Dicas Informática Tecnologia

O que fazer quando o carregador do notebook não funciona?

Qualquer equipamento eletrônico pode apresentar falha e, como não podia deixar de ser, o Carregador, que também pode ser chamado de fonte do notebook pode queimar e precisar ser substituída.
São diversos os problemas que podem deixar o seu notebook sem carregar quando ligado na fonte. Os problemas geralmente estão na bateria, em algum mau contato ou mesmo no próprio carregador de notebook.
Se o seu notebook deixar de ser carregado ou não funciona, é preciso verificar se a fonte queimou ou se existe qualquer outro tipo de problema. Em nossa matéria especial, você vai aprender sobre como verificar se a fonte do notebook queimou ou se existe qualquer outro tipo de avaria que não permite o carregamento do seu equipamento e o que fazer quando o carregador de notebook não funciona. Acompanhe!

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-2

Por quais motivos o carregador de notebook pode queimar

Uma das principais causas para a fonte do notebook queimar é o superaquecimento. É o que mais acontece, embora muitas pessoas se esqueçam desse detalhe. Mas também existem algumas outras causas para esse defeito. Veja, a seguir, os principais motivos, analisando se isso pode ou não ter ocorrido com o seu equipamento:

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-3

1. Fonte do notebook sobre a cama ou embaixo de algum cobertor

Um dos principais motivos é usar o notebook na cama e deixar sobre as cobertas ou mesmo por baixo delas. O superaquecimento, como já dissemos, é o principal motivo para queimar a fonte do notebook e, portanto, evite deixa-lo nessa condição.

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-4

2. DC Jack provocando curto ou avariado

Você pode pensar que a fonte está com problema e ficar mexendo no pino, tentando fazê-lo funcionar. Esse é um grande erro. Se você desconfia que o DC Jack está estragado, procure uma assistência técnica para consertar o problema. Senão, é bem possível que você acabe tendo mais prejuízo.
Algumas marcas de notebook apresentam esse defeito: o DC Jack tem algum problema e começa a aquecer a fonte do notebook até queima-la. O usuário compra outra fonte, que acaba também queimando. Aí, entra no esquema de voltar na loja, solicitar a garantia e continuar queimando fontes.
Se o defeito está no DC Jack, é melhor procurar um técnico, pedir para abrir o notebook e verificar se existe algum defeito nessa pecinha. Aliás, é uma peça que custa baratinho, entre 10 e 30 reais dependendo da região, sem contar a mão de obra. Se o defeito estiver ali, você não vai mais queimar o carregador do notebook.

3. Queda do aparelho

Evite deixar cair o seu notebook. A queda está entre os motivos mais frequentes para a queima do carregador do notebook. Mesmo que o equipamento não apresente qualquer problema depois da queda, pode ocorrer de algumas peças se soltarem e, com o tempo, começarem a se aquecer em virtude de danos nos componentes eletrônicos.
A fonte do notebook (carregador), de preferência, deve ficar no chão, tomando o cuidado para não deixar o fio esticado, evitando que alguém possa tropeçar e estragar algum componente, como o cabo de força, o plug ou o DC Jack plugado no notebook.
Além disso, tome também cuidado para não deixar o cabo de força muito torcido, evitando que ele se quebre.

4. Fonte diferente da especificada pelo fabricante

Um dos problemas que também pode ocorrer é você não comprar uma fonte específica para a marca do seu notebook. Mesmo sendo uma fonte genérica, é necessário que ela tenha as especificações do fabricante.
Assim, por exemplo, se a marca do seu notebook pede uma fonte de 19v e 3,42a, e você compra uma fonte de 19v e 2,1a, a fonte vai se aquecer mais rapidamente e, fatalmente, vai acabar queimando.
A queima do carregador de notebook não especificada pode até demorar um pouco mais, mas vai acontecer, principalmente dependendo das condições externas. Além desse fato, pode acontecer de não carregar a bateria devidamente, prejudicando sua atividade pessoal ou profissional.
Antes de comprar o carregador de notebook, verifique as especificações de fábrica e, mesmo que você pague um pouco mais, procure aquela que atenda às necessidades do seu aparelho.

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-5

Como saber se o carregador do notebook queimou

Para verificar se o carregador do notebook realmente queimou, você pode fazer alguns testes, como esses que vamos apresentar a seguir:
Verifique visualmente se o carregador do notebook apresenta qualquer defeito físico, tanto na caixa quanto nos conectores ou nos cabos;
Verifique se a temperatura do carregador do notebook está aquecendo mais do que o normal, como, entre outros, o fato de você estar exigindo demais do sistema, falta de pasta térmica, especificações diferentes daquelas exigidas pelo fabricante;
• Verifique se o carregador do notebook apresenta as mesmas características exigidas pelo fabricante;
• Faça um teste da fonte do notebook com outro cabo de força para ver se o defeito não está no cabo;
Verifique o pino interno para ver se a agulha não está quebrada.

Se você conseguir identificar através desses testes, constatando que a fonte do notebook está realmente queimada, não há outra solução: está na hora de comprar outra.

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-6

Onde comprar carregador de notebook?

Se o carregador do notebook está queimado, não perca seu tempo. Na Valejet.com você vai encontrar a fonte para notebook dentro das especificações do fabricante, e com as melhores condições de pagamento.
Tanto originais quanto genéricas, nós oferecemos os carregadores com a maior qualidade do mercado, preços competitivos e a melhor qualidade do mercado. Comprar na Valejet é confiável e você recebe seu produto no seu endereço indicado.

 
Posts relacionados
Fontes que economizam tinta da impressora
Benefícios de comprar Kits de tinta para recarregar cartucho
Vídeo Recarga do Toner HP Q2613X | 13X | 1300 – Treinamento ValeJet Shop
10 Comentários
  • 29/07/2019 at 10:24
    Repetir

    Bom dia meu not é ações faz barulho e não carrega o que posso fazer

     
    • 29/07/2019 at 17:44
      Repetir

      Olá Schaiane.

      Se não está carregando pode ser a fonte, bateria ou defeito no notebook mesmo, neste caso indicamos que leve a um técnico para verificar possível erro.

      Atenciosamente|Equipe Valejet.com

       
  • Juan
    03/06/2019 at 11:49
    Repetir

    no meu caso quando eu conecto na tomada,ele nao carrega meu nootebook e nao acende a luz e fica fazendo um barulho (Beep Beep)o barulho é baixo

     
    • 04/06/2019 at 17:38
      Repetir

      Olá Juan!
      Nesse caso, realmente é melhor a procura de um profissional.
      Pois o problema pode na fonte do carregador ou do próprio notebook.
      Atenciosamente, equipe Valejet.

       
  • Aline Pinheiro
    07/05/2019 at 08:00
    Repetir

    Meu carregador presumo estar com mau contato, pois só consigo carregar o meu note se mexer muito no fio. E mesmo assim só carrega desligador e retrocede até desligar. E quando foi ontem apagou geral.

     
    • 08/05/2019 at 14:54
      Repetir

      Olá Aline, tudo bem?
      Aconselhamos que você entre em contato com o técnico especializado no produto.
      Qualquer duvida, estamos a disposição!
      Atenciosamente, Equipe Valejet.

       
  • Aline Pinheiro
    07/05/2019 at 07:58
    Repetir

    O meu carregador é positivo stilo one e de uns tempos pra cá estava com muitos problemas, eu tinha que ficar mexendo no fio pra ele conseguir carregar. Carregava até no máximo 99% depois retrocedia. E quando foi ontem parou geral e não carrega mais. Só carregava desligado. Presumo ser mau contato, correto?

     
    • 08/05/2019 at 14:32
      Repetir

      Olá Aline, tudo bem?
      Aparentemente parece ser problema na fonte, e precisa ser trocada. Porem aconselhamos que você entre em contato com o técnico especializado no produto.
      Qualquer duvida, estamos a disposição!
      Atenciosamente, Equipe Valejet.

       
  • Jane
    06/04/2019 at 23:24
    Repetir

    Fiz um update no windows 10, e agora a bateria não carrega. Conecta, mas não carrega. Não pode ter queimado, porque qdo tiro da tomada, cai a luminosidade da tela, então está funcionando. O que fazer? Obrigada

     
    • 09/04/2019 at 10:06
      Repetir

      Olá, Jane.

      Neste caso não é o software do Windows pois é algum problema na energia, o ideal é que você leve a uma assistência.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe|Valejet.com

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website