Dicas Impressão Matérias

Impressora Laser x Impressora Jato de Tinta qual Impressora Comprar?

impressora-hp-p1102-impressora-hp-8600
Na imagem, a direita, Impressora HP P1102 Laser e a esquerda, Impressora HP 8600 Jato de Tinta.

 

Para quem precisa fazer trabalhos de impressão, ou comprar impressora, uma das dúvidas mais frequentes é que tipo de equipamento escolher, se a Impressora Laser ou Impressora Jato de Tinta. A solução para isso está diretamente ligada à quantidade de trabalhos para serem impressos.
Se você precisa de uma impressora, deve pensar antes se ela será para uso pessoal ou profissional, se pretende imprimir grande volume de papéis ou se irá precisar de apenas algumas impressões por dia.
Para dirimir suas dúvidas, você pode consultar o site da Valejet.com e, veja a seguir algumas considerações sobre as impressoras e descubra quais as vantagens e desvantagens de cada uma:

Impressora Jato de Tinta

impressora-epson-xp-204-cartuchos-de-tinta-epson-t194-t197-xp104-xp204-xp214

Na imagem acima, Impressora Epson XP-204, Cartucho de Tinta Epson 194 / 196, valor médio dos cartuchos originais R$ 173.

 

A mais comum e barata é a impressora jato de tinta, que pode ser usada tanto para trabalhos domésticos quanto para um home office com pouca demanda de impressão.
Os modelos oferecidos no mercado têm a principal vantagem de preços mais baixos, apresentando também uma excelente relação custo-benefício, seja em impressão colorida ou em preto.
A impressora jato de tinta trabalha com gotejamento, ficando a tinta armazenada em cartuchos, liberando as cores conforme definido pelo sistema. Os melhores modelos também permitem a impressão em maior variedade de papeis, inclusive papéis fotográficos, que apresentam melhor qualidade do que a impressora a laser.
Os cartuchos de tinta da impressora jato de tinta também são mais baratos do que os cartuchos de toner, embora tenham rendimento menor. E aqui vale também a capacidade da bandeja (espaço onde fica armazenado o papel para impressão), que é menor do que a impressora a laser.
Com relação ao custo, a impressora jato de tinta oferece um custo final mais alto, além de ter uma velocidade mais lenta de impressão. Algumas impressoras jato de tinta são fabricadas para uso profissional, mas seu valor é bem mais alto, tornando a impressão também com custo mais elevado.
Podemos ainda considerar que o investimento em cartuchos de tinta é menor do que os de cartuchos de toner, gerando maior economia nas impressões em pouca quantidade. Isso torna também menor o custo de impressoras coloridas, já que o preço é bem menor do que os valores do toner colorido. Em impressão de fotografia, muitas impressoras conseguem melhores resultados do que as impressoras a laser.

Dica: Ao se interessar por um modelo de impressora, verifique antes o preço do seu cartucho de impressão: toner ou cartucho de tinta, muitas vezes o preço deste suprimento pode ultrapassar o valor da impressora!

Impressora Laser

impressora-samsung-ml-1665-laser-ou-jato-de-tinta

Na imagem acima, Impressora Samsung ML-1665, Toner MLT D104S, valor médio do Toner Compatível R$ 77.

 

A impressora a laser, de forma geral, tem um custo maior do que impressoras jato de tinta e o preço pode variar muito, desde as monocromáticas, que apresentam menor custo, até as coloridas, que geralmente são mais caras.
A principal vantagem da impressora a laser está na velocidade, já que os modelos a laser são mais rápidos, imprimindo maior quantidade em menos tempo. Acrescentando a isso, a impressão não apresenta qualquer sujeira e não deixa resquícios de tinta (pó de toner).
Embora o cartucho de toner precise de maior investimento, mesmo assim a relação custo-benefício é maior, já que duram mais e são mais econômicos em longo prazo, permitindo imprimir em maior quantidade.
Na impressora a laser a qualidade no resultado final também é maior do que na jato de tinta e, pela sua agilidade e velocidade de impressão, permite atender necessidades de empresas ou home office que tenham muita impressão a ser feita.
No final das contas, o cálculo do valor por folha impressa é bem menor do que na impressão com jato de tinta.
Possivelmente o único ponto fraco da impressora a laser é a impressão colorida. Além de ser uma impressora bem mais cara do que a monocromática, o valor da impressão por folha acaba sendo mais elevado, exigindo a compra de três toners coloridos, além do preto, o que determina que ela só compensa para grandes quantidades de trabalho.

Entre as duas impressoras, portanto, qual escolher?

impressora-epson-l395-impressora-laser-x-impressora-jato-de-tinta-qual-escolher

Na imagem acima, Impressora Epson L395, Jato de Tinta.

 

Impressora Jato de Tinta Impressora Laser
Velocidade de impressão mais lenta Velocidade de impressão mais rápida
Cartucho de Tinta mais barato, porém, rendimento de impressão menor Toner  mais caro, porém, rendimento de impressão maior
Equipamento geralmente mais barato Equipamento geralmente mais caro que Impressora Jato de Tinta
Mais qualidade de cor, ideal para impressão de fotos Impressão com durabilidade e mais resistente contra manchas e desbotamentos

Para saber qual a melhor impressora, portanto, é preciso ver a necessidade que você tem. Se você é um estudante ou trabalha em home office, sua melhor opção, certamente, é a impressora jato de tinta.
Além da impressão em preto, você terá mais facilidade na compra de cartuchos coloridos, oferecendo um trabalho de impressão de qualidade.
Já no caso de necessitar de maior volume de impressão, como é o caso de escritórios de contabilidade ou de advocacia, por exemplo, ou se você é profissional liberal, investir em uma impressora a laser pode ser a melhor solução.
Principalmente porque, na impressão a laser, a qualidade e as imagens são bem detalhadas, além do que o papel impresso não vai borrar com a umidade ou no caso de qualquer acidente com líquidos.

Ainda tem dúvidas sobre qual impressora comprar? Conta pra gente, ou deixa sua dica aqui nos comentários!

 
Posts relacionados
o-que-fazer-quando-a-impressora-nao-reconhece-o-cartucho-1
Impressora não reconhece cartucho? Saiba como resolver o problema!
Reciclando sua impressora velha
Vídeo Cartucho de Tinta Positivo PM 053 Color – ValeJet Shop
2 Comentários
  • Anonimo
    22/05/2017 at 20:29
    Repetir

    Não adianta nada falar que uma é mais que a outra sem mostrar números…

     
    • Redação Blog Valejet
      23/05/2017 at 14:09
      Repetir

      Olá,
      Os valores das Impressoras variam muito de acordo com seu modelo, funcionalidades e tecnologia de impressão, e se tratando de números, o que é caro para um consumidor, é acessível para outro.
      Mas como dito na matéria, geralmente as Impressoras Laser são mais caras.
      Agradecemos o contato!
      Abraços

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website