Dicas Epson HP Impressão Informática Sublimação

Impressora HP pode ser usada para Sublimação?

Ao começar a trabalhar com sublimação muitas dúvidas podem surgir de imediato, desde os materiais a serem utilizados até a forma de realizar o processo como um todo. Uma questão pertinente nesse meio, e que pode ser uma das suas grandes dúvidas: é possível usar impressora HP para sublimação?
A resposta, direta e clara, para essa questão é: Não! A impressora HP não pode ser usada para sublimação. Mas não se assuste, vamos explicar o porquê da impressora HP não poder ser utilizada para esse tipo de trabalho e dar dicas de outras impressoras no mercado que podem substituí-la.

E, para te ajudar, a Valejet preparou este artigo com todas as dicas sobre quais impressoras usar para fazer sublimação!   

Impressora HP e sublimação

IMPRESSORA-HPEm primeiro lugar, é importante ressaltar que a tecnologia utilizada pelas impressoras da marca HP para a impressão, é a responsável direta por sua não utilização em trabalhos com sublimação. O grande motivo é que as impressoras HP possuem a cabeça de impressão térmica, ou seja, é uma impressora térmica.

Mas o que isso quer dizer? Bom, de forma geral, a impressora de cabeça térmica trabalha com o calor, ou seja, ela gera uma corrente elétrica que se transforma em fonte de calor, e que por sua vez é a responsável por transferir a tinta do ribbon para a superfície de impressão.

Por esse motivo, se inserirmos a tinta sublimática na impressora HP o calor gerado vai resultar na reação da tinta ao calor, do mesmo modo que acontece na prensa, porém dentro da cabeça de impressão. Esse processo resulta em diversos problemas de impressão, e um deles é a impossibilidade de imprimir na superfície o que você deseja.

Qual impressora pode ser utilizada para sublimação?

De forma geral, impressoras que não possuem a cabeça de impressão térmica podem ser utilizadas para a sublimação, uma vez que o processo de impressão não resulta em problemas que impedem a mesma de ocorrer. Dessa forma, escolher a impressora para trabalhar com sublimação se torna muito mais fácil se você souber quais são impressoras térmicas e quais não são.

Impressoras para trabalhar com sublimação

TINTA SUBLIMATICAExistem no mercado algumas marcas de impressoras caseiras que podem ser utilizadas para trabalhar com sublimação, uma delas é a Epson.  Trabalhar com sublimação utilizando a impressora Epson é possível por ela utilizar equipamentos e tecnologia de impressão que podem ser adaptados para a tinta sublimática, não utilizando assim a cabeça de impressão térmica.

Confira nossa categoria de Tintas Sublimáticas, com descontos exclusivos!

Impressoras como a Epson L395, Epson L380 e Epson L120 são indicadas para quem queira trabalhar com sublimação e queira adquirir uma impressora caseira. Uma vez que eles possuem tanque de tinta original e pela sua impressão. De forma geral, a Epson não precisa de ajustes e adaptações para ser utilizada para sublimação, um ponto a favor da marca.

Assim como as impressoras Epson, podemos utilizar também impressoras das marcas Canon e Brother para sublimação, uma vez que a tecnologia utilizada por ela é a elétrica, e não por aquecimento. No entanto, as duas marcas não são tão populares no mercado ainda, sendo mais comum utilizar a impressora Epson.

Vale ressaltar que algumas das marcas disponíveis e que podem ser adaptadas para trabalhar com sublimação requerem alguns ajustes, tal como o tanque de tinta com a adaptação Bulk Ink, o sistema continuo de tinta, com reservatórios maiores do que os comuns e com praticidade para abastecer as tintas, a capacidade dos reservatórios pode chegar a 100 ml cada cor.

As impressoras e a sublimação

papel sublimaticoAlém das adaptações e ajustes é importante também escolher uma impressora com boa qualidade de impressão, além do material específico para o trabalho, como a tinta e o papel sublimático, além do perfil de cores.

 
Posts relacionados
Filtro de Barro Brasileiro Melhor do Mundo: Saúde e Eficiência Comprovada!
Não está saindo tinta do seu cartucho? Use Snap Fill
5 navegadores android mais seguros

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website