Dicas Especial

Como saber se uma loja virtual é confiável?

O comércio eletrônico vem crescendo cada vez mais e os especialistas sempre alertam os consumidores e usuários da rede a tomar cuidado com a segurança, nunca fazendo compras pela internet sem uma boa pesquisa e fazendo a avaliação da reputação do site, evitando, dessa forma, muitos dissabores, golpes e prejuízos. Pensando nisso, a Valejet.com quer levar a você informações sobre como proceder na hora de fazer sua compra online e como verificar se uma loja virtual é segura e confiável para comprar online.

O que é loja virtual?

o-que-e-loja-virtual-como-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
A loja virtual geralmente é a mesma que você encontra de forma física, instalada em algum local de sua cidade. O que ela deve oferecer é a facilidade de compra e a garantia de entregar aos seus clientes produtos de qualidade, dentro do menor tempo possível. O comércio eletrônico vem se expandido exatamente por isso, crescendo em média 25% ao ano. Mesmo com os problemas de inflação e de dificuldades de conseguir crédito, o setor ainda apresenta previsão de aumento, já que a maior parte das lojas virtuais está se especializando e garantindo cada vez mais segurança na hora das compras. Contudo, ao mesmo tempo em que as lojas virtuais de confiança conseguem aumentar o número de clientes, também surgem as lojas fraudulentas, que não oferecem todas as garantias necessárias.
Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e um dos grandes motivos é evitar os problemas causados por essas lojas que, além de não oferecem qualidade e segurança, ainda entregam sérias dores de cabeça ao consumidor, muitas vezes fazendo perder o dinheiro investido na compra.
A maior parte das lojas virtuais oferece bons sistemas de segurança, permitindo que os usuários possam fazer suas compras online sabendo que irão receber produtos de qualidade.

Reputação do site

reputacao-do-site-como-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
A melhor forma de você ter confiança numa loja virtual, é procurando saber a reputação do site entre os consumidores. Verificando quem já comprou e que já teve uma experiência de compra, você saberá se pode ou não confiar naquele site em que está pretendo comprar. Mais adiante, vamos informar alguns sites que podem oferecer uma visão geral do consumo e da experiência dos consumidores.

Dicas para saber se uma loja virtual é confiável:

Existem diversas formas de saber se uma loja virtual é confiável. Vamos mostrar as mais conhecidas e mais eficientes para você ter certeza sobre sua compra online:

Lista Negra do Procon

lista-negra-procon-como-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
O Procon oferece uma lista negra das lojas que já apresentaram problemas com os consumidores. Essas lojas não apresentam também outras condições de segurança e estão na mira das autoridades. Você pode acessar a lista negra do Procon de acordo com sua cidade e verificar a lista dos sites com seus responsáveis e dados cadastrais.

Todos os sites reprovados pelo Procon tiveram reclamações no órgão, porém após a notificação não responderam ou não foram encontrados e, por isso devem ser evitados pelos consumidores“.

Registro na Receita Federal

registro-na-receita-federal-como-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
Todas as empresas, sejam físicas ou virtuais, devem manter atualizado seu registro na Receita Federal. Se você tem dúvidas com relação a um site, consulte o CNPJ da loja no site da Receita. Se o CNPJ não constar no site, é hora de começar a desconfiar.

Tempo de domínio

registro-br-valejet.com-como-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
Mesmo que você tenha no site a visão de mecanismos de segurança, como Certificado SSL e Selos de Confiança, você pode desconfiar, no caso de o domínio ter pouco tempo de vida. Este é um item que não deve ser deixado de lado, principalmente porque a consulta não leva mais do que um minuto.
Lojas virtuais fraudulentas normalmente não permanecem muito tempo online, sendo raros os casos de lojas falsas que sobrevivem por mais de um ano, por exemplo.
Se você quiser consultar o tempo de existência de um domínio, use o link do Registro.br, onde estão cadastrados todos os domínios nacionais.

Certificado SSL

certificado-ssl-como-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
Certificado SLL, significa Secure Socket Layer (SSL) que é um padrão global em tecnologia de segurança. Antes de fazer qualquer compra, verifique se a loja virtual possui algum Certificado SSL, principalmente nas áreas onde você vai inserir seus dados, como conta de banco, número de cartão de crédito e senha. Desta forma, você vai ter a garantia de que suas informações não serão roubadas por terceiros.
É fácil verificar o Certificado SSL pela barra de endereços do navegador, olhando se existe um cadeado ou uma barra verde e com o endereço sempre começando por https://.

Formas de pagamento

formas-de-pagamentocomo-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
As lojas virtuais sempre trabalham com formas de pagamento com boleto e cartão de crédito. Tenha cuidado com lojas que pedem o pagamento como depósito em conta ou transferência bancária. Essas podem ser formas de burlar o consumidor.
Além disso, confira também a política de trocas e de devolução para que não tenha qualquer surpresa na hora de receber um produto com defeito.

O site Valejet.com é confiável?

Para garantir que somos um site confiável não basta apenas nossa palavra. Você pode conferir nosso nível de confiança visitando os seguintes sites, e o Institucional da Valejet:

Ebit.com

ebit-valejet.com-como-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
No Ebit.com nosso nível de confiança dos clientes está acima de 90% e pretendemos que esse nível alcance patamares ainda maiores. Para isso, estamos sempre aprimorando nosso sistema de logística, procurando atender 100% de nossos clientes dentro do prazo.

Mercado Livre

mercado-livre-valejetcomo-saber-se-uma-loja-virtual-e-confiavel
O Mercado Livre oferece uma página com o perfil dos vendedores, classificando-o em cores do vermelho ao verde. A classificação da Valejet é verde, ou seja, 100% dos compradores recomendam o Valejet.com. Afinal, já estamos há mais de 12 anos vendendo através do Mercado Livre. E ainda somos Mercado Líder.

mercado-lider-valejet
Para não prolongarmos essa autoavaliação, deixamos você à vontade para analisar os links do Compre e Confie e do Reclame Aqui.

Dicas

Agora que você já sabe como pode descobrir se uma loja virtual é confiável, venha fazer suas compras na Valejet.com. Você vai encontrar uma loja com todos os produtos que precisa, com a garantia de qualidade e com a segurança necessária.

 
Posts relacionados
11 anos de ValeJet
O que é uma Plotter de Recorte?
A HP cuida do meio ambiente e do planeta com você

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website