Dicas Especial Matérias Principal

A Importância do Código de Defesa do Consumidor

código de defesa do consumidor

Muitas vezes o consumidor é vítima de abusos por parte do fornecedor de produtos ou serviços e deixa de defender seus direitos por desconhecer o Código de Defesa do Consumidor. Para te ajudar a não passar por apuros, abaixo destacaremos a importância de conhecer o CDC e seus principais direitos como consumidor.

A Importância do Código de Defesa do Consumidor

O CDC desempenha um papel muito importante quando a questão é assegurar o consumidor dos seus direitos. Visto que o consumidor brasileiro está a cada dia mais exigente com empresas que frustam suas expectativas, além disso é percebido como a busca por meios que garantam seus direitos é alta. É importante que as empresas mantenham uma relação de respeito com seu consumidor e deixem claro quais são os seus direitos e deveres.

Principais Direitos do Consumidor

direitos do consumidor

Informação – Para tomar a decisão de compra o consumidor precisa ter informações claras e objetivas daquilo que está adquirindo. Por isso o fornecedor deve prestar informações precisas não dando margem para dúvidas.

Liberdade de Escolha – Como consumidor, você tem todo o direito de escolher o produto ou serviço que achar melhor, sem nenhuma interferência do fornecedor. No momento da compra, reflita, analise e não se deixe influenciar pelo discurso do vendedor pois só você sabe o que realmente é importante e está adequado as suas necessidades.

Venda Casada – O consumidor não pode ser obrigado a comprar um produto para obter outro. Isso se chama venda casada e é proibido perante a lei: nº 8.137/90, art. 5º, II.

Educação para o Consumo – O consumidor tem o direito de ser orientado quanto o uso adequado dos produtos e dos serviços. Havendo dúvidas que não foram sanadas na hora da compra ou em manuais de instrução, entre em contato com o fornecedor e peça as orientações necessárias.

Omitir Informações – O fornecedor é obrigado por lei a agir de boa-fé. Ou seja, não é permitido omitir informações importantes para uma melhor escolha de um produto, nem mentir dizendo que um produto está em falta.

Prazo de Entrega – O vendedor é obrigado a estipular um prazo de entrega do produto ou estipular um prazo para finalização do serviço, esteja atento a eles.

É por isso que a Valejet.com sempre busca ser honesta com o seu cliente para que o mesmo tenha certeza de que os seus direitos serão assegurados. É uma via de mão dupla: respeitar os direitos dos clientes gerará mais credibilidade e, consequentemente, mais vendas. Conheça nossa politica de direitos e deveres do consumidor. E para conhecer mais dos seus direitos acesse o CDC.

 
Posts relacionados
como resolver problemas com impressões com cores erradas
Como Resolver Problemas com Impressões com Cores Erradas
impressora jato de tinta
Dica para Desentupir Impressora Jato de Tinta
Cutelaria e a Arte da Fabricação de Facas e Instrumentos de Cortes
8 Comentários
  • jose
    16/10/2019 at 17:02
    Repetir

    Por que apenas os diretos do consumidor são mencionados?

     
    • 25/10/2019 at 17:22
      Repetir

      Olá José.

      Agradecemos seu questionamento, tendo em vista que a matéria foi focada neste segmento.

      Aceitamos sugestões de pautas a serem tratadas.

      Atenciosamente | Equipe Valejet.com

       
  • Rodrigo Leal
    20/10/2018 at 18:21
    Repetir

    Prezados, boa noite. Me senti lesado numa clinica veterinária, que so informou os preços dos serviços após todos os procedimentos. Do começo ao fim, não fui informado de nenhum valor dos serviços que paguei. Gostaria de saber, se posso, qual o procedimento que devo adotar?

     
    • 06/02/2019 at 12:19
      Repetir

      Olá, Rodrigo.

      A empresa se negou a dizer os valores ou foi apenas um descuido seu em não perguntar os valores antes?

       
  • Ascenor Correa
    20/07/2018 at 20:08
    Repetir

    Um fornecedor me propôs um serviço por determinado preço e mais outros promocionais grátis até determinada data. Após esta data mesmo eu não usando os serviços promocionais, insistem em me cobrar pelos serviços, não usados. Questiono, isto é normal?
    agradeço tirar-me esta dúvida.

     
    • 06/02/2019 at 13:08
      Repetir

      Olá, boa tarde!

      Foi assinado algum contrato?
      Nos termos de uso explicava que seriam cobrados os serviços?

       
  • Direito do Consumidor
    06/02/2018 at 17:34
    Repetir

    Amei o texto!

     
    • Bianca Robert
      19/02/2018 at 18:18
      Repetir

      Obrigada Lucas, continue acompanhando nosso Blog.
      Abraços!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website