, protegendo o local onde será aplicada a prensagem, o que oferece maior qualidade para a estampa, além de facilitar a aplicação da arte.

Como foi desenvolvido especificamente para tecidos escuros ou coloridos, o papel OBM permite estampar superfícies as mais diversas, seja em algodão ou em tecidos sintéticos ou mistos, como, entre outros, poliéster, helanca, dry e malha PP.

Com sua aplicação nos trabalhos de sublimação, você poderá estampar maior variedade de produtos, em todas as cores, o que somente com a sublimação não iria conseguir.

O papel OBM, além disso, oferece maior liberdade para o seu trabalho de sublimação, permitindo trabalhar em três formas diferentes, tanto com tinta sublimática para impressão direta, em impressão em papel transfer ou ainda em impressão em papel sublimático, oferecendo baixo custo de produção.

O papel OBM e sua utilização

Sendo um tipo de material para impressão sublimática, o papel OBM pode ser aplicado na maior parte dos tecidos, inclusive em tecidos mistos, sendo aplicado em uma única etapa, resultando em um acabamento macio, com cores mais vivas.

Utilizando o recorte com plotter para eliminar o excesso da estampa, o papel OBM permite imprimir as cores mais variadas em praticamente qualquer produto que você precise aplicar a sublimação.

Dependendo do dispositivo que estiver usando para fazer a impressão, é possível usar a resolução de imagem de até 2.4000 dpi, transferindo a tinta para o material sem qualquer diluição. O processo vem demonstrando ser simples e seguro, além de bastante rápido, com a impressão em questão de segundos, sem necessidade de conhecimentos mais aprofundados.

Em resumo, o papel OBM atende às seguintes necessidades:

  • É o material ideal para sublimação de camisetas em tecidos coloridos, bonés, aventais e outros produtos;
  • A sublimação tem uma estimativa de durabilidade maior, podendo o material ser lavado mais de uma centena de vezes;
  • A sublimação não precisa ser espelhada, não deixa resíduos de resina e não prejudica o material onde foi aplicada.

A única coisa a tomar cuidado com o uso de papel OBM é que não pode ser impresso em jato de tinta, ou seja, o papel OBM não deve ser impresso diretamente. Para sua melhor utilização é necessário seguir os seguintes passos:

  • Corte a folha do papel OBM no tamanho ou no formato desejados;
  • Imprima a imagem espelhada em papel sublimático, utilizando a tinta correta, ou seja, também sublimática;
  • Faça a prensagem do papel OMB no material a ser sublimado por 10 segundos, a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo o OBM;
  • Faça a prensagem da imagem sobre o OBM por 30 segundos a 200 graus, um uma folha de teflon ou papel pardo protegendo a imagem.

Outros trabalhos que podem ser feitos com o papel OBM

A seguir você vai conhecer as formas de trabalho com o papel OBM. A aplicação é bastante simples e rápida, recomendando-se apenas recortar o OBM com plotter para eliminar o excesso da estampa:

Aplicação do papel OBM com impressão direta com tinta sublimática

  • Imprima a imagem que vai utilizar sobre o papel transfer OBM utilizando uma impressora ou plotter com tinta sublimática;
  • Recorte o papel impresso no formato desejado, removendo o liner marrom;
  • Faça o pré-aquecimento do tecido que vai receber a transferência, eliminando totalmente sua umidade;
  • Posicione a estampa em papel OBM no tecido a ser sublimado com o lado liso branco para baixo, protegendo a imagem com o liner removido ou com papel sulfite branco;
  • Faça a prensagem usando baixa pressão, a 200 graus, por 30 segundos.

Aplicação do papel OBM com sublimação

  • Imprima a imagem em papel transfer com tinta sublimática, de forma espelhada;
  • Remova o liner marrom, posicionando o papel OBM em sua prensa, com a face branca lisa para baixo e sobre um papel siliconado;
  • Posicione o papel impresso sobre o filme, prensando a 200 graus por 30 segundos sob baixa pressão;
  • Apare as bordas com uma tesoura bem afiada. O papel siliconado irá servir como estrutura para o corte. Depois, remova o papel siliconado;
  • Faça o pré-aquecimento do tecido que vai receber a transferência, retirando toda sua umidade;
  • Posicione o filme sobre o tecido com o lado liso branco para baixo, protegendo a imagem com papel sulfite branco;
  • Faça a prensagem a 200 graus por 15 segundos, aplicando pressão média.

Aplicação em papel transfer

Se você não trabalha com tinta sublimática, também é possível aplicar tinta pigmentada e papel transfer:

  • Faça a impressão da imagem em um papel transfer;
  • Remova o liner marrom e, sobre uma base antiaderente, como borracha de silicone ou teflon, posicione o papel OBM em sua prensa, com a face branca lisa para baixo;
  • Coloque o papel transfer já impresso com a imagem para baixo sobre o papel OBM e faça a prensagem, aplicando baixa pressão, a 205 graus por 4 segundos;
  • Apare as bordas com uma tesoura bem afiada;
  • Faça o pré-aquecimento do material a ser utilizado para eliminar qualquer umidade;
  • Posicione o recorte sobre o tecido que será estampado com o lado liso branco para baixo;
  • Faça a prensagem com média pressão, a 200 graus, por 15 segundos e aguarde esfriar entre 5 a 15 segundos antes de remover o papel transfer.

Como recortar o papel OBM

O papel OBM pode ser recortado no formato desejado, não servindo apenas para estampas retangulares ou quadradas. Dependendo da complexidade da imagem, o recorte pode ser mais difícil usando somente uma tesoura, havendo a necessidade de um plotter de recorte.papel obm

Papel OBM na Valejet.com

Na Valejet.com você pode encontrar todo e qualquer material necessário para trabalhos de sublimação, inclusive o papel OBM. Analise nossos produtos e compare nossos preços: oferecemos os valores mais competitivos para que você tenha maior lucratividade com sua atividade de sublimação.

Além disso, você pode contar com nossa equipe para esclarecimento de qualquer dúvida sobre o material adquirido.

 
Posts relacionados
Vídeo aula: Como desentupir seu Cartucho HP
Transfer Laser e Transfer Jato de Tinta
papel para sublimação
Papel para Sublimação: Qual o melhor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website