Especial Impressão Principal Produtos

De que material é feita a carcaça do cartucho?

recarga de cartuchos

Resposta simples e objetiva: De plástico!

O post poderia ter somente o título e a resposta acima, mas vamos aprofundar um pouco nossos conhecimentos, claro, sem complicar muito, neste caso, deixemos as fórmulas químicas de lado.

A carcaça do cartucho (e tantos outros materiais de plástico existentes no mundo) recebe o nome científico de “Acrilonitrila butadieno estireno” ou simplesmente ABS. O nome é dado porque o plástico é composto por três elementos que recebem os nomes citados, que juntos formam uma resina sintética termoplástica, rígida e leve, com certa flexibilidade e resistência na absorção de impacto e que pode ser reciclado.

Ok. Mas e essa resina sintética resultante de acrilonitrila, butadieno e estireno sai de onde? Vem do petróleo. A produção de 1Kg de ABS requer o equivalente a cerca de 2Kg de petróleo.

Além dos cartuchos – e as impressoras -, você encontra o plástico ABS em telefones, calculadoras, TVs, eletrodomésticos (ar-condicionado, microondas, aspirador de pó, geladeira, lava roupas), embalagens, cosméticos, brinquedos como o Lego, por exemplo e muito mais.

Como destacado acima, o ABS pode ser reciclado, então se você possui algum produto/material que possa fazer parte do ciclo de preservação do meio ambiente, pratique. Entre essas atitudes está a remanufatura responsável de cartuchos.

Agora repita, sem gaguejar: “Acrilonitrila butadieno estireno”, rs.

Bom fim de semana!

 

 
Posts relacionados
Qual é o rendimento de uma fita de impressora matricial?
Impressora da Toshiba apaga e reutiliza papel até cinco vezes
Máquina para reciclagem de cartucho

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website