A remanufatura de cartuchos de toner é um processo que deve ser aplicado por profissionais capacitados, devendo começar com a abertura do cartucho e com sua completa desmontagem para total limpeza de resíduos do toner antigo. Todos os contatos e o interior do cartucho de toner devem ser limpos, com a substituição das peças essenciais que apresentam qualquer defeito. Somente depois é adicionado o novo toner e o cartucho é remontado e testado.
O teste de impressão final e sua homologação é essencial para que se tenha a certeza de sua condição de aprovado, para que o cartucho de toner possa ser utilizado novamente. Clique em leia mais e conheça a diferença entre o processo de Remanufatura e Recarga de Cartucho!
Um cartucho remanufaturado oferece qualidade de impressão até duas vezes maior do que numa simples recarga.
A recarga de cartucho de toner, por sua vez, é um procedimento em que o recipiente não recebe qualquer tipo de manutenção, ou seja, o processo é apenas da recarga de cartucho com uma nova quantidade de pó de toner.
Nesse caso, o novo toner é misturado com aquele que ainda apresenta resíduos no cartucho de toner e, em consequência, o toner poderá irá imprimir menor número de páginas. A qualidade de impressão poderá ficar comprometida, além do que as peças da impressora também poderão apresentar maior desgaste.
A remanufatura de cartuchos de toner e a recarga na reciclagem
Um cartucho de toner remanufaturado passa, portanto, por um conjunto de procedimentos que o torna novamente utilizável para impressão, trocando não apenas o pó, mas também as peças que apresentam essa necessidade. Mesmo que o termo remanufatura seja confundido com reciclagem, a remanufatura tem um objetivo totalmente diferente.
A recarga, por sua vez, é uma operação bastante simples, com nova carga de toner no cartucho, devendo ser vista como um procedimento não tão eficiente e, portanto, não indicado para o cartucho de toner.
Observamos, assim, que a recarga é apenas uma das etapas do processo de remanufatura do cartucho de toner, não sendo na verdade um processo de reciclagem, se dermos a esse termo a conotação de sustentabilidade ecológica e de responsabilidade com o meio ambiente.
Quantas remanufaturas podem ser feitas no cartucho de toner?
Os números da quantidade de remanufatura por que pode passar um cartucho de toner são inconsistentes, não refletindo exatamente o que acontece na impressão diária. Não é possível fazer uma previsão exata das vezes que um cartucho pode ser remanufaturado, continuando a imprimir com a mesma qualidade.
Isso ocorre em decorrência de não se saber como foi produzido o cartucho de toner, as formas como foi armazenado, quantas páginas chegou a imprimir e, principalmente, em que condições técnicas se encontra a impressora em que ele foi utilizado.
Na condição de remanufaturado, o cartucho de toner pode ser usado inúmeras vezes, desde que os responsáveis pela remanufatura façam a correta substituição das peças e aplique um teste de impressão final adequado, devendo o usuário também tomar os cuidados necessários com sua impressora.
Como é feito o processo de remanufatura do cartucho de toner
A remanufatura de um cartucho de toner passa por uma série de etapas que devem ser feitas com cuidado e com atenção por parte do profissional responsável:
- Primeiro, o cartucho passa por um teste de impressão prévio, com análise de como está imprimindo;
- Em seguida, o cartucho deve ser aberto, com a desmontagem de todas as suas peças;
- O cartucho deve passar por uma limpeza dos resíduos do toner anterior, com limpeza também dos contatos com a impressora e a limpeza de suas peças internas;
- As peças que apresentarem qualquer desgaste ou defeito devem ser substituídas;
- Por fim, o cartucho de toner recebe a nova carga de pó, passando pela remontagem de suas peças;
- Após o teste de impressão final, o cartucho de toner pode ser novamente utilizado.
Por que remanufaturar os cartuchos de toner?
O cartucho de toner remanufaturado é um cartucho totalmente reciclado, saindo por um valor até 60% mais barato do que um novo. Com a remanufatura, é possível contribuir com a redução de lixo jogado no meio ambiente, obtendo a mesma qualidade de impressão, com garantia do fornecedor.
A remanufatura de cartucho de toner permite aproveitar o acessório através de processos avançados, aplicando técnicas que garantem sua manutenção e prolongando sua vida útil, além de preservar o meio ambiente.
Na remanufatura, o cartucho de toner é identificado e analisado em todas as suas peças, entre elas o Cilindro Fotocondutor, as Lâminas, o Rolo Magnético, o Rolo de Carga PCR e as Engrenagens.
Se todas as peças estiverem funcionando e não apresentarem defeitos ou desgastes, o cartucho de toner é enviado para o laboratório, onde terá todas as peças desmontadas, limpas e polidas, com a retirada de todo o resíduo do pó anterior que estava usando.
Havendo necessidade de troca de peças, todas são substituídas por novas. Se não houver essa necessidade, o novo pó de toner é adicionado e o cartucho pode ser novamente utilizado.
Comprar Cartuchos Remanufaturados e Insumos para Recarga de Cartucho
Todos os Toners Remanufaturados da Valejet.com são homologados e desenvolvidos para oferecer alta performance e suprir a necessidade de um Toner Original, se destacando pelo custo – benefício. Produtos testados, com garantia e compatibilidade com diversas marcas e modelos de Impressoras. Compare nossos preços e acima de tudo nossa qualidade, no mercado há mais de 17 anos, a Valejet é referência no segmento de produtos para impressão, contando com a linha completa de insumos para recarga de cartucho e toner para profissionais ou usuários de primeira viagem que optam pela recarga e remanufatura.