Depois de falar sobre a impressora matricial, vamos falar sobre a fita e o seu rendimento.
As impressoras matriciais utilizam fitas (cintas) cheias de tinta para fazer a impressão. Apesar de não ter qualidade suficiente para imprimir materiais gráficos ou ainda imprimir em cores, este tipo de impressora é extremamente robusta e rápida para documentos comuns de escritório e é a única que permite imprimir em múltiplas vias usando papel carbono ou papel auto-copiativo.
O rendimento de uma fita para impressoras matriciais de mesa fica em torno de 7 milhões de caracteres (o rendimento real pode ser encontrado nas lojas virtuais que vendem esse produto, ou nos sites dos fabricantes das fitas). Isso corresponde a 2.135 páginas tamanho A4 completamente preenchidas com texto (cerca de 3.278 caracteres). Documentos comuns de escritório como notas fiscais, recibos e declarações utilizam muito menos caracteres, e por isso o rendimento em páginas será bem maior.
Se você procura uma impressora extremamente robusta, de pouquíssima manutenção, com custo por página incrivelmente baixo (as fitas mais baratas custam em torno de R$ 5,00, o que daria algo em torno de R$ 0,01 ou menos a cada 5 páginas) e não necessita de impressões de alta qualidade, as impressoras matriciais são uma excelente escolha.
Até logo!