Casa e decoração Dicas Matérias

Curiosidades: Como surgiu as Caixas de Correio?

Desde as mais tradicionais até as mais modernas, as caixas de correio são um dos elementos mais comuns em todas as residências. As Caixas de Correio não podem faltar em uma Casa, condomínio ou até mesmo endereço comercial, além de facilitar a vida do carteiro, mantém sua correspondência segura enquanto você viaja ou em época de chuva, garantindo a integridade das suas entregas, protegendo-as de danos externos e até violações de terceiros. Com todas essas funcionalidade e benefícios, você sabe como surgiu as caixas de Correio?

curiosidades-como-surgiu-as-caixas-de-correio-2

Na imagem acima, Caixa de Correio Colonial para Cartas.

Como surgiram as caixas de correio?

É interessante notar que muitas das coisas que usamos atualmente possuem origens que não conhecemos. E uma dessas coisas é a caixa de correio. Geralmente vemos o objeto como aquele simples recipiente para depositar cartas e documentos pelo carteiro ou por entregadores de encomendas, com uma ranhura do lado da rua e uma portinhola por trás, mas não nos damos conta de que, por trás desse pequeno e tão útil objetivo existe uma longa história.
Normalmente instaladas na entrada das residências, as caixas de correio facilitam a vida dos carteiros e de agentes de promoção, que costumam deixar dentro delas os folhetos promocionais de publicidade. Claro, ainda servem também para mostrar que a casa está vazia: quando a caixa de correios está lotada, é sinal de que não há ninguém em casa e isso pode ser um aviso para marginais.
As caixas de correio são uma das maiores garantias de manter a segurança na correspondência. Do lado de fora, qualquer pessoa só pode introduzir papéis e envelopes e, pelo lado de dentro, somente quem tem uma chave é que pode acessar o seu conteúdo.
Além das caixas de correios, um objeto que era bastante comum há alguns anos eram os marcos de correios, recipientes que serviam para que as pessoas pudessem depositar suas correspondências que, depois, eram levadas pelo próprio carteiro para o seu destino.
Hoje, esse tipo de objeto está caindo no esquecimento, mesmo porque as correspondências são feitas muito mais através dos meios digitais do que através de cartas e envelopes.
Quando falamos em caixas de correio atualmente, estamos mais nos referindo aos nossos endereços de e-mails e nossas caixas postais, totalmente virtuais, que armazenam os arquivos que recebemos e que funcionam também com uma chave: a senha, que deve ser estritamente particular para que outros não tenham acesso ao que estamos recebendo.

curiosidades-como-surgiu-as-caixas-de-correio-caixa-de-correio-para-grade

Na imagem acima, Caixa de Correio Colonial Vitoria para Grade.

Caixas de correio: uma longa história

Antigamente, receber uma mensagem não era assim tão simples como hoje. Enquanto apenas apertamos algumas teclas e clicamos na tela do celular, recebendo instantaneamente qualquer mensagem, os tempos eram outros e demorava muito tempo antes que uma carta pudesse atravessar a distância entre o remetente e o destinatário.
Como temos todas as facilidades fornecidas pela internet, nos esquecemos que o começo dos correios foi bastante rudimentar. Contudo, as pessoas encontraram meios de se comunicar, mesmo que o tempo para resposta fosse muito maior do que hoje.
Na história dos correios não faltaram soluções criativas. O ser humano sempre buscou formas de se comunicar, desde os antigos sinais de fumaça que, embora não tenham sido como o que imaginamos, existiram em tempos remotos, sendo utilizados para enviar mensagens com códigos pré-estabelecidos, comunicando situações em tempos de paz e de guerra.
Os pombos correio também foram um meio de comunicação durante muito tempo. Claro que era um método bastante antiquado, pois o pombo tinha de ser levado até o local do remetente, retornando para o seu ponto de partida sempre que tinha algo para ser entregue e, por isso, era solto pelo remetente.
O progresso trouxe as cartas, que eram transportadas por mensageiros a cavalo, por carruagens e carroças e, depois, pelos navios, atravessando oceanos. Os mensageiros, muitas vezes, enfrentavam viagens de vários dias para entregar a correspondência ao destinatário, correndo até risco de vida quando em tempos de guerra.
Na história do descobrimento do Brasil, o fato mais conhecido são as cartas de Pedro Álvares Cabral enviadas ao rei de Portugal, Dom Manuel. Escritas por Pero Vaz de Caminha, as cartas precisaram de um navio especial para retornar a Portugal e anunciar a descoberta das novas terras.
Com a invenção do rádio e do código Morse, a comunicação se tornou mais rápida para mensagens curtas, os famosos telegramas, que hoje praticamente não existem mais. A mensagem era enviada por sinais elétricos que percorriam grandes distâncias de forma instantânea.
Mesmo com a invenção do código Morse, as cartas escritas continuaram a ser enviadas por muito tempo, utilizando os meios de transporte de cada época, passando de cavalos a carruagens, dessas para navios e trens e, nos últimos anos antes do início da internet, através de veículos motorizados.
Durante esse tempo todo, as caixas de correio permaneceram firmes, prontas a receber as mensagens. Da mesma forma que nossas caixas postais digitais, você as encontra em praticamente todas as residências. Embora já não sirvam mais para receber notícias de familiares e amigos distantes, as caixas de correio ainda têm sua utilidade, trazendo comunicações importantes, boletos bancários, informações, jornais, revistas e folhetos publicitários.

curiosidades-como-surgiu-as-caixas-de-correio-3
Comprar caixas de correio

Como se trata de um equipamento ainda necessário, se você ainda não tem caixas de correio em sua casa, está na hora de instalar uma. Ela vai servir para proteger sua correspondência da chuva e ficará segura até que você abra a caixa postal real, diferente daquela virtual.
Acesse nosso departamento de caixas de correio e escolha a mais adequada para sua residência. A Valejet.com possui os mais diversos modelos, tamanhos e tipos de instalações, desde as Caixas de Correio mais tradicionais até as Caixas de Correio Casinha, Caixa de Correio Colonial, Caixa de Correio Americana com as melhores condições de pagamento, descontos à vista e parcelamento sem juros, tudo isto para oferecer a melhor experiência para Comprar Caixas de Correio online.

 
Posts relacionados
Qual é a melhor impressora para um designer gráfico?
Cartucho compatível: É bom? Posso recarregar?
Novos produtos para sublimação

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website