Dicas Sublimação

Transfer e Sublimação: Você sabe a diferença?

A técnica para realizar o processo de personalização pode variar, as mais usadas atualmente são transfer e sublimação. Mas qual a diferença entre essas duas técnicas?

Os produtos personalizados estão em alta. Seja para presentear alguém especial, usar como convite ou lembrancinha de uma festa e até mesmo personalizar um ambiente, as pessoas cada vez mais procuram produtos personalizados.

E, para te ajudar, a Valejet preparou este artigo para você saber a diferença entre Transfer e Sublimação!

Transfer

transfer e sublimação
O transfer é uma técnica utilizada para personalização de produtos e objetos. O método consiste em transferir a imagem do papel para o produto, criando assim algo personalizado.

Indicado para materiais rígidos, o transfer mantém a imagem na superfície do produto. Para utilizar a técnica é necessário alguns materiais específicos, tais como toner, papel transfer, uma impressora a laser e uma prensa transfer.

Os produtos que podem receber o processo de personalização pelo transfer são inúmeros, mas os mais utilizados são canecas, camisetas e copos acrílicos.

Confira nossa categoria de Papel Transfer!

Sublimação

A sublimação é um método utilizado para personalizar produtos. Na sublimação, a tinta passa pelo processo de sublimação, ou seja, ela sai de seu estado gasoso e vai diretamente para o estado líquido. Dessa forma, com a sublimação, a arte entra pelos poros do papel.

transfer e sublimação 1

Para utilizar o processo de sublimação na personalização de produtos é necessário possuir uma prensa, tinta sublimática, papel sublimático e impressora jato de tinta.

Diversos materiais podem receber essa técnica, no entanto eles precisam ser preparados antes do processo. Para a sublimação é importante que o produto receba uma cama de resina feita a base de poliéster, o que irá permitir que o processo seja concluído. Caso o objeto a ser personalizado seja feito a base de poliéster não é necessário o tratamento com a resina.

Confira nossa categoria de Sublimação com descontos exclusivos!

Diferença do transfer e sublimação

Com ambos os processos apresentados, podemos perceber que os dois tem o mesmo propósito: confeccionar produtos personalizados. No entanto, os métodos utilizados são diferentes, bem como os materiais necessários em cada processo e os produtos que podem ser utilizados. Veja a seguir algumas diferenças existentes entre as técnicas:

Impressora

A impressora é um dos principais recursos para o processo de personalização. É através dela que transformaremos a imagem digital em imagem no produto. No entanto é necessário possuir a impressora correta.

Para trabalhar com transfer, a impressora ideal é a laser. Através do processo utilizado pelas impressoras a laser, a tinta passa para o papel garantindo a qualidade e acabamento ideal.

Já quando a opção é a sublimação, a impressora deve ser jato de tinta. A tecnologia utilizada conta para o processo ocorrer de forma correta, e com a tinta sublimática é essencial uma impressora de qualidade, afinal a tinta utilizada está no seu estado gasoso, e não no estado líquido como comumente encontramos no mercado.                                            

transfer e sublimação tintas

Tinta

Outro item fundamental no processo de personalização de produtos é a tinta a ser escolhida. Ela determinará a qualidade da impressão e seu acabamento. Por esse motivo é extremamente importante escolher a tinta adequada e de melhor qualidade para o seu trabalho.

Ao optar trabalhar com transfer a tinta utilizada é a pigmentada. Dessa forma a tinta não é especial para o trabalho, sendo possível escolher uma dentre diversas opções existentes no mercado.

Quando escolhemos trabalhar com sublimação a tinta deve ser específica. O processo sublimático requer que se utilize a tinta sublimática, uma tinta no estado gasoso e é própria para o processo de sublimação. Fique atento ao trabalhar com a tinta sublimática, ela não pode ser utilizada em papéis comuns ou colocadas em impressoras que não sejam aptas para ela.

Papel

Outro item imprescindível para trabalhar com a personalização de produtos através do transfer ou sublimação é o papel. Juntamente com a tinta, é ele que determinará a qualidade da imagem a ser utilizada no processo.

O papel utilizado ao trabalhar com o transfer é o papel transfer. Algo meio óbvio, mas que vale ter atenção para não se enganar e perder a qualidade no processo.

Da mesma forma, o papel sublimático é a escolha ao trabalhar com a sublimação. A combinação do papel e da tinta correta é o que resultará em uma imagem de qualidade, criando assim um produto incrível.

Produto

O item principal da personalização de produtos é o próprio produto. Seja ele caneca, camisetas, acessórios de escritórios, copos ou qualquer outro objeto.sublimacao-o-que-e-foto-produto

Ao optar por trabalhar com transfer, a escolha do produto é fácil. Você só precisará escolher o objeto que deseja personalizar e realizar o processo de forma correta.

Caso a opção seja a sublimação, é importante que, antes de transferir a imagem do papel para o objeto, ele receba uma camada de resina a base de poliéster. Após esse processo o objeto poderá receber a personalização. Para aqueles objetos que sejam de poliéster ou o tenha em sua composição, não é necessário receber a resina. Esse fato se aplica para todos os produtos, inclusive os tecidos.

Agora que você conhece as principais diferenças entre o transfersublimação, pode escolher aquele que mais lhe agrada e começar a personalização de seus produtos.

Nós da Valejet temos as melhores opções em produtos para você de Transfer e Sublimação. Deixando seu trabalho incrível!

 
Posts relacionados
Métodos de limpeza das peças dos cartuchos Laser
Dicas de como descontaminar seu cartucho de tinta
Manual Recarga dos Cartuchos de Tinta Canon 40 Black e 41 Color

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website