Atendendo a solicitação de alguns leitores, as dicas de empreendedorismo da Valejet.com serão às segundas-feiras!
Hoje nossa dica vai para quem iniciou seu negócio fazendo recargas e agora pretende aumentar seu segmento de atuação e, desta forma, sua margem de lucros.
Em todos os nichos de mercado encontramos opções extensas de atuação, por exemplo, quem começa a vender comida também vende bebida e posteriormente pode aceitar encomendas, etc. Assim também acontece com quem inicia seu negócio vendendo roupas, aos poucos começa a vender calçados e acessórios.
No ramo de cartuchos é igual, inicialmente você efetuava recarga nos cartuchos de toner e de tinta dos seus clientes, agora você já tem domínio nessa prática, então leia atentamente os passos a seguir e adapte aos poucos a sua rotina:
1- Tenha os principais cartuchos originais
Você utiliza tinta especial para cartuchos que garantem qualidade e rendimento, mas ainda assim existem clientes que estão acostumados a utilizar cartuchos originais, portanto, ofereça o que ele quer.
2- Venda suprimentos de informática
Não resuma seu mix de produto apenas em recarga, você é livre para vender impressoras, teclados, caixas de som, webcam, fones de ouvido, pen drive, enfim… Tudo que tenha a ver com nosso ramo de atuação.
3- Monte uma equipe de assistência
O cliente não é apenas um cliente, ele é um amigo, e dependendo do nível de fidelidade ele é como alguém da família, portanto ofereça auxílio nos momentos em que ele precisar, seja para seu computador ou para sua impressora. Lembre-se, o lucro não está associado somente ao dinheiro, ter bons clientes também é muito importante.
4- Ofereça facilidade
Se sua loja está situada em uma cidade pequena ou o impacto da sua marca atinge uma proporção menor do que grandes concorrentes, ofereça alguns serviços extras, como delivery gratuito, recarga a base de troca, compra de cartuchos vazios, e outras coisas que chamam a atenção de atuais e futuros consumidores.
5- Seja honesto
O compromisso com a verdade é primordial em todos os tipos de negócio, portanto não aumente o preço de um produto que não tenha valor agregado equivalente à essa margem de crescimento, não cobre para realizar orçamento e dê a liberdade que seu cliente precisa, além de estar fazendo um trabalho correto, você estará cativando seu consumidor e adquirindo resultados de forma automática, pois fazer algo bem feito gera frutos positivos ao seu negócio.
Agora analise a situação do seu negócio e coloque em prática o que lhe for conveniente. Continue seguindo nossas dicas de empreendedorismo toda semana, além de notícias e curiosidades sobre cartuchos de tinta, informática, tecnologia e muito mais.
gostei das informacoes
Olá Eliene!
Que bom que gostou das informações, continue acessando o Blog Valejet ou assine nossa Newsletter e continue tendo o melhor conteúdo direto do seu e-mail.
Abraços!