Usando tecnologia nacional, uma empresa do Sul do Brasil, criou uma impressora 3D capaz de reproduzir diversos tipos de produto. Mas, para garantir que a tecnologia realmente funcione, é necessário criar também insumos compatíveis com a novidade.
Por isso, a Cliever, se especializou também, nos acessórios que acompanham a impressora 3D, como o Filamento Plástico PLA. Trata-se de um plástico bastante comum na indústria, utilizado frequentemente na fabricação de produtos moldados para usos diversos.O PLA é formado por um poliéster termoplástico feito com ácido lático, um composto orgânico de função mista – ácido carboxílico e álcool) a partir de fontes renováveis como o milho, mandioca, beterraba. Por ser biodegradável, esse plástico é reciclável e não possui nenhum tipo de substância tóxica.
Esse material pode substituir o plástico normal em filmes para a produção de tubos, sacolas plásticas, embalagem para cosméticos, embalagens alimentícias, copos, bandejas, pratos, talheres, tampas, canetas e garrafas. Ou seja, muitos produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia.
Ser biodegradável é a principal vantagem do PLA. Pesquisas comprovam que esse material sofra degradação em até 180 dias, sem produzir resíduos tóxicos.
O custo de 1kg de filamento custa em média R$ 190 e tem a variação de 20 cores. Já a impressora 3D pode custar até R$ 5.399 e o software é cedido pela empresa. Além da criatividade, esses são os itens necessários para iniciar a impressão em 3D.
Fonte: Cliever