Especial Impressão Principal Produtos

Impressora Jato de Tinta – Um clique e tudo acontece

Da criação da Impressora Jato de Tinta até os seus mecanismos de funcionamento muita coisa aconteceu. Continue lendo o artigo para entender melhor.

No início da década de 1990 uma equipe da Epson até então líder de vendas no segmento com a impressora matricial, desenvolveu uma tecnologia que permitia reproduzir o conteúdo digital com muito mais precisão e qualidade, chegando até 720 x 720 dpis – altíssima resolução para a época. Era o nascimento da Impressora Jato de Tinta.

Atualmente muita coisa mudou, a impressora jato de tinta se modernizou para atender a demanda do mercado. Com uma tecnologia que em poucos comandos cria o material que você programou para ser executado faz desse modelo de impressora a mais comum entre os usuários. Abaixo você lerá um pequeno esquema técnico onde poderá entender como funciona a Impressora Jato de Tinta – Apenas um clique e tudo acontece.

Clique no botão imprimir, e prepare-se para a sequência de eventos que ocorrerá na sua Impressora Jato de Tinta

impressora jato de tinta

  • O aplicativo que você estiver usando envia os dados a serem impressos para o driver da impressora. Esse driver traduz os dados para um formato que a impressora possa entender e verifica se a impressora está online e disponível para imprimir.
  • A impressora recebe os dados do computador. Ela guarda uma certa quantidade de dados em um buffer. O buffer pode alcançar de 512 KB a 16 MB de memória RAM dependendo do modelo. Se a impressora está ociosa por um tempo, ela normalmente passará por um pequeno ciclo de limpeza para garantir que a cabeça de impressão esteja limpa.
  • Quando este ciclo finalizar, a impressora estará pronta para começar imprimir. Assim, um pequeno mecanismo de ativação na bandeja/alimentador é abaixado quando há papel na bandeja ou no alimentador. Se a alavanca não é abaixada, a impressora acende a luz de “sem papel” e envia um alerta para o computador. Com isso, uma vez que o papel entra na impressora e é posicionado no início da página, o motor de passo da cabeça de impressão usa o cinto para mover o conjunto de cabeça de impressão atravessando a página.
  • Este processo continua até que a página esteja impressa. O tempo que leva para uma página ser impressa varia muito de impressora para impressora. Assim que a impressão está completa, a cabeça de impressão é estacionada. O motor de passo do alimentador de papel gira os roletes para terminarem de empurrar a página impressa para a bandeja de saída. A maioria das impressoras utiliza tinta que seca rapidamente, para que dessa forma você possa pegar a folha sem borrá-la.
  • Outro fator importante da impressora jato de tinta é o seu scanner que oferece ao usuário outra opção: ter a sua própria fotocopiadora. Usando as funções de ambos, a multifuncional, tem um botão especifico para esta função. Basta colocar o documento que se deseja copiar e apertar a tecla, que em segundos uma folha com o seu conteúdo surge do outro lado.

Por fim…

Escolher uma impressora jato de tinta para realizar tarefas diárias seja a impressão de fotos ou documentos não é um trabalho impossível, mas, atentar-se aos suprimentos que ela utiliza fará toda a diferença.

 

Fonte: Como tudo funciona

 
Posts relacionados
Impressora não puxa papel? Solução Passo a Passo
Como descartar cartuchos e toners
Usar RGB ou CMYK na Sublimação? Como saber o correto?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website