Uma dúvida bastante comum que encontramos na internet é em relação ao toner monocromático e o preto, que chamamos de “preto color” por se misturar com as cores ciano, magenta e amarelo.
A resposta é sim. Existe diferença.
O pó de toner monocromático tem características físicas diferentes em relação ao pó de toner “preto color”. O pó monocromático foi desenvolvido para trabalhar sozinho em impressoras especificas (monocromáticas), onde as impressões saem somente em tons de cinza. Este toner tem propriedades que fazem o pó monocromático ser considerado mais “fraco”, pois não necessita ser tão marcado e brilhante. Possui alta qualidade, mas não foi desenvolvido para impressões de fotos por exemplo. É mais usado em empresas para relatórios, contratos e outros textos. Como mostra a imagem, um toner da samsung especial para um modelo monocromático.
O “preto color” possui características físicas iguais aos toners coloridos, ou seja, foi feito especialmente para ser misturado, é mais forte, resulta em uma impressão mais marcada e brilhante. Como na foto, a embalagem de um toner HP indica que ele é preto para um modelo de impressora “color”.
Mas o que essa diferença significa? Significa que você não pode pegar um pó de toner específico para modelos de impressoras monocromáticas e misturar com pó de toner colorido, mesmo que ambos sejam pretos, pois o resultado não vai ser o mesmo.
Outra coisa, cada fabricante possui sua “fórmula mágica”, o que quer dizer que não é recomendável fazer mistura de marcas. Se você usa um toner magenta de determinada marca, por exemplo, procure usar a mesma marca para o preto, ciano e amarelo, para garantir que durante a mistura de cores, o resultado seja uma impressão bem fixada e uniforme.
Impressora monocromática (imprime somente preto)? Use o pó de toner monocromático
Impressora colorida (ciano, magenta, amarelo e preto? Use o pó de toner “preto color”, ou simplesmente “pó de toner preto para impressora laser colorida”.