Dicas Especial Principal Produtos

Dicas para Escolher o Papel Fotográfico

como escolher o papel footgráfico

O uso das redes sociais está cada vez mais em alta o que torna o fato de imprimir fotos não tão mais comum. Porém para muitas pessoas a emoção de ter no papel as imagens que só eram vistas na tela é muito melhor. Se você já tem o hábito de imprimir as fotos já deve estar ciente de como escolher o melhor papel fotográfico, mas se está pensando agora em começar a imprimi-las daremos algumas dicas para que você possa escolher o papel de forma correta. Confira!

Como Escolher o Papel Fotográfico

Na hora de imprimir suas fotos surgem inúmeras dúvidas em meio a tantas informações e a tantos papeis. São gramaturas, tamanho da imagem, acabamento e preços diferentes. Lógico que o tipo de papel influência na qualidade da impressão. Vejamos a seguir as principais diferenças e saiba identificar os principais fatores que determinam a escolha da melhor opção de papel.

Gramatura

A gramatura da folha determina a resistência do papel, ou seja, a densidade da folha ou o quanto ela pesa. Quanto maior a gramatura, maior sua qualidade, pois a nitidez e o brilho da imagem aumentam, uma vez que há mais fibras de papel por cm². Gramaturas maiores são indicadas para impressões profissionais ou imagens mais elaboradas. Para fotos como as de laboratório você deve escolher papel de gramatura entre 150g e 180g, não esquecendo de ver no manual do seu equipamento qual é a indicação do fabricante para a gramatura máxima.

Você pode gostar também: Como Identificar a Gramatura do Papel

Tamanho da imagem

Um dos fatores que determinam a qualidade da imagem é o tamanho original do arquivo. Muitas vezes fotos tiradas com celular não aceitam uma ampliação muito grande, para o tamanho padrão, 10cm x 15cm, o ideal é que a foto tenha, no mínimo, três megapixels, assim ao ver a foto pronta ela não será uma decepção.

como escolher o papel fotográfico

Acabamentos

Para cada papel há uma nomenclatura própria, normalmente é algo como: glossy, semi-glossy, fosco e assim por diante, essas especificações diferenciam, basicamente, os acabamentos mais comuns: Brilho, Fosco e Acetinado.

O papel brilho (glossy) é um dos mais indicados para fotografias com cores vivas, estes, destacam os detalhes da foto. A desvantagem do papel brilhoso são as marcas que ficam quando as fotos são muito tocadas, as impressões digitais são facilmente percebidas, por isso, se as fotos forem ser colocadas em álbuns com folhas plásticas, não será um problema, para evitar que as fotos colem no plástico, ou no vidro dos porta-retratos, a opção fica com o semi-brilho.

O papel acetinado, ou semi-brilho, tem um acabamento com brilho difuso, como vidro jateado, sendo ideal para porta-retratos, pois sua micro textura evita que o papel cole no vidro, é o fosco de fotografia, ainda nessa categoria existem os papéis lustrosos e acetinados, para projetos especiais.

O papel fosco sofre menos com as marcas de dedos, por exemplo, já que o mesmo possui mais porosidade. Fotolivros feitos para grandes eventos, álbuns mais modernos de casamento, são impressos nesse tipo de papel, uma vez que a foto é a página do livro e está será muito manuseada. O papel fosco também é ideal para fotos em preto e branco, valorizando a pigmentação da imagem com essas cores. Por isso, se as fotos forem muito manuseadas, prefira o acabamento fosco, caso contrário aproveite o brilho para realçar as cores.

Clique no link e confira a categoria especial de papéis fotográficos da Valejet.com!

Preço

Nesse caso, faça um cálculo simples do pacote de folhas pelo valor unitário de cada uma, sabendo a quantidade de imagens que quer imprimir, decidirá se compra um pacote com mais folhas, ou menos, normalmente os pacotes maiores possuem valor menor por folha, por isso faça uma média e escolha aquele que for melhor para o momento.

Acerte na Compra

A escolha do papel depende do resultado que você espera obter da imagem. Tanto as impressoras jato de tinta quanto as laser fazem impressão de fotos, e a quantidade de tinta não vai depender do papel. Para melhor performance e qualidade da impressão a impressora deve estar ajustada no modo “papel fotográfico” e “tinta em alta qualidade”, assim o resultado será o melhor possível.

 
Posts relacionados
A Importância de Carimbos em uma Empresa
impressora epson l6161
Impressora Epson L6161 Multifuncional: Lançamento 2018
Como instalar uma impressora HP Wireless?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website