Dicas Impressão Principal

Como saber se meu cartucho está queimado?

falhas na impressão

Se você recarregou o cartucho e sua impressora não está reconhecendo, pode ser que a tinta tenha vazado para os contatos elétricos do cartucho. A cabeça de impressão deve estar limpa e sem qualquer vazamento.

Caso isto ocorra, faça uma limpeza nos contatos do cartucho com um papel macio e se possível com álcool isopropílico. Se o problema persistir, talvez o cartucho esteja queimado e deverá ser substituído. Outro motivo pela falta de reconhecimento pode ser a impressora que talvez esteja com tintas nos contatos do carro onde ficam os cartuchos ou o bico entupido.

É necessário avaliar duas situações:

1. A impressora não reconhece o cartucho, mas imprime

2. A impressora não reconhece o cartucho e nem imprime

Se o seu caso for a primeira situação,  leia este post aqui, onde falamos sobre cartucho cheio que está imprimindo, mas não é reconhecido pela impressora.

Se o seu caso for a segunda situação e você já efetuou a limpeza do cartucho, do carrinho de impressão e quem sabe até já atualizou o software e mesmo assim o problema não foi resolvido, além das possibilidades citadas no início no artigo pode ser que seu cartucho esteja queimado. Mas como saber se ele está realmente queimado?

A princípio não é possível identificar a olho nu se o cartucho está queimado, a menos que ele tenha esquentado a ponto de derreter o circuito. Geralmente, na maioria das impressoras quando o cartucho esta queimado, o led do puxador de folha fica intermitente (piscando).

Você pode utilizar um testador de cartucho, porém o custo desse aparelho é muito alto. Por outro lado, você pode fazer um teste pegando cartuchos ainda que vazios e colocar na impressora. Se a luz parar de piscar é um sinal de que o cartucho que você estava tentando utilizar está queimado.

Lembrando que (se você é reciclador) existem modelos de testadores de cartuchos variados para corresponder as diferentes séries de cartucho.

 
Posts relacionados
Impressora Jato de Tinta – Um clique e tudo acontece
Para que serve o Rolo Magnético?
Filtro de Barro Brasileiro Melhor do Mundo: Saúde e Eficiência Comprovada!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website