Dicas Matérias Produtos

Impressora travando com papel: Como evitar?

Fala galera!

O papel engasgar/enroscar na impressora é algo bastante comum e se não tomarmos os devidos cuidados pode causar danos ao mecanismo responsável pelo processo de passagem da folha dentro da impressora e sua saída.

O mais comum é que ao colocar uma grande quantidade de papel na bandeja/gaveta, a impressora acaba puxando 2 ou 3 folhas de uma vez e isso resulta no travamento. Certamente isso já aconteceu com você. Cada modelo de impressora possui seu número de folhas a suportar e essa informação pode ser encontrada no manual do equipamento. Geralmente as impressoras a Laser suportam maior número de folhas, pois foram feitas justamente para imprimir grandes quantidades. Já as impressoras caseiras, possuem uma bandeja pequena que suportam normalmente de 100 a 150 folhas. Nestes casos é mais viável colocar na bandeja somente o número de folhas que correspondam ao arquivo que será impresso para evitar o problema. Outra coisa a se fazer é folhear rapidamente o sulfite (como um baralho) para que se desprendam. As vezes, mesmo em pouca quantidade pode acontecer o travamento por causa da prensagem das folhas na produção ou porque as folhas estão coladas por causa da umidade, então é bom mantê-las em local quente para se soltarem.

As vezes o problema não é com a  folha e sim o tracionamento de papel. Pode estar fora do lugar ou quebrado. Isso faz com que ele puxe a folha de maneira errada/torta, causando o travamento. Para isso a assistência técnica é o recomendado.

 O que fazer se acontecer?

I. Desligue a impressora para evitar possíveis faíscas/curto-circuito mesmo se estiver fazendo barulho e a impressora/computador acusar o erro.

II. Abra as comportas que levam até o papel.

III. Retire cuidadosamente o papel e eventuais pedaços do interior da impressora. Puxe a(s) folha(s) delicadamente para não quebrar as peças nem rasgar o papel fazendo com que pedaços dele fiquem presos na impressora, dificultando ainda mais a retirada, assim você evita danificar a parte mecânica da impressora.

IV. Feche todas as portas, alimente a impressora com papel e ligue a máquina. O processo de impressão deverá recomeçar de onde foi interrompido. Se isso não ocorrer, use o software da impressora para cancelar a impressão e inicie novamente usando a seleção para não precisar imprimir as folhas que já foram impressas.

Se nem assim o problema for resolvido, procure a assistência técnica e não desmonte a impressora se estiver na garantia.

Até breve! ;)

 
Posts relacionados
Pilhas recarregáveis, uma nova alternativa para seu dia a dia
Como cancelar impressão e documentos na fila de impressão
elitebook 1030
Lançamento HP – Notebook EliteBook 1030

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website