Especial Life Style Viagem

Como tirar passaporte em 6 dicas passo a passo

Quando uma pessoa pretende viajar para o exterior, a primeira providência é tirar o passaporte. O procedimento, embora simples, exige uma série de documentos e de etapas, tanto na internet quando pessoalmente na Polícia Federal.
O comparecimento na Polícia Federal, normalmente, é feito em duas vezes: na primeira para tirar as digitais e fazer a foto, e na segunda somente para a retirada do passaporte já feito.
Em nossa matéria, você vai acompanhar o passo a passo para tirar passaporte, esclarecendo todas as suas dúvidas. Acompanhe!

Confira o passo a passo para tirar passaporte:

1. Documentos para tirar passaporte exigidos pela Polícia Federal

Documento de Identidade

Como documento de identidade você pode levar o RG (Carteira de Identidade), carteira funcional reconhecida por legislação federal, CNH (Carteira Nacional da Habilitação) ou CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Se tiver um passaporte anterior, ele também é válido.
Se você tiver mudado de nome, deve também levar a Certidão de Casamento. Além disso, existem outras situações em que pode haver alteração do nome:
• Mudança de sexo;
• Reconhecimento de paternidade ou adoção.
Nesses casos, não é exigida certidão com averbação da alteração, uma vez que a averbação pode exigir autorização judicial, evitando-se, assim, constrangimentos desnecessários ao requerente.
Exige-se, no entanto, a comprovação do nome anterior, que pode ser feita com qualquer documento original que contenha o nome anterior, ou, em casos excepcionais, uma cópia autenticada da decisão que alterou o nome.
A certidão normal, fora dessas circunstâncias, deve ser apresentada no original, já que não são aceitas cópias, nem mesmo autenticadas.
Para pessoas maiores de idade, nascidas no exterior, deve ser apresentada uma cópia autenticada da sentença de opção de nacionalidade, ou a certidão original do registro de opção de nacionalidade no Registro Civil de Pessoas Naturais.
Nos casos abaixo, é preciso apresentar certidão de nascimento ou de traslado lavrada em território brasileiro:
• Pessoas nascidas de pai ou mãe brasileira que estavam a serviço fora do país;
• Pessoas registradas em repartição consular brasileira;
• Pessoas nascidas no estrangeiro entre 7 de junho de 1994 e 21 de setembro de 2007, registradas em repartição diplomática ou consular brasileira que venham a morar no Brasil.

Título de eleitor

O título de eleitor deve estar atualizado, juntamente com os comprovantes de voto na última eleição, nos dois turnos, se isso tiver ocorrido. Não tendo os comprovantes, você pode levar uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com suas obrigações eleitorais.

CPF

Se o número do CPF não constar na Cédula de Identidade, na CNH ou na Carteira de Trabalho, documentos que podem ser apresentados como comprovante de identidade, é preciso apresentar o original, que pode ser solicitado na Receita Federal (através do site).

Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório

Esse documento é exigido apenas para homens, podendo ser o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDA) ou comprovante de baixa do serviço militar.

Certificado de Naturalização

Quando a pessoa é naturalizada, é necessário apresentar esse certificado.

Passaporte anterior válido

Além dos documentos anteriores, se esse não for o seu primeiro passaporte, é preciso levar também o anterior. Não sendo apresentado, você terá de pagar a taxa cobrada em dobro, uma vez que o anterior já consta no sistema da Polícia Federal.
A solicitação do passaporte anterior válido é para que a Polícia Federal possa fazer o cancelamento do mesmo no sistema. Se o passaporte tiver sido roubado, é preciso apresentar um Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, especificando o tipo de crime. De outra forma, você terá que pagar a taxa em dobro por sua não apresentação.

como-tirar-passaporte-em-6-dicas-passo-a-passo-3
2. Preencha a solicitação para tirar passaporte no site da Polícia Federal

Com toda a documentação em mãos, você deve entrar no site da Polícia Federal para preencher a solicitação. O formulário de requisição é bem simples e rápido de ser preenchido, composto de quatro telas, onde você deve informar seus dados pessoais, seus documentos e os dados complementares, incluindo profissão, e-mail e endereço.
A última tela é onde você pode escolher a delegacia da Polícia Federal que pretende ser atendido.
Por fim, basta gerar o protocolo e imprimir o número para levar no dia da apresentação. Esse documento é impresso em PDF, portanto, você precisa ter algum programa capaz de ler este formato de arquivo (.pdf).

como-tirar-passaporte-em-6-dicas-passo-a-passo-4

3. Pagamento da taxa para tirar passaporte

Depois que você tiver preenchido o formulário de solicitação, é preciso gerar o boleto da GRU – Guia de Recolhimento da União. A taxa atualmente é de R$ 257,25 e o comprovante de pagamento deve ser apresentado quando você for levar a documentação.

4. Agendamento de atendimento para tirar passaporte

Algumas delegacias da Polícia Federal exigem o agendamento de atendimento. Tendo o protocolo da solicitação, procure saber se é preciso agendar ou não.

5. Primeira visita para tirar passaporte

Nessa primeira visita à Polícia federal para tirar passaporte, você deve levar toda a documentação original apresentada, além do comprovante de pagamento da taxa e do protocolo de solicitação.
Não é preciso levar a fotografia, que será tirada pela própria Polícia Federal no momento do atendimento.
Nessa visita, você também terá suas digitais tiradas, além da conferência da documentação. Depois disso, é só aguardar. O prazo, normalmente, é de seis dias úteis. Você vai receber um protocolo com a data provável de entrega, podendo consultar o andamento do pedido no site da Polícia Federal.

6. Vá buscar seu passaporte

Para pegar seu passaporte, basta levar um documento de identidade original e retirar. O passaporte tem validade de dez anos e, assim, se você já possui o seu, não deixe o prazo expirar.

como-tirar-passaporte-em-6-dicas-passo-a-passo-5

Prepare sua viagem na Valejet.com

Se você está pretendendo viajar para o exterior, não se esqueça de pesquisar por malas e bolsas na Valejet.com. Temos uma grande variedade de malas, mochilas e bolsas. Basta você escolher no melhor site de vendas online o seu modelo favorito, tamanho, cor e especificações. As Malas recomendadas para viagens internacionais são as que possuem cadeado TSA, pois permitem o monitoramento do conteúdo interno da mala sem a necessidade de quebrarem o cadeado pelas autoridades quando necessário.  Em menos tempo do que a retirada do seu passaporte, sua compra vai chegar no endereço indicado.
Boa viagem!

 
Posts relacionados
A Importância de Carimbos em uma Empresa
Sport Mp3 Multilaser à Prova D’Água
mitos sobre o toner compatível
Mitos Sobre o Toner Compatível
4 Comentários
  • Marli
    14/01/2019 at 17:33
    Repetir

    Criancas abaicho de tres anos de idade,precisam de passaporte para viajar?

     
    • 06/02/2019 at 07:44
      Repetir

      Bom dia, Marli!

      O passaporte é necessário para todas as idades.
      Mas recomendamos que pesquise sobre o local que irá visitar e suas legislações.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Att. Equipe Valejet

       
  • João Ude Pastorello
    22/11/2018 at 20:53
    Repetir

    Tenho 77 anos não preciso votar. Como posso fazer?

     
    • 06/02/2019 at 10:45
      Repetir

      Olá, bom dia!

      Neste caso basta explicar no local para tirar o passaporte.

      Att. Equipe Valejet

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website