Como usar Dicas Impressão Produtos Unboxing

Resina de sublimação em E.V.A.

resina para eva

Muita gente busca formas de renda extra para ajudar com os gastos em casa, uma delas é a personalização executando a sublimação em objetos: como canecas e camisetas. Contudo, poucas pessoas sabem que é possível realizar o procedimento no conforto de seu lar. Por isso, nós da Valejet.com viemos explicar sobre como funciona a resina de sublimação para E.V.A (chinelos como hawaiianas® e similares) incluindo os materiais necessários, a preparação e como aplicar. Após a leitura, você terá uma opção a mais de renda para sua família.

Mas afinal, o que é Sublimação?

Para contextualização a sublimação é o processo de imprimir imagens em objetos de várias superfícies, podendo estampar, além das canecas e camisetas, também cerâmica, porcelana e E.V.A.

Transformar os pares de chinelos simples em calçados bonitos e com estilo próprio atrai diversos clientes, pois os torna exclusivos para quem compra, porém para melhores resultados é importante não só o uso da resina mais de materiais específicos, confira:

Materiais

Antes de qualquer coisa, você precisa saber o que usará no processo de sublimação, não é? Bem, será necessário um investimento em equipamentos e produtos para realizar, como:chinelo

  • Impressora: conforme a sua necessidade e preferência;
  • Papel e tinta sublimáticos: essenciais para o procedimento, pois o papel reduz a absorção da tinta durante o processo e oferece uma transferência mais rica e mais bonita;
  • Resina de poliéster: a tinta não adere bem à borracha, por isto, a resina é de extrema importância;
  • Solvente e catalisador: para a preparação da resina;
  • Prensa térmica: novamente, conforme a sua necessidade e preferência;
  • Chinelos: a base de E.V.A., como hawaiianas® e semelhantes;
  • Estampas e enfeites: trabalhe com desenhos que mais te agradam ou que seja escolha do cliente. Acessórios tipo pingentes, laços ou pérolas transmitem sua personalidade, ou do cliente, para o produto.

Resina

resinaComo dito, a tinta sublimática não adere corretamente à borracha do chinelo, tornando-se necessária a resina por conta da tinta aderir ao poliéster. Com isso, aconselhamos o uso da resina para Sublimação Aplicação em EVA Bi-Componente RS.1020 fornecidas pela Gênesis.

A resina da Gênesis permite uma rápida secagem e cura, excelente adesão ao produto, durabilidade ao exterior e altíssimo brilho para sua sublimação. Para usar, é necessário prepará-la no dia da aplicação, que pode ser manual através de pincel, rolo, imersão ou pistola de pintura convencional.

Preparação da resina

O chinelo base deve estar isento de impurezas, gorduras e desmoldantes. É extremamente importante realizar uma limpeza do produto base com o Solvente para Resina Ref.: AG.004. Após a limpeza, esperar no mínimo 20 minutos para depois aplicar a resina de sublimação, não somente para limpeza, mas também para ajudar na aderência da resina no chinelo.

Sobre o verniz, a tinta deve ser misturada com Catalisador para Resina RS.1125 no dia do uso, pois tem um tempo de vida útil de 4 horas. A preparação da mistura dependerá do método de aplicação para melhor resultado na sublimação.

 MÉTODO DE APLICAÇÃO:

(Antes, não se esqueça de remover as tiras do chinelo.)

PINCEL ou ROLO:

1º – Limpar bem o chinelo com o solvente AG004;

2º – Esperar, no mínimo, 20 minutos para depois receber a resina;

3º – Preparar o verniz: 85% da resina RS.1020 + 15% do catalisador para resina RS.1125;

4º – Aplicar com o auxílio de um pincel ou rolo de espuma sobre a superfície, criando uma leve camada;

PISTOLA:

1º – Limpar o chinelo com o solvente AG004;

2º – Aguardar, no mínimo, 20 minutos para depois aplicar a resina;

3º – Preparar o verniz: 40% da resina RS.1020 + 10% do catalisador para resina RS.1125 + 50% do Solvente Especial para Seribrill AG.005 (agitar bem);

4º – Aplicar com pistola sobre a superfície do chinelo (leve camada);

Para observações importantes e mais informações sobre a Resina para E.V.A. da Gênesis, confira o review em nosso canal no Youtube:

youtube

Processo de sublimação

Enfim, após a preparação necessária, vamos para o processo de sublimação do seu chinelo:

  • Comece imprimindo a estampa desejada no papel sublimático com o tamanho correto do seu produto;
  • Coloque o chinelo sobre as estampas, posicionando conforme você queira que o desenho fique. Dica: fixe com uma fita, garantindo que não saia do lugar em momento algum;
  • Com a prensa térmica na temperatura de 200ºC, leve o chinelo com a estampa por volta de 25 segundos (em pressão média);
  • Ligue a máquina e espere o sinal antes de tirar o chinelo.

E aí está! Você terminou a sublimação do seu chinelo!

Agora, basta esperar o chinelo esfriar para recolocar as tiras e acrescentar os enfeites que desejar.

O processo de sublimação não é tão difícil, mas requer prática para que os trabalhos fiquem cada vez melhores. Compartilhe com alguém de sua família ou um conhecido que se interesse em começar a vender seus produtos personalizados, este artigo pode ser de grande ajuda. E você sempre pode contar conosco da Valejet.com e com nossos produtos de alta qualidade.

Por José Tobias.

 
Posts relacionados
fita matricial
Qual é o rendimento de uma fita de impressora matricial?
felicidade no trabalho
Bom humor, a alma do negócio
economia que gera lucros
Dicas para economizar na impressão

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website