Matérias Principal

Como Montar um E-commerce de Sucesso

Em tempos de empreendedorismo digital muitas pessoas sentem a vontade de abrir seu próprio negócio, mas fica a pergunta: Como montar um e-commerce de sucesso?

Não existe uma fórmula mágica, mas sim planejamento, capacitação e compreensão do mercado são as principais etapas para o sucesso do seu negócio. Outro ponto importante que requer atenção não é porque o negócio ocorre na Internet, que não vai precisar de dedicação e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo. Muito pelo contrário, você precisará dedicar-se em tempo integral como em qualquer outro negócio.

Foi por isso que resolvemos montar um pequeno roteiro para você ingressar no mercado e ter sucesso no e-commerce. Abaixo segue as principais dicas:

sucesso no ecommerce

 

Antes de mais nada identifique o segmento em que deseja atuar. Dê preferência a um nicho de mercado. Trabalhando em um nicho de mercado você evita concorrência com grandes empresas e ainda consegue um mercado muitas vezes inexplorado.

Referências na Área: Porém antes de se lançar como empreendedor digital, fique atento às referências mais importantes. Sem fontes, o aprendizado será mais longo que o normal. Não é porque seu segmento é inexplorado que você não deve procurar por referências. Informação é tudo.

Plataforma: A escolha da plataforma é importante pois ela é a base da sua loja: tudo que você construir estará apoiado nela e, por isso, é essencial escolher uma de qualidade e que seja flexível – podendo ser alterada para suas necessidades e preferências.

Segurança: Você deve se preocupar com segurança por dois motivos: 1) seus potenciais clientes se preocupam com isso; 2) você deve proteger os dados de compra dos seus clientes. Existem dois tipos de segurança essenciais em todo e-commerce:

segurança de informações

WP Security Scan: Este plug-in faz uma varredura em toda a instalação do WordPress, buscando possíveis vulnerabilidades do sistema que possam dar brechas para ataques hacker ou roubo de dados, tanto de você empreendedor quanto do cliente – lembre-se que, caso isso ocorra, acabará manchando a imagem da sua empresa. E caso encontre, o próprio plug-in recomenda ações para solucionar os problemas encontrados.

SSL (Secure Socket Layer) – O SSL funciona como uma proteção para todos os dados que seus usuários inserem em formulário. Assim, você impede que um invasor roube informações de cadastro de seus clientes.

Marketing: Não adianta escolher o segmento que quer atuar, a plataforma e ter um site seguro se você não atrair visitantes. Por isso, é necessário que você dedique tempo e dinheiro para captação de novos clientes para sua loja virtual.

Elencamos as principais ferramentas que você pode utilizar para potencializar o Sucesso do seu E-commerce:

geração de conteúdo

Conteúdo – desenvolver um bom conteúdo é uma das formas mais eficazes de atrair visitantes com potencial de compras para sua loja. Esse é um método barato e que traz resultados no longo prazo.

Redes Sociais– criar contas em redes sociais como: facebook e twitter para publicação de conteúdo relevante para seus clientes, além de divulgação de promoções e anúncios. As redes sociais são um ótimo canal para começar a construir a marca da sua loja virtual.

Email Marketing – o e-mail marketing é o melhor canal de vendas de toda loja virtual. Por isso, você deve se preocupar em manter uma lista de todos seus clientes para poder vender novamente para eles.

Google Adwords – Adwords é uma ferramenta de anúncios do Google. Funciona muito bem para empresas que tem verba de marketing e podem investir nesse canal, pois geram um volume de visitantes grande e no curto prazo – essencial para gerar as primeiras vendas.

Aumento de Conversão – depois de trazer tráfego para seu site, é hora de se preocupar em tornar esses visitantes em clientes. Ou seja, o objetivo é aumentar a conversão de visitantes para clientes; essa proporção é chamada de taxa de conversão.

taxa de conversão

Esteja atento para conhecer mais seus clientes e potenciais nichos de mercado. Com esse conhecimento, você poderá atender as expectativas dos clientes com maior eficácia e aproveitar da melhor forma as oportunidades oferecidas pelo mercado.

Fique atento ao suporte, logística e frete que você dará para o seu cliente:

Suporte: Depois de trazer as primeiras visitas e vendas, você vai precisar se preocupar com o suporte desses clientes. Tanto o pré-venda quanto o pós-venda. Se você está começando agora, é provável que você mesmo fará o suporte, seja por e-mail ou telefone. Num dado momento, ferramentas de gestão de processos de suporte serão eficazes para ajudar você a se organizar. Já quando você tiver uma equipe especializada, ferramentas mais elaboradas serão bastante úteis para alcançar a eficácia desejada.

Logística e Frete: A logística da sua loja é muito importante para o sucesso da mesma, pois uma experiência ruim marca fortemente o cliente e ele não voltará a comprar. Portanto, preocupe-se com os processos relacionados a armazenamento, transporte e até mesmo a troca.

Há basicamente duas formas de realizar a entrega:

transportadoras

Correios – os Correios são o meio mais simples de começar a realizar suas entregas. Há, entretanto, um limite de 30kg por envio e de dimensões; e o risco de ser prejudicado por greves e outras paralisações.

Transportadoras – são mais estáveis que os Correios, pois o risco de greves é muito menor; além disso, não há problemas com limitação de peso e tamanho. Entretanto, essa opção não vale a pena para quem possui uma operação pequena.

E para finalizar, uma dica importante:

O que considero de suma importância para o sucesso do seu e-commerce é o investimento que você faz consigo mesmo. Capacitação pessoal é primordial. O comércio eletrônico é algo sério e não existe lugar para o amadorismo. É necessário investimento em capacitação tanto dos gestores de e-commerce quanto nos colaboradores que irão controlar o sistema. O e-commerce está cada vez mais técnico e por isso precisa de profissionais que tenham conhecimento nas mais diversas áreas envolvidas no ambiente de negócios virtuais. O sucesso do seu empreendimento depende das técnicas utilizadas por quem gerencia e trabalha com ele.

 
Posts relacionados
Conheça os suprimentos da impressora 3D
Aspirador de Toner para limpeza específica
Fujifilm apresenta impressora instantânea para smartphones
3 Comentários
  • 30/09/2016 at 08:46
    Repetir

    Segundo aqueles que estão na poupa da onda desse movimento
    não acordamos desde uma hora a fim de que outra e decidimos virar nômades digitais, isso é um processo com abundantes questionamentos sobre
    essa vida atual do indivíduo e também respectivo sabor pelo novo,
    ao longo de viagens e desafios.

     
  • 03/04/2016 at 06:50
    Repetir

    Bom, isso deveria ser considerado um lema a fim de
    que os negócios online, especialmente para empreendedores iniciantes, pois respectivo primeiro erro vai poder ser
    cobiçar vender tudo para todos e não conseguir atingir ninguém.

     
    • Redação
      08/04/2016 at 15:17
      Repetir

      Bem lembrado Nomades Digitais, para quem vai começar empreender, além da capacitação pessoal e atentar-se as dicas citadas, é primordial foco naquilo que deseja ofertar para seus clientes.
      Valeu pelo comentário e obrigado por acompanhar o blog!

      Abraços.

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website