Marcas Matérias Tecnologia

HP: Conheça a História, Origem e Como Surgiu a Hewlett-Packard

Quando você utiliza sua Impressora HP, nem imagina o quanto existe de história por trás desse logotipo tão famoso no mundo todo, não é? A HP, ou Hewlett Packard é uma empresa com 78 anos de idade, ou seja, começou bem antes que qualquer computador estivesse sobre sua mesa, abrindo as portas de informações do mundo todo.
A história da Hewlett-Packard começou em 1934, nos Estados Unidos, quando dois jovens engenheiros eletrônicos, Bill Hewlett e Dave Packard, ainda estudantes da tradicional Universidade de Stanford, se tornaram amigos num acampamento no Estado do Colorado.
A amizade foi se tornando frutífera ao longo do tempo e, em 1938, ambos investiram 538 dólares para montar o primeiro produto da longa história da marca HP, um oscilador de áudio de baixa frequência, que foi batizado como HP 200A. O produto foi fabricado numa acanhada garagem localizada no tranquilo bairro residencial da cidade de Palo Alto, na Califórnia.
O oscilador de áudio, instrumento auditivo muito usado por engenheiros de som para testar seus equipamentos, representou uma ruptura tecnológica em virtude de seu tamanho, preço e desempenho.
Um dos primeiros clientes da marca HP foi nada mais nada menos do que Walt Disney que, na época, adquiriu nove aparelhos para desenvolver e testar o som do novo filme de animação do Walt Disney Studios, “Fantasia”, um dos clássicos animados da história do cinema.
Em consequência do primeiro pedido e do sucesso conseguido, os amigos resolveram, em 1° de janeiro de 1939, fundar a Hewlett-Packard Company, um nome que foi decidido através de uma moeda para saber qual ficaria na frente.

hp-historia-origem-e-como-surgiu-a-hewlett-packard-logotipo-hp

Logotipo da marca Hewlett-Packard.

O primeiro produto da marca HP, o oscilador de modelo 200 A, foi seguido por um analisador harmônico de onda e, em seguida, por um gerador de onda quadrada.
O interessante é que, no rastro da história da HP, toda a região se transformou criando uma identidade própria em torno da alta tecnologia que pulsava nos arredores de Stanford: a região se transformou o famoso Vale do Silício.
Tendo iniciado a história da Hewlett-Packard como empresa especializada em instrumentos de medida eletrônica, passando depois para calculadoras, a marca HP entrou no ramo da informática na década de 1960.
O primeiro computador foi criado para atender as necessidades internas e, em 1972, a marca Hewlett-Packard lançou um microcomputador com funcionamento mais abrangente, atendendo necessidades empresariais.
Em 1974, um jovem engenheiro da empresa, Stephen Wozniak, idealizou um protótipo de computador pessoal, que não teve a atenção da empresa HP. A Hewlett-Packard perdeu uma grande oportunidade: Wozniak resolveu se unir a Steve Jobs e acabam criando a Apple.
Como consequência, a HP precisou esperar até o final da década de 1990 para definir o seu lugar no mercado dos computadores pessoais, onde hoje detém 7%, ocupando o 3° lugar no ranking de vendas. A marca HP começou a fazer sucesso no setor de impressoras HP na década de 1990 e, dez anos mais tarde, começou a se impor no ramo de servidores.
A administração da empresa permaneceu na mão de seus criadores durante toda a vida. Packard faleceu em 1996 e Hewlett em janeiro de 2001. O primeiro era responsável pela administração e o segundo pelas pesquisas.

Leia também: HP Compra Área de Impressoras da Samsung – Uma compra bilionária de US$ 1,05 bilhão (R$ 3,43 bilhões) rendeu a HP a aquisição de impressoras da Samsung.

Hewlett-Packard: Uma Política de Portas Abertas na História da Empresa

A HP estabeleceu uma política de portas abertas para todos os funcionários, dando a cada um a oportunidade de se colocar perante os chefes, gerando confiança e compreensão mútua, uma característica ainda presente na história da Hewlett-Packard até os dias atuais. Ambientes abertos e escritórios sem porta constituem ainda a política integral para o ambiente de trabalho da empresa.
A Hewlett-Packard começou sua expansão internacional ainda na década de 1960, estabelecendo na Europa um departamento de vendas, em Genebra, na Suíça, e uma fábrica em Boeblingen, na Alemanha.
Sua entrada no mercado asiático começou em 1963, estabelecendo uma joint-venture com uma empresa japonesa. O laboratório HP foi estabelecido em 1996 como recurso central de pesquisa da empresa, tornando-se um dos principais centros de pesquisa comercial no mundo todo. Depois disso, a Hewlett-Packard fez inúmeros lançamentos de produtos inovadores, como calculadoras de mesa e de mão, computadores, impressoras HP e outros produtos.

hp-historia-origem-e-como-surgiu-a-hewlett-packard-impressora-hp-p1102

Impressora HP P1102 LaserJet.

hp-historia-origem-e-como-surgiu-a-hewlett-packard-toner-hp-ce285a-p1102

Toner HP CE285A (compatível).

Em 2000 a Hewlett-Packard comprou a gigante Compaq pela impressionante quantia de 19 bilhões de dólares, tornando-se uma das maiores empresas de PC do planeta, ao lado da Dell e da IBM.
Com a aquisição, a marca HP também se tornou proprietária da linha de computadores Compaq Presario, lançada em 1993, tornando-se uma das líderes do mercado em sua categoria.
A partir de então, foram lançados novos produtos, como a multifuncional HP, Impressora Laser, Impressora Jato de Tinta, Cartuchos, dentre eles o modelo HP 662 e 662XL, Toner HP, tendo como destaque o Cartucho de Toner CE285A, priorizando sempre funcionalidades inovadoras. Até hoje, as duas famílias continuam acionistas da empresa.
Os produtos com a qualidade da HP você vai encontrar na Valejet. São produtos com a tecnologia da marca e as funcionalidades necessárias para trabalhos de informática e alta performance nas impressões com resultados de primeira linha visíveis nos papéis. Venha conhecer o que resultou da história HP em produtos que facilitam a sua vida no site da Valejet.com!

 
Posts relacionados
Roland RF-640 - Impressora Plotter
Impressora Plotter: qual escolher?
Por que não posso colocar outro cartucho em minha impressora?
Vídeo aula: Como desentupir seu Cartucho HP
2 Comentários
  • jaques gomds da silva
    02/04/2017 at 15:21
    Repetir

    tenho uma hp 3635, os cartuchos é o 664, quando vc enche os cartuchos, ele continua entopido, que de faser para desintupir

     
    • Redação Blog Valejet
      07/04/2017 at 14:51
      Repetir

      Bom dia Jaques,
      pode tentar utilizar o Snap Fill no momento da recarga, ele irá te ajudar a fazer a recarga do cartucho sem entupimentos.

      Abraços!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website