Matérias Principal Produtos

Diferença entre Pilhas Comuns e Alcalinas

Pilhas

Sendo uma fonte de energia portátil que garante o funcionamento de diversos aparelhos as pilhas possuem um lugar especial em nosso dia-a-dia. No entanto, a maioria das pessoas não sabem quais são as principais diferenças entre as pilhas comuns e alcalinas, para explicar desenvolvemos esse artigo. Continue lendo.

Diferença entre as Pilhas Comuns e Alcalinas

A pilha comum é formada de zinco (pólo negativo) e carbono (pólo positivo), em contato interno entre si por meio de uma mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e amônio. Quando os pólos positivo e negativo são ligados externamente, ocorre uma reação química em que o zinco libera elétrons que atravessam o circuito externo.

Já a pilha alcalina funciona de modo semelhante, mas se compõe de hidróxido de potássio. Por suas características, essa substância (alcalina, não ácida) realiza a transferência de elétrons com mais facilidade. Por isso, armazena uma quantidade maior de energia. Como o hidróxido de potássio é difícil de ser obtido, custa mais caro, o que se reflete no preço da pilha. Uma vantagem da pilha alcalina é a sua maior duração em relação à pilha comum.

Além disso uma alternativa bastante viável e eficaz são as pilhas recarregáveis  que nada mais é do que uma fonte de energia renovável que pode receber mais carga a medida que se esgota. No blog você confere uma matéria, clique no link e entenda melhor.

Dica:

Descarte Correto das pilhas – Uma pilha contém, principalmente, metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio, e ainda, cobre, níquel, zinco, cromo e manganês. Descartadas no lixo comum as pilhas e baterias vão parar em aterros sanitários e toda essa química perigosa se espelha pelo solo, água, plantas e animais. Porém, já existem leis que obrigam os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias, e desta forma dar a elas o destino adequado. Faça sua parte e realize o descarte correto desses produtos.

Fonte: (1)

 
Posts relacionados
Porque limpar o toner da impressora?
HP lança ferramenta para monitorizar consumo das impressoras.
Pra quê serve a fita blue tape

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website