Especial Marcas Principal

Compatível x Original – Como escolher seu cartucho ou toner

cartucho-compativel

Podemos dizer que toda e qualquer empresa precisa de equipamentos de informática, inclusive impressoras, o que vai exigir a compra de cartuchos ou toner para reposição. Tanto para conteúdo de uso interno, como memorandos ou documentos oficiais, o consumo de tinta de impressão sempre está presente no cotidiano das empresas.

Dessa forma, quando se tem necessidade de repor os cartuchos de tinta, é necessário buscar aquele que seja mais vantajoso, tanto do ponto de vista de qualidade de impressão, quanto de economia.

Por isso, é necessário avaliar a compra do melhor produto e, para isso, é importante conhecer as diferenças entre o cartucho compatível e o original.

Aliás, essa avaliação deve ser feita desde o momento da compra da impressora. Ao escolher uma nova, deve-se também pesquisar sobre os cartuchos de reposição, mesmo porque algumas delas não possuem cartuchos compatíveis, além do fato de que alguns que são compatíveis não oferecem a qualidade necessária.

O mercado de tintas para impressão oferece diversas opções de cartuchos, desde os originais até os compatíveis. Para entender melhor e poder fazer a escolha mais acertada, devemos conhecer mais a fundo esse assunto.

Cartuchos originais

Os cartuchos originais são aqueles da mesma marca da impressora. São cartuchos fabricados para oferecer total compatibilidade com a impressora, oferecendo qualidade maior na impressão, normalmente não apresentando qualquer tipo de problema.

Contudo, esse tipo de cartucho é comercializado apenas por lojas credenciadas, que cobram valores mais elevados e, assim, quanto mais sofisticada for a impressora, também mais caro será o valor de um cartucho original.

Cartuchos remanufaturados

Os cartuchos remanufaturados são aqueles, originais ou não, que podem ser reutilizados para novo preenchimento com tinta ou com toner. É possível encontrar no mercado cartuchos já reciclados ou solicitar o seu enchimento com toner ou tinta.

Contudo, esse tipo de cartucho pode danificar a impressora, principalmente quando a reposição de tinta ou toner não é feita da forma correta. Ainda hoje, o processo de reposição é manual e, muitas vezes, qualquer falha pode acabar com a qualidade de impressão.

Cartuchos compatíveis

Os cartuchos compatíveis são diferentes dos cartuchos remanufaturados, muito embora ainda existam pessoas que consideram que sejam iguais. Toners e tintas compatíveis oferecem excelente qualidade de impressão, já que são apresentadas em cartuchos novos e nunca antes utilizados.

Podemos considerar que os cartuchos compatíveis são um genérico do produto original e, da mesma forma que os medicamentos, oferecem a mesma qualidade. Além disso, os cartuchos compatíveis são tão duráveis quanto os originais, não trazendo qualquer risco de danos à impressora.

Diferenças entre o cartucho compatível e o original

Um cartucho original é um equipamento produzido pela própria fabricante da impressora, servindo exclusivamente para os equipamentos produzidos por essa empresa. Assim, por exemplo, quando compramos um cartucho original da HP, estamos adquirindo um produto feito pela HP e distribuído por suas lojas oficiais.

O cartucho compatível, por seu turno, não é produzido pelas fabricantes de impressora e, mesmo não sendo original, funciona como se o fosse em equipamentos de impressão das mais diversas marcas.

A principal diferença existente entre os cartuchos originais e os compatíveis está no preço. Em alguns casos, essa diferença pode chegar a quase 300%, com vantagem para o compatível, principalmente com algumas marcas mais famosas, com maior aceitação no mercado.

A diferença de preço entre os cartuchos originais e os compatíveis vai se estender também para o custo de impressão de cada folha e, se analisarmos esse ponto, vamos perceber melhor a economia gerada pelos compatíveis.

Quando se trata de economia, podemos afiançar que os cartuchos compatíveis são imbatíveis. Assim, por exemplo, o custo de uma página com somente textos feito por um cartucho original pode chegar a 25 centavos, enquanto que, se a mesma página for impressa por um cartucho compatível, seu custo será de menos de 10 centavos. Se pensarmos na impressão colorida, a diferença também é gritante, já que os cartuchos coloridos possuem preço maior do que os de tinta ou toner preto.

Qualidade dos cartuchos compatíveis

Para qualquer trabalho de impressão, o mais importante é a qualidade final e, nesse quesito, os cartuchos compatíveis também não deixam a desejar aos cartuchos originais.

Podemos apenas esclarecer que, quando se trata de impressões coloridas e que exigem maior qualidade, como em banners e material publicitário de alta resolução de impressão, os cartuchos originais costumam ter uma performance mais aprimorada.

No entanto, a comparação entre os cartuchos compatíveis e originais não é tão visível em trabalhos de impressão em geral. Assim, por exemplo, a diferença de qualidade em um documento ou qualquer página impressa com cartuchos compatíveis é praticamente imperceptível.

Os cartuchos originais, portanto, são apenas recomendados quando se trabalha com uma atividade voltada para extrema qualidade de impressão, tornando-se uma opção melhor. Mas, se a impressão é para atender necessidades diárias de qualquer atividade, é mais interessante e econômico utilizar cartuchos compatíveis.

Outro ponto que devemos analisar na comparação entre os cartuchos originais e os compatíveis é o rendimento. E é interessante destacar que os cartuchos compatíveis, quando se trata de rendimento, levam grande vantagem sobre os originais.

Isso porque os cartuchos originais são fabricados com uma trava de conteúdo, que reduz sua capacidade em até 50%. Fora isso, os cartuchos originais também possuem um chip para a contagem da quantidade de folhas impressas, controlando, dessa forma, a quantidade de tinta utilizada.

Os cartuchos compatíveis, por sua vez, não possuem qualquer trava e podem ser preenchidos com maior quantidade de tinta do que os originais. Dessa forma, tornam-se ainda mais econômicos, oferecendo maior rendimento.

Cartuchos compatíveis na Valejet.com

Se você está procurando por alternativas mais econômicas para a impressão doméstica ou para sua empresa, visite nosso site de produtos compatíveis e faça a comparação de preços.

Além de produtos de excelente qualidade, que permitem maior número de impressão por cartucho, a Valejet.com ainda lhe oferece todas as facilidades de compra, entregando o produto adquirido no endereço indicado. E você ainda conta com a garantia oferecida pela Valejet, além de uma equipe especializada para resolver qualquer dúvida que você tenha com relação aos cartuchos ou a qualquer outro equipamento.

 
Posts relacionados
Como imprimir via Wi-Fi na Epson L355?
O que é Doctor Blade?
Fontes que economizam tinta da impressora

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website