Dicas Viagem

Bagagem de mão e bagagem despachada: As novas regras da ANAC

bagagem

As novas regras sobre bagagens estabelecidas pela ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil estão em vigor desde 2017, trazendo alterações não apenas nos preços de bagagens despachadas, mas também na franquia, ou seja, na quantidade de peso e no número de volumes que o passageiro pode levar a bordo como bagagem de mão.

Veja o que mudou a partir das novas regras sobre bagagens da ANAC:

Companhias de aviação nacionais

Nas empresas de aviação nacionais, com as novas regras, o serviço de mala despachada pode ser oferecido em separado do preço da passagem, com valores que variam de acordo com cada companhia aérea.

GOL

gol

A GOL foi a primeira a estabelecer e divulgar valores sobre cobrança de despacho de bagagens. O preço de uma mala com até 23 quilos é de 100 reais, tanto para voos nacionais quanto internacionais, se o serviço for solicitado diretamente no Check-in.

O valor pode variar se o passageiro comprar o despacho através de sites ou outros canais digitais oferecidos pela empresa e, assim, para apenas uma bagagem o preço pode chegar a 50 reais.

A empresa ainda oferece a tarifa Plus, dando o direito de um transporte gratuito de bagagem de até 23 quilos, além das tarifas Max e Premium Economy, esta última exclusiva para viagens internacionais, permitindo o despacho gratuito de até duas malas com o peso máximo de 23 quilos.

AZUL

azul

A Azul foi a primeira a colocar em prática as novas regras da ANAC, utilizando dois sistemas de cobrança: a Azul e a Mais Azul. Os clientes que optarem pela tarifa Mais Azul têm direito a uma bagagem de 23 quilos, enquanto que os optantes pela tarifa Azul pagam 60 reais pela primeira bagagem despachada com compra antecipada e 80 reais, no caso de o despacho ser feito no Check-in.

Em voos internacionais com destino aos Estados Unidos e Europa, a Azul oferece franquia de 3 bagagens de 23 quilos nas tarifas da classe Business e 2 bagagens desse mesmo peso nas tarifas da classe Economy. Além disso, o viajante pode incluir 1, 2 ou 3 malas por 150 dólares, 250 e 330, respectivamente, quando viajar para os Estados Unidos, e 150 euros, 250 e 330, respectivamente, quando viajar para a Europa.

Nas viagens com destino a outros países da América do Sul, somente a categoria Mais Azul inclui uma mala de 23 quilos. Na categoria Azul, a primeira mala custa 20 dólares nos canais digitais e 30 dólares no Check-in.

LATAM

latam

A Latam cobra, nos voos domésticos, o despacho nas tarifas Promo e Light, incluindo uma mala de 23 quilos na primeira e duas na segunda. A primeira peça custa 49 reais quando comprada antecipada até 3 horas antes do voo.

No caso de o passageiro comprar antes do voo, enquanto estiver fazendo o Check-in, o valor passa a 110 reais e, se quiser levar mais malas do que a franquia permite, deve pagar os valores da segunda ou terceira bagagens.

Nas viagens para outros países da América do Sul e do Caribe, a franquia permite uma mala de 23 quilos na tarifa Economy e, nas demais rotas internacionais, essa tarifa permite 2 malas de 23 quilos. Nas tarifas Business e Premium Economy, o viajante pode levar até 3 malas de 23 quilos em qualquer rota internacional.

Havendo necessidade de incluir mais bagagens, o viajante deve pagar 100 dólares por cada mala em voos para a América do Sul e Caribe, e 165 dólares para os outros trechos internacionais.

AVIANCA

avianca

A Avianca foi a última empresa aérea a alterar as regras de despacho de bagagens. A empresa oferece a tarifa Promo, que não inclui qualquer bagagem em voos nacionais e a tarifa Economy, que permite uma mala de até 23 quilos. Na tarifa Flex, o viajante pode levar até duas malas, incluindo ainda uma bagagem de até 10 quilos para bebês com idade até 23 meses.

Nos voos para a América Latina, as tarifas Promo, Economy e Flex permitem uma mala de até 23 quilos, enquanto que as tarifas Business Promo e Business, oferecem espaço para até duas malas nesse peso.

Quando o voo é para os Estados Unidos, a franquia permite duas bagagens nas tarifas Promo, Economy e Flex, e três nas tarifas Business Promo e Business. A bagagem de até 10 quilos para bebês está incluída em todas os voos e classes.

Se o viajante precisar despachar uma mala em voos domésticos, deve pagar 40 reais, se a passagem for comprada até 6 horas antes do voo, e 80 reais, antes desse tempo. Nos voos para a América Latina, o despacho é de 50 dólares e, para os Estados Unidos, 92 dólares, quando a passagem for comprada com antecedência.

Bagagem de mão nos voos nacionais

Nos voos domésticos, feitos dentro do território nacional, as medidas das bagagens de mão variam conforme cada companhia aérea.

De acordo com as regras da ANAC, o limite de bagagem de mão deve ser de 10 quilos para voos domésticos e internacionais, o dobro do permitido antes da resolução, que era de no máximo 5 quilos.

Com relação às dimensões, cada companhia aérea definiu o que é permitido como bagagem de mão:

  • GOL: cada viajante pode levar uma bagagem com no máximo 40 x 25 x 55 cm, considerando o comprimento, a largura e a altura, com peso máximo de 10 quilos, além de um item pessoal, como uma bolsa, por exemplo, ou ainda um notebook, tablet ou sacola de produtos adquiridos no free shop;
  • Azul: o peso permitido é o limite fornecido pela ANAC, de 10 quilos, devendo a soma das medidas de largura, altura e profundidade ser de, no máximo, 115 centímetros;
  • Latam: a empresa permite uma bagagem de mão e um artigo pessoal em qualquer voo. O artigo pessoal, que pode ser uma bolsa, deve ter, no máximo, 45 x 35 x 20 e poder ser encaixada sob o assento da frente. A bagagem de mão pode ter até 55 x 35 x 25, incluindo bolsos, rodas e alças. Nos voos nacionais e internacionais, na cabine Econômica, o peso máximo é de 10 quilos, enquanto que, nos voos internacionais, nas cabines Premium Economy e Premium Business, esse peso pode ser de até 16 quilos. O viajante ainda pode levar, sem custo adicional, uma jaqueta, guarda-chuva, câmera fotográfica pequena, binóculos, material de leitura ou uma sacola pequena do Duty Free.
  • Avianca: a empresa permite o transporte de uma bagagem de mão e um item pessoal, de forma gratuita, na classe econômica para os voos domésticos ou internacionais. Adultos com bebês podem levar até 2 itens pessoais, além da bagagem de mão, com exceção dos voos provenientes dos Estados Unidos. As bagagens devem ter 115 centímetros, no máximo, com até 55 x 35 x 25 centímetros, e até 10 quilos, enquanto que os itens pessoais podem ter até 100 centímetros, com no máximo 35 x 45 x 20 centímetros. Na classe executiva, a empresa permite 2 bagagens de mão e 1 item pessoal, aumentando para 2 itens pessoais no caso de haver um bebê, tanto em voos para a América Latina como para os Estados Unidos. Em voos provenientes dos Estados Unidos, a regra é de uma bagagem de mão e um item pessoal, mesmo que haja bebê a bordo.

Malas de viagens na Valejet.com

Onde-comprar-produtos-para-Sublimação-e-Foto-Produtos

Malas de viagens com as dimensões exigidas para os voos domésticos e internacionais você pode encontrar na Valejet.com. Temos à disposição todos os tipos e tamanhos de malas, com as marcas mais reconhecidas do mercado.

Além disso, você conta com a facilidade da Valejet, fazendo suas compras online e recebendo a encomenda no endereço que você indicar.

 
Posts relacionados
O que você deve saber sobre impressora 3D
como escolher o papel footgráfico
Dicas para Escolher o Papel Fotográfico
Como colocar senha no arquivo PDF

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website