Dicas Empreendedorismo Sublimação

Camisetas para sublimação: Qual o melhor tecido?

camiseta branca

Profissionais que trabalham com sublimação ou com estamparia precisam conhecer o material mais adequado, principalmente no caso de camisetas para sublimação, que é o principal produto fornecido para o consumidor final.

O trabalho de sublimação deve ser o mais perfeito possível para que o tecido não apresente qualquer falha e, além disso, para que o próprio profissional não tenha prejuízos com produtos inadequados.

Algumas pessoas que trabalham com sublimação não sabem, mas não existe somente um tipo de tecido que pode ser utilizado para esse processo. São diversos os produtos que podem ser sublimados e, em razão disso, principalmente para quem está começando nessa atividade, é importante conhecer os materiais e as técnicas mais aplicadas.

Devemos lembrar ainda que o uso de uma boa impressora, do tipo de papel correta e das tintas sublimáticas de qualidade são essenciais para que o produto final tenha a melhor aparência, com desenhos detalhados e, ainda mais importante, para que tenham durabilidade.

A informação comum é que apenas tecidos que sejam totalmente de poliéster devem ser usados no trabalho de sublimação. No entanto, embora esses tecidos sejam os mais recomendados, existem outros tipos que podem passar pela sublimação, apresentando os mesmos resultados de um tecido de poliéster.

Assim, por exemplo, um tecido misto, que tenha em sua composição um mínimo de 60% de fibras sintéticas, seja a poliamida ou o poliéster, é bastante adequado para ser utilizado na sublimação.

Tecidos que podem ser usados para sublimação

tecido

Entre os tecidos mais utilizados na sublimação, podemos considerar o poliéster com algodão, o poliéster com elastano, o poliéster com viscose e a lycra de poliéster. Além disso, outros tipos de tecido também podem receber a estampa da sublimação com bastante qualidade, como a helanca light, o Oxford, o tactel, o cetim, a microfibra, a musseline, o crepe e a organza.

Contudo, devemos lembrar que tecidos de algodão e seda não são apropriados para o processo de sublimação, a não ser que os mesmos recebam o tratamento prévio com alguns produtos especiais.

Para o profissional que está começando, é importante saber que o processo não prejudica de forma alguma o tecido de poliéster, embora a qualidade final dependa dos meios por onde a sublimação é aplicada.

Os tecidos sintéticos, principalmente aqueles de poliéster, são tecidos com características especiais para a sublimação, principalmente apresentando maior resistência, o que permite que sejam lavados com mais facilidade.

Esse tipo de tecido dificilmente amassa, mas pode se queimar com maior facilidade se o profissional não gerar a temperatura e a pressão corretas na hora de fazer a sublimação. Assim, é importante ter muito cuidado na verificação da temperatura e nas demais exigências da prensa térmica.

Especificações dos tecidos utilizados na sublimação

Os tecidos produzidos totalmente com poliéster, de uma forma geral, são perfeitamente adequados para a sublimação, sendo considerado o melhor para esse tipo de estamparia. Em tecidos feitos com fibras naturais, tanto de origem animal quanto vegetal, a sublimação não pode ser feita, deixando a imagem muito apagada.

Os tecidos que podem ser usados na sublimação são classificados em algumas categorias, dependendo da quantidade de poliéster presente em sua composição. No entanto, qualquer tecido precisa ter um mínimo de 50% do material sintético e, quanto maior for o percentual de poliéster, melhor será a qualidade da estampa, apresentando uma imagem clara e bem definida.

Os tecidos e suas classificações para a sublimação são os seguintes:

1.    Tecido PP, com 100% de poliéster

O tecido totalmente de poliéster é o mais indicado para a sublimação, seja para materiais promocionais ou para uso comum, além de roupas esportivas. Com 100% de poliéster, a estampa terá uma colocação mais intensa, deixando as imagens totalmente visíveis em todos os seus detalhes.

Quando se trata de roupas esportivas, a sublimação pode ser também aplicada em materiais como o Dry-Fit, um tecido leve e que apresenta boa elasticidade. No Dry-Fit, as condições de transferência da estampa são mais altas, possibilitando maior brilho nas cores, o que é realçado pelo próprio material.

Nesse tipo de tecido, no entanto, é preciso tomar muito cuidado com a temperatura e com o tempo de prensagem para não danificar o tecido durante o processo, já que ele é mais delicado.

2.    Tecido PV, com poliéster e viscose

Camisetas personalizadas e uniformes escolares produzidos com o tecido PV contém, geralmente, 67% de poliéster e 33% de viscose, oferecendo uma qualidade de sublimação moderada

A viscose é um tipo de fibra artificial produzido com celulose e, dessa forma, a estampa se apresenta um pouco mais desbotada, parecendo que foi lavada diversas vezes.

3.    Tecido PA, com poliéster e algodão

Da mesma forma como o tecido PV, o tecido PA possui 67% de poliéster, mas contendo 33% de algodão, o que também vai oferecer uma qualidade de estampa moderada no processo de sublimação.

O acabamento nesse tipo de tecido é bastante semelhante ao do PV, embora o algodão ofereça maior conforto e maciez ao usuário. Contudo, depois da primeira lavagem desse tipo de malha, a estampa perde um pouco da tonalidade, também se tornando mais desbotada.

4.    Tecido PA, com poliéster e algodão 50%

Algumas malhas apresentam metade de poliéster e metade de algodão em sua composição e, nesse caso, a qualidade da imagem no processo de sublimação é bastante reduzida.

Mesmo que o material oferece maior maciez ao usuário, o trabalho de sublimação não é o mesmo que no tecido PA com 67% de poliéster e a imagem irá apresentar desbotamento ainda maior do que no tecido com menor quantidade de algodão.

5.    Tecido PET, com poliéster e algodão 50%

Esse é um tipo de tecido especial, fabricado a partir da reciclagem de garrafas PE na proporção de 50%, com a outra metade de algodão. É um tipo de malha considerado ecológico e sustentável, que oferece bastante conforto ao usuário. No entanto, em trabalhos de sublimação, a estampa irá ficar desbotada, como acontece no tecido de poliéster normal e de algodão.

Valejet: para você encontrar materiais e camisetas para sublimação

Nos materiais que informamos para o processo de sublimação, um fator importante é a qualidade das tintas e suprimentos. Oferecemos também camisetas para sublimação. Para que você possa conseguir bons resultados em sua atividade, procure as tintas sublimática e outros insumos necessários na Valejet.com.

Oferecemos a você a maior variedade do mercado, além de uma equipe especializada que poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

 
Posts relacionados
Vídeo Recarga do Toner HP C3906A | 06A | 5L | 6L – Treinamento ValeJet Shop
economia de tintas
Dica: Desabilitar a cor da impressão para economizar tinta
o-que-e-sublimacao-em-tecido
O que é Sublimação em tecido?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website