Não. Sua impressora não tem vida própria. Apesar de ela parecer um tanto quanto temperamental, decidindo por si se vai funcionar direito ou não, se vai comer papel, travar os cartuchos e imprimir o que não deve. Tudo o que ela está fazendo é tentando te dizer que existe algo errado e que só você poder resolver – e não é dando socos e tapas na coitada.
Existem 8 dicas simples para evitar essa impressão de vida própria que você tem da sua impressora. Veja:
Dica 1. Não desligue e ligue a impressora várias vezes ao dia. O (mau) hábito pode levar a danos nos cartuchos, que ficam a todo momento dançando dentro da impressora para fazer o alinhamento. Cartucho bem cuidado imprime mais, gasta menos tinta e dinheiro. Deixe a impressora ligada até ter certeza de que não vai mais usá-la.
Dica 2. Não desligue direto da tomada. Tem quem ligue a tomada da impressora no estabilizador e depois desligue a impressora direto no mesmo. Desligue a impressora, depois o estabilizador.
Dica 3. Não deixe sua impressora sem uso por longos períodos. O ideal é imprimir algo pelo menos uma vez por semana, para que a impressora faça a checagem de inicialização (quando ela detecta se há algum problema) e esteja sempre pronta para funcionar.
Dica 4. Se você usa jato de tinta, cuidado com o transporte. Nada de chacoalhá-la ou virá-la de cabeça para baixo, a tinta pode acabar escorrendo internamente (isso é pouco comum de ocorrer, mas equipamento antigos têm maior tendência).
Dica 5. Quando preciso, retire o cartucho com cuidado e nunca puxe o carro de impressão forçadamente. As impressoras geralmente alinham o cartucho na posição correta para eles serem removidos. Se isso não ocorrer, dê o comando pelo software de impressão no computador.
Dica 6. O excesso e papel na bandeja pode fazer com que eles se prendam na impressora. Coloque somente o necessário e verifique se as folhas não estão úmidas e se a peça que mantém as folhas alinhadas está, de fato, encostando, para evitar que a folha “dance” ao ser puxada.
Dica 7. Evite deixar produtos nocivos perto da sua impressora, tais como comida e líquidos. Não é para coma perto nem em cima do aparelho, nem use a impressora de porta-copo. Uma limpeza periódica externa e interna também é aconselhável.
Dica 8. Se mesmo assim ela continuar “falando” com você, procure ajuda especializada (e autorizada) para cuidar dela. E nem assim funcionar, descarte a danada em local específico para não agredir o meio ambiente, antes de adquirir outra.
Importante: A fabricante da sua impressora pode informar o local correto de descarte, assistências técnicas também coletam para reaproveitamento de peças, além de muitos postos de coleta de lixo eletrônico.