Dicas Sublimação

Transfer e Sublimação: Você sabe a diferença?

A técnica para realizar o processo de personalização pode variar, as mais usadas atualmente são transfer e sublimação. Mas qual a diferença entre essas duas técnicas?

Os produtos personalizados estão em alta. Seja para presentear alguém especial, usar como convite ou lembrancinha de uma festa e até mesmo personalizar um ambiente, as pessoas cada vez mais procuram produtos personalizados.

E, para te ajudar, a Valejet preparou este artigo para você saber a diferença entre Transfer e Sublimação!

Transfer

transfer e sublimação
O transfer é uma técnica utilizada para personalização de produtos e objetos. O método consiste em transferir a imagem do papel para o produto, criando assim algo personalizado.

Indicado para materiais rígidos, o transfer mantém a imagem na superfície do produto. Para utilizar a técnica é necessário alguns materiais específicos, tais como toner, papel transfer, uma impressora a laser e uma prensa transfer.

Os produtos que podem receber o processo de personalização pelo transfer são inúmeros, mas os mais utilizados são canecas, camisetas e copos acrílicos.

Confira nossa categoria de Papel Transfer!

Sublimação

A sublimação é um método utilizado para personalizar produtos. Na sublimação, a tinta passa pelo processo de sublimação, ou seja, ela sai de seu estado gasoso e vai diretamente para o estado líquido. Dessa forma, com a sublimação, a arte entra pelos poros do papel.

transfer e sublimação 1

Para utilizar o processo de sublimação na personalização de produtos é necessário possuir uma prensa, tinta sublimática, papel sublimático e impressora jato de tinta.

Diversos materiais podem receber essa técnica, no entanto eles precisam ser preparados antes do processo. Para a sublimação é importante que o produto receba uma cama de resina feita a base de poliéster, o que irá permitir que o processo seja concluído. Caso o objeto a ser personalizado seja feito a base de poliéster não é necessário o tratamento com a resina.

Confira nossa categoria de Sublimação com descontos exclusivos!

Diferença do transfer e sublimação

Com ambos os processos apresentados, podemos perceber que os dois tem o mesmo propósito: confeccionar produtos personalizados. No entanto, os métodos utilizados são diferentes, bem como os materiais necessários em cada processo e os produtos que podem ser utilizados. Veja a seguir algumas diferenças existentes entre as técnicas:

Impressora

A impressora é um dos principais recursos para o processo de personalização. É através dela que transformaremos a imagem digital em imagem no produto. No entanto é necessário possuir a impressora correta.

Para trabalhar com transfer, a impressora ideal é a laser. Através do processo utilizado pelas impressoras a laser, a tinta passa para o papel garantindo a qualidade e acabamento ideal.

Já quando a opção é a sublimação, a impressora deve ser jato de tinta. A tecnologia utilizada conta para o processo ocorrer de forma correta, e com a tinta sublimática é essencial uma impressora de qualidade, afinal a tinta utilizada está no seu estado gasoso, e não no estado líquido como comumente encontramos no mercado.                                            

transfer e sublimação tintas

Tinta

Outro item fundamental no processo de personalização de produtos é a tinta a ser escolhida. Ela determinará a qualidade da impressão e seu acabamento. Por esse motivo é extremamente importante escolher a tinta adequada e de melhor qualidade para o seu trabalho.

Ao optar trabalhar com transfer a tinta utilizada é a pigmentada. Dessa forma a tinta não é especial para o trabalho, sendo possível escolher uma dentre diversas opções existentes no mercado.

Quando escolhemos trabalhar com sublimação a tinta deve ser específica. O processo sublimático requer que se utilize a tinta sublimática, uma tinta no estado gasoso e é própria para o processo de sublimação. Fique atento ao trabalhar com a tinta sublimática, ela não pode ser utilizada em papéis comuns ou colocadas em impressoras que não sejam aptas para ela.

Papel

Outro item imprescindível para trabalhar com a personalização de produtos através do transfer ou sublimação é o papel. Juntamente com a tinta, é ele que determinará a qualidade da imagem a ser utilizada no processo.

O papel utilizado ao trabalhar com o transfer é o papel transfer. Algo meio óbvio, mas que vale ter atenção para não se enganar e perder a qualidade no processo.

Da mesma forma, o papel sublimático é a escolha ao trabalhar com a sublimação. A combinação do papel e da tinta correta é o que resultará em uma imagem de qualidade, criando assim um produto incrível.

Produto

O item principal da personalização de produtos é o próprio produto. Seja ele caneca, camisetas, acessórios de escritórios, copos ou qualquer outro objeto.sublimacao-o-que-e-foto-produto

Ao optar por trabalhar com transfer, a escolha do produto é fácil. Você só precisará escolher o objeto que deseja personalizar e realizar o processo de forma correta.

Caso a opção seja a sublimação, é importante que, antes de transferir a imagem do papel para o objeto, ele receba uma camada de resina a base de poliéster. Após esse processo o objeto poderá receber a personalização. Para aqueles objetos que sejam de poliéster ou o tenha em sua composição, não é necessário receber a resina. Esse fato se aplica para todos os produtos, inclusive os tecidos.

Agora que você conhece as principais diferenças entre o transfersublimação, pode escolher aquele que mais lhe agrada e começar a personalização de seus produtos.

Nós da Valejet temos as melhores opções em produtos para você de Transfer e Sublimação. Deixando seu trabalho incrível!

 
Posts relacionados
papel para sublimação
O que é Sublimação em tecido?
MEI – Abrindo sua primeira empresa de reciclagem de cartuchos
Impressora não reconhece cartucho? Saiba como resolver o problema!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website