Empreendedorismo Matérias Principal Sublimação

Entenda tudo sobre a Sublimação

sublimação

O processo de impressão por sublimação foi descoberto em 1957 por Noël de Plasse, que trabalhava numa empresa francesa chamada Lainière de Roubaix. Ele descobriu que alguns corantes poderiam passar do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido se submetidos a temperaturas próximas dos 190°C.

Essa passagem foi chamada de Sublimação e é a base do processo da então iniciante impressão via transferência (transfer) por sublimação, que também ficou conhecida como impressão a seco. Hoje em dia com o avanço da tecnologia a Sublimação se modernizou e tornou-se um processo muito mais simples e eficaz.

E Como Funciona a Sublimação?

Existem duas formas básicas para Sublimação: Impressão direta e transferência térmica. A transferência térmica é o processo mais antigo. Nela se adapta impressoras jato de tinta para trabalharem com a tinta sublimática para ser impressa em papéis especialmente tratados. A impressão destes papéis é transferida para o material pela prensagem quente do papel sobre a superfície a ser impressa. Porém com o passar do tempo foram desenvolvidos equipamentos para fazer a impressão diretamente sobre o material.

Chamada de impressão direta essa pode ser feita em diversos plotters ou impressoras devidamente preparadas para trabalhar com o kit sublimação. Neste kit, usa-se tintas apropriadas para o trabalho de impressão sublimática diretamente sobre o material a ser impresso. Com isso podemos imprimir diretamente o tecido que será usado para fabricar camisas ou chinelos, ou mesmo imprimir as folhas para serem usadas na transferência térmica.

Abaixo um gráfico ilustrando o processo de sublimação, entenda:

o que é sublimação

Quais Equipamentos Comprar para Começar Sublimar?

Há uma grande variedade de impressoras jatos de tintas especificas para sublimação, e a mais utilizada para esse tipo de trabalho são as da marca EPSON, a linha “L” como é conhecida é a grande indicada para esse processo, já que vem equipada com bulk ink de fábrica.

Impressora l565 para sublimação

Entretanto é fundamental que sua prensa seja ligeiramente maior do que a área máxima de impressão de sua impressora. De nada vai adiantar comprar uma impressora que imprime tamanho A3 se sua prensa tem somente 38×38 cm. Na sublimação a temperatura, a pressão e tempo correto são essenciais para a qualidade da estampa.

prensa plana para sublimação

Claro que uma boa prensa e uma boa impressora farão um excelente trabalho, mas nada adiantará se você não tiver em mãos uma tinta e um papel de qualidade.

Papel Transfer Sublimático:  O papel transfer sublimático é um transfer próprio para ser utilizado em conjunto com uma impressora sublimática. Na prática, ele nada mais é que um papel especial que recebe uma fina camada de resina de poliéster em sua superfície.

papel transfer para sublimação

Já a tinta sublimática é um corante, que quando aquecido projeta as partículas no poliéster de modo que quanto maior a quantidade de poliéster no material, mais corante ele irá receber.

tinta para sublimação

 
Posts relacionados
Informação, Dicas e Muito Mais Você Encontra Nas Videos Aulas Valejet!
Vídeo Recarga do Toner HP Q7551X | 51X | P3005 | M3027X – Treinamento ValeJet Shop
Impressoras para trabalhos em formato A3
2 Comentários
  • cristiano
    01/04/2016 at 19:41
    Repetir

    correção: sublimação é do estado sólido para o gasoso.

     
    • Redação
      08/04/2016 at 15:21
      Repetir

      Corrigido. Agradecemos por nos alertar sobre isso Cristiano.
      E obrigado por acompanhar o blog!

      Abraços!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website