É muito comum o cliente/consumidor reclamar que efetuou recarga e na hora da impressão deu tudo errado. Saiu borrado, manchou a folha toda, muitas falhas, vazamentos e etc.
Isto nem sempre é culpa do fornecedor de insumos. Se você comprou tinta ou toner para realizar a recarga dos teus cartuchos em casa, seja pra uso próprio ou para vender, é preciso ter em mente que a limpeza do cartucho e seus componentes é fundamental para que as impressões saiam limpas e livres de falhas.
Como dissemos neste post aqui, existe diferença entre Recarga e Remanufatura, onde a Recarga é somente um dos processos de Remanufatura, uma vez que a Remanufatura consiste em um processo de testes, limpeza, recarga e mais testes dos cartuchos.
Se acabar a tinta do seu cartucho e você apenas recarregar, existem grandes chances das impressões não ficarem boas. Os cilindros certamente estão sujos, muitas peças perderam lubrificação, alguns componentes podem estar danificados e você pode ter recarregado o cartucho com tinta ou toner com marca diferente da que foi usada recentemente. Embora tudo seja tinta/pó, cada um possui suas propriedades porque cada fabricante tem sua fórmula.
Por isso a limpeza tanto do cartucho quanto da impressora é fundamental, a fim de manter tudo funcionando em ordem. Nem sempre recarregar é suficiente. É preciso remanufaturar.
Além disso, esse processo prolonga a vida do cartucho. Como diz o ditado “Lavou ta novo” ou “Quem cuida bem, sempre tem”.