Dicas Impressão Recarga de cartucho

Posso usar Tinta Corante / Pigmentada / Sublimática só trocando o Bulk Ink?

posso-usar-tinta-corante-pigmentada-sublimatica-so-trocando-o-bulk-ink

O mercado de impressoras conta atualmente com diversas marcas diferentes de tintas, cada uma atendendo a necessidade de uso, com uma formulação específica, além de, evidentemente, apresentar preço e qualidade também diferentes. Muitos usuários vão exatamente por esse caminho, começando a basear suas compras no preço, deixando de lado a qualidade e até mesmo experiências mais interessantes anteriores, buscando aumentar a lucratividade e, ao mesmo tempo, se esquecendo das consequências que isso pode trazer ao resultado final e à qualidade do produto ou da impressão. A diferentes marcas de tinta possuem também composições diferentes e o menor preço pode se transformar num produto de baixa qualidade, não oferecendo o melhor para seus clientes.
Além disso, também é preciso pensar que um produto barato pode trazer consequências danosas para o seu equipamento. Uma tinta de baixa qualidade pode provocar o entupimento da cabeça de impressão e isso pode estragar a impressora. Descubra se é possível utilizar diversos tipos de Tintas para Impressora trocando apenas o Bulk Ink em nossa matéria!
Mesmo a mistura de marcas de Tintas para Impressora reconhecidas por serem de qualidade pode causar problemas no resultado final da impressão. Cada marca de tinta apresenta uma formulação diferente e, caso haja uma reação química entre elas, você poderá ter danos no seu equipamento, como, por exemplo, corroendo a cabeça de impressão.
Os problemas na cabeça de impressão podem causar falhas no resultado ou até a quebra do equipamento. No Brasil, infelizmente, a maior parte dos fabricantes não possui cabeças de impressão para reposição e, quando possuem, o seu custo acaba sendo quase o mesmo de uma nova impressora.
O problema não é exclusivo de um tipo específico de tinta, como acontece com as mais densas, do tipo Tinta Pigmentada ou Tinta Sublimática. A situação pode acontecer inclusive com tintas corantes, que possuem em sua composição substâncias que impedem o entupimento. Assim, o problema não está no tipo de tinta e sim na mistura de tintas com fórmulas diferentes.

onde-comprar-tinta-para-impressora-1
Pesquise a tinta da impressora antes de comprar

É necessário, portanto, pesquisar e estudar as marcas de tintas que o mercado oferece, não tomando como base apenas o custo, mas sim as que oferecem o melhor resultado.
O nível de qualidade da impressão ou do produto Sublimático está diretamente ligado à qualidade da tinta utilizada. Em razão disso, é preciso investir em Tintas para Impressora de qualidade, tendo, ao mesmo tempo, a garantia de que os equipamentos estarão oferecendo o que têm de melhor e, dessa forma, seus trabalhos e impressão terão sempre qualidade superior.
Uma das preocupações que as pessoas que trabalham com impressão apresentam é a possibilidade de usar diversas tintas apenas trocando o sistema Bulk Ink, ou seja, o sistema de alimentação contínua da impressora.
Muito embora essa seja uma ideia tentadora, como ter apenas uma impressora que possa usar duas ou três tipos de tintas diferentes, é preciso cuidado: cada impressora deve ter sua própria tinta para uma determinada finalidade.
A tinta corante deve ser usada apenas para trabalhos de impressão que exijam tinta corante, enquanto que a tinta pigmentada deve ser usada para impressão de documentos ou uso em escritório já que oferece mais durabilidade ao material impresso.
Essa é uma necessidade, já que a impressora sempre mantém determinada quantidade de tinta dentro da cabeça de impressão. Esse resto de tinta é usado para manter a cabeça lubrificada, evitando problemas de ressecamento ou de entupimento. Além disso, também é preciso ficar atento para a frequência de uso, uma vez que impressoras paradas ou com baixa frequência de impressão apresentam a tendência de entupir mais facilmente.

Cuidados-a-tomar-na-troca-de-tinta-de-impressoras
Cuidados a tomar na troca de Tinta para Impressoras

É possível trocar de uma marca de tinta para outra quando houver necessidades, mas somente com a finalidade de converter a impressora. O processo de troca de tinta envolve desde o esvaziamento de todos os reservatórios, ou a remoção do Bulk Ink antigo e a instalação de um novo, com a inserção da nova tinta e executando diversas vezes a limpeza, imprimindo várias folhas para eliminar totalmente a antiga tinta e deixar a nova entrar na impressora.
Essa situação pode ser ainda mais exigente em impressoras que usam cabeças de impressão com reservatórios maiores, como a linha Officejet da HP. Quando você troca apenas o Bulk Ink por outro, usando uma tinta diferente, a nova tinta poderá se misturar com a anterior e você terá problemas na impressão.
Isso não quer dizer que a impressora será danificada de forma permanente, embora seja uma possibilidade, da mesma forma que um combustível de má qualidade pode estragar o motor de um carro.
A nova tinta não vai penetrar imediatamente na cabeça de impressão e, por isso, é preciso fazer a limpeza através da impressão de diversas folhas. Esse processo é um pouco demorado  que pode ajudar a evitar danos à impressora, embora, provoca perda de produtividade e desperdício de tinta e papéis, já que são necessárias diversas impressões até que a tinta esvazie.
Se você precisa usar mais de um tipo de tinta, o ideal é que tenha também mais de uma impressora. Dessa forma você poderá imprimir sempre que precisar de imediato, não tendo a necessidade de agrupar serviços de acordo com o tipo de tinta. Esta opção deve ser analisada de acordo com a real necessidade que tiver para imprimir com diferentes tipos de tinta, caso note que a frequência será baixa o ideal é imprimir estes tipos de documentos em uma gráfica, já que não compensaria o investimento em uma nova Impressora apenas para imprimir poucos documentos.

Além disso, sua segurança também será maior com relação à produtividade. Se, por acaso, uma impressora parar de funcionar, você terá outros equipamentos à disposição, podendo dar continuidade ao trabalho.
Portanto, procure usar em suas Impressoras tintas da melhor qualidade e procedência. Se você tiver necessidade de usar diferentes tipos de tinta, como, por exemplo, Sublimática, Corante e Pigmentada, tenha um equipamento para cada uso e para cada tipo de tinta.
Não misture diferentes tipos de tinta em uma só impressora. Seja um profissional diferenciado, apresentando qualidade como premissa para seus trabalhos e principalmente resguardando sua Impressora ou Multifuncional de danos por motivos que poderiam ser evitados.

Onde-Comprar-Tinta-para-Impressora
Onde Comprar Tinta para Impressora?

A Valejet é a marca mais consolidada do ramo de Recargas de Cartuchos / Bulk Ink e Suprimentos para Impressão, atuando há mais de 18 anos no mercado oferece uma linha completa de Tintas para Impressora de diversas marcas e modelos e ainda acessórios para recarga de tinta.
Comprar Tinta Corante, Pigmentada ou Sublimática em até 6x sem juros, com as melhores condições de pagamento e descontos para pagamento a vista. Aproveite que possuímos entrega para todo Brasil, com garantia, compra totalmente segura e site confiável.
Caso tenha dúvidas de como realizar a recarga de cartuchos ou a troca de Bulk Ink temos a Valejet TV, um Canal com vídeos exclusivos para profissionais da remanufatura e recarga de suprimentos de impressão.

 
Posts relacionados
ferias-como-fazer-roteiro-de-viagem-com-5-dicas-infaliveis
#Férias: Como fazer Roteiro de Viagem com 5 dicas infalíveis
impressoras
8 dicas para evitar que sua impressora tenha “vida própria”
fila de impressão
Como cancelar documentos na fila de impressão
24 Comentários
  • Dulce
    21/06/2019 at 22:55
    Repetir

    Boa noite,comprei uma impressora Epson l3110 ela vem com as tintas 544,posso usar a 644 preta,observação ainda não utilizei a 544 na impressora.

     
    • 25/06/2019 at 11:11
      Repetir

      Olá Dulce.

      Caso você mantenha o mesmo tipo de tinta pode usar sem problema.

      Se a sua 544 é a pigmentada é só usar uma 644 pigmentada, se for corante é só usar ambas que sejam corantes, pois a troca de tipo de tinta pode danificar a impressora.

      Atenciosamente, equipe Valejet.

       
  • Andréia Marques
    03/06/2019 at 23:52
    Repetir

    Minha impressora e L395 Epson e a tinta dela e 664 eu comprei enganada a 504 posso usar lá

     
    • 04/06/2019 at 17:46
      Repetir

      Olá Andreia!
      A tinta Epson L395, é formada por todas as cores corante e a tinta 504, é black pigmentada e colorida corante.
      Nesse caso, a tinta black não pode ser utilizada, somente se a limpeza do reservatório black for feita, ai sim pode adicionar a tinta black pigmentada.
      As coloridas são corantes, igual a L395, então você pode utilizar.
      Qualquer dúvida estou a disposição no email: atendimento@valejet.com
      Atenciosamente, equipe Valejet.

       
  • Marcio
    22/05/2019 at 18:18
    Repetir

    Olá, posso colocar tinta corante paralela numa hp ink jet 412, é nova, não foi abastecida com nenhuma tinta

     
    • 24/05/2019 at 11:44
      Repetir

      Olá Mario!
      Sim, pode colocar desde que a tinta original também seja corante.
      Aconselhamos adicionar a paralela quando tiver mais ou menos um dedo de tinta ou mais para acabar, ou fazer a limpeza total do reservatório para adicionar a nova tinta.
      Atenciosamente, equipe Valejet.

       
  • Ana Carolina
    25/04/2019 at 03:23
    Repetir

    Tenho uma epson L395 que veio com as tintas epson que já utilizo, e veio com uma tinta preta a mais da marca Brother BT6001BK. Eu posso usar essa tinta preta para reposição?

     
    • 06/05/2019 at 11:46
      Repetir

      Olá Ana Carolina! Não, essa tinta não pode ser usada, provavelmente foi um brinde enviado por eles. Não indicamos o uso de outra marca que não seja do seu equipamento.
      Qualquer dúvida, estamos a disposição!
      Atenciosamente, Equipe Valejet.

       
  • Marcia
    03/04/2019 at 11:53
    Repetir

    Bom dia.. tenho uma Epson L4150 e veio as tintas 504… posso estar utilizando as tintas 664 da valejet? Obrigada.

     
    • 05/04/2019 at 09:40
      Repetir

      Olá Márcia.

      Se a sua impressora epson for usar corante mesmo, pode sim.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe | Valejet.com

       
  • Adalgiso Alves dos santos
    20/03/2019 at 11:15
    Repetir

    Comprei uma Multifuncional Epson L4150 nova em folha, ele veio com tintas originais Epson 504, posso usar tintas compatíveis da valejet para repor em cima das originais? me disseram que pode prejudicar a Multifuncional, é verdade?

     
    • 21/03/2019 at 08:54
      Repetir

      Olá Adalgiso.

      Pode sim, o ideal é que mantenha o mesmo tipo de tinta, por exemplo, se a original é corante você pode usar a compatível Valejet desde que seja corante, agora se for pigmentada você pode usar a compatível também, então é só manter tipo de tinta e a compatível atende bem, com impressões nítidas e perfeitamente boas como as originais.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe|Valejet.com

       
  • Veronica
    08/02/2019 at 23:41
    Repetir

    Como eu faço pra imprimir com as duas tintas? A sublimatica e a comum sem desperdiçar nenhuma? Tem que instalar outro bulkin adicional?

     
    • 11/02/2019 at 14:36
      Repetir

      Olá Veronica.

      No caso o ideal é usar outra impressora para usos comuns e gerais, para evitar que confunda a tinta e como a sublimatica não imprime coisas normais e a tinta comum não faz sublimação, ideal é mante-las em uso de impressoras diferentes.

      Equipe|Valejet.com

       
  • Adalgiso Alves dos santos
    04/02/2019 at 17:41
    Repetir

    Tenho uma Multinacional Canon Prixma G3000, to usando tinta preta Pigmentado da canon, e tinta Corante color nos tres compartimentos, Ciano, Amarelo e Magenta, até agora não deu Problema, será porque?

     
    • 06/02/2019 at 07:38
      Repetir

      Bom dia, Adalgiso.

      Normalmente as impressoras Canon só utilizam a preta pigmentada, e as coloridas corantes.
      Então no caso você está usando corretamente.

      Att. Equipe Valejet

       
  • Alvaro
    16/01/2019 at 16:12
    Repetir

    Tenho uma Epson L395 que usa tinta 664 e estou comprando uma Epson M105 que usa tinta 774. Há algum problema em usar a tinta 664 na M105?
    Obrigado

     
    • 06/02/2019 at 12:27
      Repetir

      Olá, Alvaro.

      Recomendamos que use a tinte específica para cada modelo.

      Att.

       
  • Rachel
    21/10/2018 at 10:53
    Repetir

    Olá,
    Acabei de compra um Epson 4160. Sabendo que a única tinta pigmentada seria a preta, minha dúvida é: posso usar as demais cores usando ronda pigmentada? Obg desde já

     
    • 06/02/2019 at 10:24
      Repetir

      Olá, Rachel.

      Você pode realizar a troca pelas tintas pigmentadas, porém é necessário realizar uma limpeza completa para não haver mistura das tintas.

      Att. Equipe Valejet

       
  • Édipo
    15/08/2018 at 23:33
    Repetir

    Tenho uma impressora Hp deskjet advantage 2646 comprei ela e venho com o bulk Ink mais a tinta acabou aí ganhei tintas da Epson posso utilizar sem problema ?

     
    • 25/08/2018 at 08:46
      Repetir

      Bom dia Édipo, tudo bem? Nós não recomendamos o uso de tintas específicas para uma marca ser usada em outra, pode entupir o cabeçote de impressão. Qualquer dúvida estamos a disposição :)

       
  • alejandro
    10/07/2018 at 18:40
    Repetir

    Posso usar tinta colorid pigmentada em impressoratanque da Epson? Tenho que trocar o tpo de tanque? Preciso trocar alguma outra peça da impressora?
    Obrigado

     
    • 12/07/2018 at 13:19
      Repetir

      Olá Alejandro! Pode usar sim, porém é muito importante que, a cada troca de tinta, o tank seja limpo para não haver contaminação. Siga as instruções do post que dará tudo certo.
      Se precisar esclarecer alguma dúvida mais específica também pode falar conosco pelo telefone 0800 608 0164, nossa central de atendimento terá prazer em te ajudar. Obrigado!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website