Especial Principal

Perfil ICC de Cores, o que é?

perfil de cores

O perfil ICC de cores é um conjunto de dados que estabelece a cor certa para uma determinada imagem, como acontece com o CMYK ou o RGB. A maior parte dos perfis de cores estão em arquivos com extensão ICC ou ICM.48

Além disso, o perfil de cores pode estar embutido na própria imagem, especificando a gama de cores dos dados, o que garante que o usuário utilize a mesma cor, mesmo que esteja usando um dispositivo diferente.

O correto é que cada dispositivo que seja utilizado para trabalhar com imagens tenha o seu próprio perfil de cores ICC, fazendo com que o sistema mantenha um fluxo de trabalho com todas as cores gerenciadas do começo ao fim, dando a certeza de que as cores estão corretas e que não serão modificadas com a impressão.

Perfil de cores na sublimação: maior qualidade na produção

A importância dada ao perfil de cores, portanto, vai garantir que o trabalho feito na sublimação tenha sempre a mesma qualidade, mesmo que o dispositivo utilizado seja diferente, ou mesmo que a impressora seja outra.

Para quem trabalha com sublimação, existem alguns fatores importantes a conhecer sobre as cores.

Em primeiro lugar, quando vemos as cores no monitor, estamos utilizando o sistema RGB, baseado na luz, ou na tonalidade. As cores vistas no monitor são uma variação de intensidade da luz das cores primárias, ou seja, vermelha (Red), verde (Green) e Azul (Blue). cada pixel, ou pontinho na tela, é formado pela variação e pela mistura das 3 cores do RGB.

Quanto estamos trabalhando com impressão, as cores utilizam o sistema baseado em tonalidades das tintas utilizadas, ou seja, utilizamos o sistema CMYK, formado pelas cores ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (Black).

Do mesmo jeito que no RGB, cada pixel (ou ponto) que compõe a imagem impressa é resultado da mistura das tintas presentes no tanque de tinta ou no cartucho.

Assim, todas as cores que obtemos na impressão podem ser reproduzidas com a mistura das tintas e, dessa forma, o monitor oferece cores que a impressora não vai conseguir imprimir.

Como são identificadas as cores

O sistema do perfil de cores RGB estabelece uma graduação para identificar as cores. Assim, a cor preta, por exemplo, possui a seguinte numeração: R = 0, G = 0, B = 0. Todas as cores do sistema, dessa forma, estão apagadas. Quando queremos a cor branca, devemos colocar todas as cores em 255.

As cores apresentadas no monitor, portanto, são variações das combinações de números entre 0 e 255, com cada cor representada por uma combinação da graduação das 3 luzes.

Quando vemos uma imagem na tela, não estamos vendo a cor absoluta, uma vez que a tonalidade de qualquer cor vista no monitor vai depender do brilho, do contrasta, da matiz e da vivacidade.

Além disso, a tonalidade da cor no monitor depende também do próprio equipamento, do material da tela. Tudo vai contribuir para o resultado final da tonalidade da cor apresentada, ou seja, uma cor vista na tela de um iPad não é a mesma que vemos na tela de um Samsung.

Se o monitor não estiver devidamente calibrado, portanto, não tem como saber se a cor que estamos vendo é uma cor RGB absoluta.

Como fazer para conseguir a cor certa na sublimação?

Para garantir que uma estampa terá a cor certa, ou a cor RGB absoluta, devemos usar o perfil de cores nos trabalhos de sublimação.

Uma das funções do perfil de cores ICC e possibilitar e garantir que a estampa tenha cor certa e, para isso, o arquivo vai traduzir e ajustar cada pontinho de luz que estiver sendo impresso, fazendo com que o resultado seja a cor RGB absoluta, ou como RGB padrão.

Alguns fatores influenciam na produção do perfil de cores correto, como veremos a seguir:

  • A cor utilizada que, dependendo da marca, de suas características e de sua qualidade, irá imprimir de uma ou de outra forma;
  • A impressora, que analisa uma determinada cor de forma diferente. Assim, por exemplo, se você imprimir uma cor verde em uma impressora Epson ou em uma impressora HP, usando a mesma marca de tinta, pode ter diferenças na tonalidade;
  • O papel, cuja textura e cor também influenciam, além de sua própria característica, como ser resinado ou não;
  • O processo de impressão aplicado, cujas configurações podem alterar a tonalidade da cor;
  • O processo de sublimação, que pode oferecer diferenças. Assim, se você dividir uma impressão ao meio e estampar metade com um tempo e temperatura diferentes da outra metade, terá diferença na tonalidade das cores;
  • O próprio substrato, que são diferentes. Se você fizer a sublimação em uma caneca, não terá a mesma tonalidade da sublimação em um tecido ou em um chinelo. A variação dos substratos também interferem na tonalidade da cor estampada.

 

Dependendo, portanto, do grau de precisão que você pretende obter, todos esses fatores devem ser analisados e administrados, principalmente quanto estiver fazendo uma série de um mesmo produto, fazendo com que todos sejam exatamente iguais.

O perfil de cores na sublimação

Na sublimação é preciso muito cuidado com o perfil de cores, já que qualquer alteração pode mudar a tonalidade, mesmo a mudança de uma impressora para outra. Assim, não se deve usar o perfil de cores estabelecido para uma tinta em uma impressora com outra marca de tinta.

Caso você faça uma impressão no modo automático, o perfil de cores original da impressora será o utilizado, proporcionando um melhor resultado, quando se pensa em saturação e vivacidade, mas isso não vai garantir a maior fidelidade da cor.

Contudo, não ter um perfil de cores também não quer dizer que você não possa fazer o trabalho de sublimação. É possível imprimir e sublimar com uma tinta sem perfil, mas isso não vai garantir a fidelidade das cores vistas na tela.

Por exemplo se seu monitor emite uma cor e ao imprimir sai outra cor semelhante ambos precisam de uma calibração para um mesmo espaço de cor convertido.

CANECA COM PERFIL ICC              CANECA SEM PERFIL ICC

 caneca com perfil icc                   caneca sem perfil icc

ICC significa International Color Consortium (Consórcio Internacional de Cores), do qual fazem parte os fabricantes líderes de produtos de imagem digital que inclui: Apple, Fuji, Adobe, Microsoft, Agfa e outros. O ICC tem desenvolvido especificações para descrever como os dispositivos criam cor e está informação está incorporada na estrutura de um perfil ICC.

gráfico do perfil icc

Quais as Vantagens de fazer um Perfil ICC?
  • Confiabilidade das cores;
  • Repetitividade ou seja a reprodução várias vezes;
  • Padrão de qualidade e diferenciação de sua empresa;
  • Economia de tinta;
  • Processos internos controlados;
  • Apresentação diferenciada dos trabalhos;
  • Ausência de retrabalhos;
  • Segurança em prova de cor;

Utilizando um equipamento para calibração de cores você pode verificar a cor emitida pelo seu monitor e calibrá-lo com a escala de cores desejada. Esta informação irá compor o arquivo de PERFIL ICC para o seu monitor.

Sublimação e perfil de cores na Valejet.com

Se você precisa conhecer mais sobre o tema, acesse nosso site exclusivo de sublimação e tintas para impressora. No site você vai encontrar o suporte para trabalhar com sublimação, com material de apoio e conteúdo completo e atualizado sobre sublimação e impressão.

 
Posts relacionados
sublimação
Entenda tudo sobre a Sublimação
Por dentro da impressora jato de tinta
Um rotulador pra chamar de seu
21 Comentários
  • 01/04/2018 at 15:24
    Repetir

    Olá. Excelent E-book, tutorial de instalação super completo só que não tem o link de download do .ICC Valejet. agradeço se alguém poder disponibilizar o download

     
  • Júnia de Araujo Nunes
    26/12/2017 at 21:26
    Repetir

    Boa noite
    Preciso do perfil da Valejet
    o link que disponibilizaram não esta mais ativo

     
  • Bianca Robert
    08/11/2017 at 17:08
    Repetir

    Pessoal,
    segue link para o download do Perfil ICC de Cores das tintas Epson Valejet, Aton e Koga para utilização no papel Havir.
    (https://we.tl/j6OtxTS4lS)
    Para comprar papel Havir acessem: http://www.valejet.com/havir.

    Atenciosamente,
    Blog Valejet.com.

     
  • Fabiano
    02/11/2017 at 00:25
    Repetir

    Realizei varias compras com vocês e entre elas comprei um jogo de tintas para sublimação e agora vejo aqui no blog que não tem um perfil de cores ICC, que é ESSENCIAL para realização de um trabalho de qualidade. Faltou da empresa Valejet a transparência, respeito e honestidade para com o cliente na hora da compra destas tintas, pois a mesma deveria por respeito ao cliente avisa-lo da falta deste perfil de cores que dizem que ainda estão desenvolvendo, induzindo o cliente ao erro ao comprar um produto que não terá serventia sem os devidos perfis de cores ICC. Poderiam ter sido verdadeiros no ato da compra deixando o cliente ciente real situação. Como isso não ocorreu me sinto lesado e enganado, pois se eu soubesse dessa situação não teria realizada a compra destas tintas. Aguardo providencias com urgência para sanar esta situação que poderia ter sido evitada por parte da empresa.

     
    • Bianca Robert
      08/11/2017 at 15:37
      Repetir

      Olá Fabiano,
      como informando nos comentários, a Valejet estava providenciando este material. Entendemos a importância do Perfil ICC e jamais lesaríamos algum cliente por conta deste desfalque. Lembrando que possuímos nosso Canal de SAC para qualquer dúvida, reclamação e total suporte ao cliente.
      A Valejet é uma empresa transparente, honesta e que respeita e preza o cliente ou consumidor.
      Caso tenha qualquer problema ou até mesmo devolução do seu produto, pode contatar nosso SAC para mais informações.
      CENTRAL DE ATENDIMENTO
      0800 608 0164
      Segunda a Sexta das 7h às 19h
      Sábado das 8h às 13:00

      Ressaltamos que já possuímos o perfil de cores das nossas tintas, deste modo, enviaremos para o senhor assim que solicitar.
      Ficaremos felizes em te manter como nosso cliente, principalmente sabendo que somos referência no mercado de Sublimação.

      Abraços!

       
  • Danilo
    31/10/2017 at 02:48
    Repetir

    Boa noite estou precisando do perfil de cores das tintas da valejet.

     
    • Bianca Robert
      08/11/2017 at 17:18
      Repetir

      Boa tarde Danilo,
      segue link para download do perfil de cores das Tintas Epson Valejet, Aton e Koga, com a utilização no papel Havir. https://we.tl/j6OtxTS4lS

       
  • valdir manuel
    27/09/2017 at 14:41
    Repetir

    ola preciso do perfil de cores das tintas da valejet

     
    • Bianca Robert
      04/10/2017 at 14:15
      Repetir

      Olá Valdir
      Infelizmente não temos.
      Estamos trabalhando para resolver este desfalque.

      Abraços!

       
  • PAULO HENRIQUE
    25/02/2017 at 01:08
    Repetir

    Somos clientes, gostamos d+ das tintas, mas sem o perfil de cores fica difícil, até para indicar.

     
    • admin
      27/02/2017 at 11:28
      Repetir

      Olá Paulo, estamos trabalhando para oferecer o perfil de cores. Agradecemos o contato e o feedback.

       
  • Leticia Bittencourt
    31/01/2017 at 13:45
    Repetir

    Bom dia gostaria de saber se já possui o perfil de cores. A tinta é boa mas prejudica o trabalho por não ter a configuração, logo na hora de sublimar não obtemos o resultado desejado

     
    • admin
      10/02/2017 at 17:00
      Repetir

      Olá Leticia,
      Infelizmente ainda não possuímos o perfil de cores!

       
  • Lucimar
    25/11/2016 at 21:34
    Repetir

    Boa Noite!!!
    a tinta é boa mais é necessário o perfil de cores pra finalizar o produto, decepcionada com a valejet.

     
    • Redação
      01/12/2016 at 11:36
      Repetir

      Olá Lucimar.
      Estamos trabalhando para logo disponibilizar o Perfil de cores o mais breve possivel.
      Equipe Blog Valejet.

       
  • carlos
    28/07/2016 at 15:37
    Repetir

    Lamentavel…o icc não é fornecido,isso prejudica o produto final.

     
    • Redação
      07/10/2016 at 13:37
      Repetir

      Olá Carlos.
      Infelizmente ainda não fornecemos o Perfil de Cores, porém estamos alinhando isso e logo disponibilizaremos.
      Equipe Blog Valejet.

       
  • 21/06/2016 at 00:21
    Repetir

    Então, comprei a minha prensa e a minha tinta com a Valejet, os produtos são excelentes! Porém, solicitei o perfil ICC e fui informada que a empresa não possui o mesmo.

     
    • Redação
      21/06/2016 at 14:15
      Repetir

      Olá Patricia,
      Agradecemos por adquirir nossos produtos, esperamos que os mesmos te satisfaçam.
      E infelizmente ainda não trabalhamos com o Perfil ICC, mas fique atenta que logo traremos novidades.

      Obrigado pelo contato!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website