Muitos brasileiros sonham em ter sua própria empresa, mas para consolidar esta posição no mercado de trabalho precisam passar por alguns aspectos burocráticos o que pode ser desanimador e exigir um investimento de dinheiro e paciência maior que o esperado.
Pensando nisso existe o MEI – Microempreendedor Individual, um sistema promovido pelo SEBRAE de forma muito simplificada, que auxiliará você à se desenvolver e crescer em seu ramo de atuação.
Como funciona?
Vamos utilizar como exemplo um caso que acontece muito no cenário em que estamos: Matheus comprou algumas tintas para recarga, refis de toner, acessórios para recarga e passou a realizar remanufatura de cartuchos no bairro onde vive. Após alguns tempos o bairro vizinho passou a contratar o serviço de Matheus, e depois de mais alguns meses as outras regiões também. Em dado momento Matheus percebeu que era hora de abrir um negócio próprio e se sentiu perdido sobre o procedimento para que isso acontecesse, pois não tinha como investir muito dinheiro de imediato e precisava de novas condições de trabalho.
É aí que entra o MEI!
Matheus pagará uma taxa mínima de INSS, ICMS e ISS e estará dispensado de escrituração fiscal e contábil. Apesar disso ele poderá desenvolver um outro profissional através de contratação legal e terá acesso à serviços bancários, formalização sem muita burocracia, redução nos tributos e o melhor de tudo – totalmente dentro da lei.
Essa é uma solução simples e interessante aos iniciantes, a partir de o momento em que você está consolidado se tornará necessário um upgrade em seu perfil empresarial, porém neste momento você já estará em um posicionamento mais sólido e terá a chance de crescer ainda mais.
Não perca a oportunidade de realizar seu sonho! Se informe no site do SEBRAE ou se inscreva para regularização do MEI no Portal do Empreendedor. Fique ligado na Valejet.com e saiba tudo sobre cartuchos, toners e insumos para recarga, além de dicas de empreendedorismo, seja aqui em nosso blog, em nosso Facebook, Twitter ou Google +.