Dicas Especial

Volta às aulas: Mochila de Rodinha ou de Costas, qual escolher?

Uma das necessidades e exigências na volta às aulas é a mochila para seu filho. A escolha da mochila exige alguns cuidados por parte dos pais, já que não se trata de um equipamento que deve ter apenas charme e beleza.
Para as crianças e adolescentes, a escolha da mochila geralmente é feita através da aparência, muitas vezes deixando de lado a funcionalidade e qualidade do material. Assim, buscam personagens da moda, personagens de desenhos, filmes e super-heróis, combinações de cores, temas que lhes interessa ou que sejam tendências do momento.
Só que não é isso o mais importante na escolha das mochilas escolares. É preciso levar em conta o formato, o tamanho, os revestimentos das alças, os reforços na estrutura e a regulagem da altura, assuntos que os pais e responsáveis devem dar atenção na hora da compra. Acompanhe nossa matéria especial e saiba como escolher entre Mochila de Rodinha ou de Costas e ainda dicas para escolher a Mochila ideal.

volta-as-aulas-mochila-de-rodinha-ou-de-costas-qual-escolher-2
Como escolher a Mochila ideal para o volta às aulas

Para escolher a melhor mochila escolar para seu filho, é necessário dar atenção aos seguintes detalhes:

Alças

A mochila escolar precisa ter duas alças largas e acolchoadas, devendo ser usadas com as alças passadas em ambos os ombros. Colocar a mochila apenas de um lado ou com tira única pode até parecer mais descolado, mas é um problema para o futuro: a criança ou o adolescente pode ficar com escoliose. Além disso, nada de usar a mochila na frente, apoiada na barriga: ela precisa ficar apoiada contra a coluna vertebral.

Regulagem de altura

As alças também precisam ser reguláveis, permitindo que seja adaptada ao corpo da criança ou do adolescente. Ela deve ficar bem junto às costas, ajustando-se, no final, à altura da linha da cintura.

Reforços na estrutura

A parte da mochila que se apoia junto às costas precisa ter um reforço estrutural, bem acolchoado e resistente para proteger o corpo contra qualquer objeto pontiagudo ou contra os cantos dos livros e cadernos. Assim, vai evitar qualquer desconforto na hora de carregá-la.

Peso

As mochilas escolares, atualmente, são feitas de material leve e é assim que ela deve ser, quando vazia. Quando cheia, ela deve ter em média apenas 10% do peso da criança ou do adolescente. Para isso, é preciso que os pais ensinem as crianças a levar apenas o material utilizado em cada dia de aula. Além disso, é bom lembrar que, trocando o material todos os dias, é uma excelente oportunidade para manter o interior da mochila bem limpo.
Distribuição do material na mochila
A mochila escolar deve ser mais alta do que larga. Quando muito larga, a criança não consegue manter uma boa postura. Dentro, os materiais, como livros e cadernos, devem ser colocados em pé. Estojos, lancheiras e outros acessórios devem ser acomodados na frente dos livros e cadernos ou, se a mochila tiver, em compartimentos mais distantes do corpo.

Mochila de rodinha

A escolha de mochila de rodinha ou para ser carregada nas costas fica por conta da criança. Um adolescente, pode optar pelas mochilas de costas. Mas, no caso de mochila de rodinha, é preciso considerar os locais por onde a criança vai passar. A mochila de rodinhas apesar de oferecer mais facilidade de locomoção, em certos locais como escadas e ruas pode representar mais dificuldade na adaptação, como subir escadas, desviar de obstáculos, etc. Apesar de tudo, a mochila de rodinha exige menos esforço, não aplica o peso nas costas, é mais interessante para os menores.

Cuidados com a postura

Um fator importante é a postura. A recomendação para que a mochila escolar não tenha peso superior a 10% do peso da criança ou do adolescente é para garantir que a postura não seja prejudicada.
Assim, por exemplo, quando falamos em mochila com rodinhas, para crianças até 7 ou 8 anos, é mais interessante, pois a criança não precisa carregar o peso nas costas. A partir dessa idade, a criança pode ter a mochila de costas, já que nessa fase o peso já estará dentro dos padrões para sua idade.
No entanto, ao usar a mochila de costas, é preciso ter atenção com relação à altura da alça, permitindo que a criança tenha liberdade com os braços, mantendo a postura ereta e não forçando a coluna vertebral.
Preste atenção na hora de escolher a mochila ideal, procurando modelos que tenham alças acolchoadas, dando mais conforto ao ombro da criança, e que tenha um cinto no abdômen, para distribuir melhor o peso e evitar que a mochila fique batendo nas costas.
Se a criança reclamar de dores nos ombros, braços ou na coluna, procure consultar um médico para verificar se seu filho não está com problemas com a mochila. O uso irregular pode provocar pequenas lesões musculares, que podem se tornar doenças mais graves no futuro, como lordose, cifose ou escoliose. A sobrecarga nas articulações pode provocar ainda problemas mais severos do que as alterações na postura. A Mochila de Rodinha ou de Costas deve sempre priorizar a qualidade de vida e o bem estar ao utilizar na sua rotina.

volta-as-aulas-mochila-de-rodinha-ou-de-costas-qual-escolher-4
Mochila de Rodinha ou de Costas, qual escolher?

Agora que você conferiu dicas importantes para identificar a mochila ideal, a escolha da Mochila de Rodinha ou Mochila de Costas deve ser particular, respeitando o peso e idade de cada criança e considerando a melhor maneira de levar a mochila. As duas são ideais desde que sejam levados 10% do peso da criança, este fator é o principal. Depois disto, basta escolher o que mais combina com seu estilo, mochilas infantis, mochilas estampadas, mochilas juvenis, mochilas de personagens e até mesmo mochilas executivas. É importante estar bem com os acessórios que te acompanharão no dia-a-dia, priorizando o conforto e o design.

onde-Comprar-Mochila-para-Volta-às-Aulas

Onde Comprar Mochila Escolar online?

Agora que você sabe Como escolher a Mochila ideal de acordo com peso, idade e altura e entendeu as diferenças de utilização da Mochila de Rodinha e a Mochila de Costas, para comprar Mochila e Material Escolar, escolha a Valejet.com. No mercado há mais de 17 anos, a Valejet conta com uma linha completa de produtos para Volta às Aulas, sendo distribuidor oficial da Sestini em São Paulo. Faça sua compra online que a entrega é garantida para todo Brasil.
A Sestini é número 1 no segmento de Mochilas Escolares, com os personagens mais buscados e amados da garotada. Qualidade superior, priorizando os padrões de estética e de saúde, atendendo todas as necessidades ergonômicas para não prejudicar a postura da criança e do consumidor.
Compre com as melhores condições de pagamento, descontos à vista, e ainda parcelamento sem juros. A Valejet.com é um site seguro e confiável para você comprar tudo que precisa para o volta às aulas e toda linha de Malas, Bolsas e Mochilas Sestini.

 
Posts relacionados
Devo ou não imprimir arquivos pessoais na empresa?
A História da Biblioteca e do Bibliotecário no Mundo
Papel também pode ser vilão na impressão
2 Comentários
  • 20/07/2019 at 21:25
    Repetir

    Achei muito legal essa reportagem todo os anos só escolho a mochila pela cor,aparência mas sempre no meio do ano sinto dor nas costas mais esse ano comprei mochila de rodinha e ano que vêm não vou comprar pela a aparência
    Obrigada,Júlia Almeida

     
    • 25/07/2019 at 18:35
      Repetir

      Olá Júlia.

      Ficamos felizes em saber que gostou do post, agradecemos pelo seu comentário e estamos à disposição para sugestões.

      Atenciosamente|Equipe Valejet.com

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website