Casa e decoração Dicas Produtos

Travesseiro: descubra qual o ideal para você

travesseiro ideal

Para que possamos ter uma boa noite de sono, os travesseiros têm fundamental importância. Contudo, a escolha errada de um travesseiro pode transformar o que pretendemos como noite agradável em tortura.

Para dormir bem, precisamos escolher o travesseiro a partir da posição em que costumamos dormir. Quem dorme de barriga para cima, deve escolher um travesseiro baixo ou médio, para oferecer melhor apoio à nuca e à cabeça. Nesse caso, é preciso verificar se o espaço entre a coluna cervical e a nuca está devidamente preenchido para que a pessoa não tenha dores no pescoço no dia seguinte.

Se a pessoa dorme de lado, a preferência deve ser para travesseiros de altura média, que precisa se encaixar exatamente entre a cabeça e o colchão, fazendo um ângulo de 90 graus no pescoço.

Quando uma pessoa sofre com alergias ou com doenças respiratórios, o melhor travesseiro é aquele que apresenta propriedades de eliminação de ácaros, como, por exemplo, travesseiros que fazem uso da nanotecnologia de íons de prata. O mercado também oferece travesseiros que apresentam proteção contra micróbios, que também impedem o crescimento de ácaros, fungos e bactérias.

Escolhendo o travesseiro correto

travesseiros

De acordo com especialistas, o melhor travesseiro é aquele que contorna a forma do corpo da pessoa, permitindo que seu peso seja uniformemente distribuído na coluna vertebral e no pescoço.

Em média, a cabeça de uma pessoa adulta tem o peso entre 5 a 7 quilos e o travesseiro é quem vai carregar essa carga todas as noites, devendo, por isso, oferecer o apoio adequados nos lugares certos.

Para escolher o travesseiro, veja a posição em que você dorme

travesseiro postura

Ao escolher o travesseiro é preciso observar, portanto, a posição em que você dorme. Além de melhorar a qualidade do sono, a escolha acertada vai evitar muitas dores e desconforto, garantindo que você tenha uma noite de sono perfeita.

Para especialistas em sono, a melhor posição para dormir é de lado, mas, evidentemente, nem todos gostam dessa posição. O travesseiro, de qualquer forma, deve apoiar a curva do pescoço, sustentando a cabeça, ao mesmo tempo em que deve alinhar o pescoço com a coluna.

Se a pessoa dorme de costas, o travesseiro deve apoiar a curva lateral do pescoço, preservando sua posição durante a noite, sustentando, ao mesmo tempo, a cabeça, o pescoço e os ombros.

Os especialistas aconselham a não dormir de bruços, já que essa posição pode provocar maior contratura muscular, perdendo, com o tempo, a curva da cervical.

Cuidados com o travesseiro

É correto escolher o melhor travesseiro através da posição como dormimos, mas também precisamos dar atenção a um detalhe importante, a sua higienização. As embalagens normalmente oferecem recomendações sobre como manter o travesseiro limpo, mas podemos adiantar algumas dicas importantes:

  • Os travesseiros não devem ser expostos ao sol. O seu interior agrega resíduos de pele, de gordura e de secreções da cabeça, e quando a temperatura se eleva, essa condição faz aumentar a proliferação de fungos, bactérias e ácaros, que podem provocar alergias;
  • A melhor forma de secar um travesseiro é colocá-lo ao vento e sob luz indireta;
  • Os travesseiros montados, como os que possuem molas, terão sua estrutura danificada se forem lavados. Mesmo o famoso modelo desenvolvido pela Nasa, a agência espacial norte-americana, que é feito com um único bloco de espuma, não pode ser molhado, já que suas células são muito fechadas e, assim, mais difíceis de secar.

Quando trocar o travesseiro

Mesmo que não seja de conhecimento da maior parte das pessoas, os travesseiros possuem tempo de validade. A recomendação dos especialistas em sono é que sejam trocados a partir do segundo ano de uso, uma vez que o travesseiro é usado praticamente todos os dias.

O travesseiro é um esconderijo perfeito e, portanto, favorito, de ácaros, fungos e bactérias, que se alimentam de secreções de nosso corpo. Um travesseiro que não tenha proteção antimicrobiana, com dois anos de uso tem o seu peso aumentado em pelo menos 25% apenas com a presença de ácaros mortos e vivos e suas fezes.

Tipos de travesseiro disponíveis no mercado

São diversos os tipos de travesseiros disponíveis no mercado. Se você está precisando de um novo, conheça os melhores:

1.    Travesseiro de plumas ou penas de ganso

Esses travesseiros são extremamente macios, ajustando-se perfeitamente ao formato da cabeça. No entanto, não é um modelo muito indicado para quem costuma dormir de lado, já que pode se deformar além do necessário, desalinhando a coluna com o tempo.

Além disso, quando o travesseiro de penas de ganso não é devidamente higienizado, as penas oferecem um ambiente bastante propício para o desenvolvimento de microrganismos, como fungos e bactérias. Se esse tipo de travesseiro é o ideal para você, verifique antes se ele é garantido contra microrganismos.

2.    Travesseiros de espuma compacta ou poliuretano

Os travesseiros de poliuretano ou de espuma compactada também são bastante macios e, como não se deformam rapidamente como outros, permitem manter o pescoço ereto durante toda a noite. Esse tipo de travesseiro é o ideal para quem costuma dormir de lado.

3.    Travesseiros de látex

A principal característica do travesseiro de látex é sua espuma perfurada, favorecendo a ventilação de reduzindo as possibilidades de desenvolvimento de microrganismos. É um travesseiro indicado para quem costuma se mexer muito durante o sono, adaptando-se muito bem ao corpo em qualquer posição.

4.    Travesseiros de flocos de espuma

Os flocos de espuma no interior desse travesseiro, feitos de espuma comum, recortada em pequenos flocos, melhorando a circulação e deixando o travesseiro mais macio.

5.    Travesseiro de espuma viscoelástica (Travesseiro da NASA)

Esse travesseiro conseguiu popularidade como o travesseiro da Nasa, justamente em razão do material, que se adapta ao formato da cabeça, retornando ao volume original quando não há mais pressão sobre ele.

Dessa forma, ele garante melhor circulação sanguínea e previne contra dores musculares. Contudo, é preciso atenção na hora de comprar, uma vez que muitas embalagens garantem que o travesseiro é de espuma viscoelástica quando, verdadeiramente, apenas a camada externa é feita com essa espuma.

6.    Travesseiro de microfibra

Os travesseiros de microfibra são leves e flexíveis. Contudo, por ser um material sintético, ele se aquece de forma progressiva, absorvendo o calor transferido pelo corpo ou pelo ambiente. A microfibra imita as plumas naturais, oferecendo características semelhantes, como o ajuste do pescoço e da cabeça.

7.    Travesseiro de molas

Produzido com espuma e molas, esse travesseiro oferece maciez adequada para o conforto durante o sono, não se deformando facilmente com o uso, como ocorre com travesseiros convencionais.

É um travesseiro ideal para quem dorme de lado, já que permite o ajuste correto da coluna e do pescoço. Como é um tipo de travesseiro antimicrobiano, pessoas alérgicas podem fazer uso dele tranquilamente, sem receito de ácaros, fungos e bactérias.

Travesseiros na Valejet.com

Na Valejet você encontra a maior parte dos travesseiros listados neste post. Com tranquilidade, você poderá escolher o melhor para garantir uma boa noite de sono. E, se você tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe.

Fazendo a compra do seu travesseiro ideal na Valejet, em poucos dias você o receberá no endereço indicado, podendo aproveitar ao máximo sua qualidade e maciez.

 
Posts relacionados
Como cancelar impressão e documentos na fila de impressão
estampas de camisetas
Estampas de camisetas: Onde baixar grátis?
novidades em cartuchos e toner
Novidades em Cartuchos de Tinta e Toner

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website