Impressão

O que é Spooler de Impressão?

impressora-laser

Você sabe o que é spooler de impressão? Se não sabe, trata-se apenas da fila de espera dos documentos que você está imprimindo. Da mesma maneira que muitos outros usuários, você deve ter passado por essa situação: manda alguns documentos para imprimir e, de repente, a impressora para de funcionar.

Você vai tentar imprimir uma segunda vez, pode até repetir o processo outras vezes, mas, mesmo assim, a impressora se recusa a imprimir. Você pode até tentar reiniciar o computador, desligar a impressora e nada resolve. Então, o que aconteceu?

A resposta é simples: trata-se do spooler de impressão. Os documentos simplesmente travaram na fila de impressão e, se você não fizer alguns procedimentos, não conseguirá resolver o problema.

Como funciona o spooler de impressão?

Sempre que você envia um documento para impressão, ele é encaminhado para o spooler. O spooler, ou spool, é também chamado de fila de impressão, sendo um espaço na memória do computador em que ficam armazenados, pela ordem de remessa, os arquivos que você enviou para a impressora.

Nesse espaço de memória podem ocorrer alguns problemas, mantendo os documentos presos e impedindo que sejam enviados para a impressora.

Isso acontece porque a transmissão do computador para a impressora pode falhar, ou a impressora pode não estar conseguindo interpretar de forma correta os comandos, ou ainda pode acontecer qualquer falha que impeça o documento de ser impresso.

Quando isso acontece, o documento fica parado, travado na fila da espera, impedindo que os documentos seguintes sejam impressos, já que existe uma ordem de envio. Normalmente, ele não pode ser excluído facilmente, havendo a necessidade de alguns comandos para eliminar o arquivo que está travando a impressão.

Veja, a seguir, algumas recomendações sobre o que deve ser feito para excluir o arquivo que está impedindo o funcionamento da impressora, eliminando-o do spooler de impressão:

Como eliminar um arquivo do spooler de impressão

A forma mais fácil de resolver o problema é acessar a fila de impressão na Barra de Notificação, na parte inferior do monitor, através do ícone da própria impressora. Se você não encontrar a impressora, não precisa se preocupar.

Basta, para isso, aplicar o passo a passo a seguir:

Spooler de impressão no Windows 7:

Clique no menu Iniciar, vá até Dispositivos e Impressoras, dê um clique duplo na impressora instalada, entre em Documentos na Fila.

Spooler de impressão no Windows 8:

No Windows 8, pressione a tecla Windows + R para abrir o comando Executar e digite: “Control”. Pressione Enter para abrir o Painel de Controle. Na janela, clique em Dispositivos e Impressoras e dê um clique duplo na impressora instalada no seu computador.

Os dois procedimentos irão fazer a mesma coisa: abrir a fila de impressão. Quando abrir o spooler de impressão, clique com o botão direito do mouse sobre o documento em primeiro lugar, que é o que está travando a impressão, e selecione Delete para excluí-lo.

Algumas vezes, a impressão fica com o status de Excluindo e não executa o comando.

Nesse caso, existe uma outra solução. Veja a seguir:

No Windows 7 e Windows Vista:

Aperte as teclas Windows + R e, em seguida, na janela que aparece, digite “services.msc” (não utilize as aspas) e clique OK.

blog 1

Na janela seguinte, procure o Spooler de Impressão, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção Parar. Espere alguns segundos.

blog 2

Depois, abra novamente o Spooler de Impressão e veja se a lista está vazia, sem nenhum documento.

Clique novamente sobre o Spooler de Impressão com o botão direito do mouse, selecionando a opção Iniciar. Depois de alguns segundos, o serviço irá continuar.

blog 3

No Windows XP:

No Windows XP, entre no menu Iniciar e selecione a opção Executar. Na janela que se abre, digite “cmd”, também sem aspas, e clique em OK.

blog 4

No prompt de comando que vai aparecer, digite “net stop spooler” e dê Enter para interromper o serviço de impressão. Em seguida, digite “net start spooler” para recomeçar o serviço.

Depois disso, é só abrir a tela de gerenciamento de impressão, ou Fila de Impressão, para comprovar que está vazia, sem qualquer documento. A seguir, é preciso começar novamente as impressões, enviando de novo os documentos que queria imprimir.

No Linux

No Linux, uma das vantagens é que você não precisa reiniciar o computador quando algum aplicativo não funciona ou tem um upgrade. É preciso apenas reiniciar o aplicativo e tudo volta ao normal. Por causa disso, muitas vezes você pode deixar o computador sem que ele precise fazer um boot sequer.

Se houver travamento no Linux e se esse for o sistema operacional do seu computador (coisa que é um pouco rara, mas acontece), reinicie o aplicativo de impressão e tudo volta ao normal.

Impressoras na Valejet.com

Problemas com impressão podem acontecer pelas causas mais diversas e os procedimentos que temos de seguir são esses indicados. Mas, se sua impressora estiver falhando muito, seja por excesso de uso ou por qualquer defeito que você não pode consertar, troque de impressora.

A Valejet.com oferece os melhores modelos de impressora, dos mais diversos fabricantes, com as melhores condições de pagamento e ainda parcelamento sem juros e descontos incríveis para compras no boleto. Acesse nossa seção de impressoras e encontre o modelo mais adequado para suas necessidades, compre com segurança e receba no endereço que indicar.

 
Posts relacionados
Tecnologia de impressão digital LED da Okidata
Como tirar Tinta de Cartucho da mão ou da roupa?
Curiosidade sobre impressão térmica

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website