Navegando pela net me deparei com a seguinte pergunta: “Como é que funciona a impressão em máquinas de cartão de crédito/débito? Tem cartuchos de tinta lá dentro? Nunca vi ninguém trocar tinta, só bobina”. Em dado momento ela chegou a dizer que já pensou que o “cartucho da maquininha fosse infinito”. É algo cotidiano que algumas pessoas sabem, mas outras não.
De fato essas máquinas, não só as de cartão de crédito, mas as chamadas impressoras térmicas, não necessitam de cartuchos, porque o processo de “escrita” funciona de maneira térmica, ou seja, usando apenas o aquecimento para transferir ao papel as informações. O calor em contato com o revestimento da face do papel termocrômico ou térmico como é mais conhecido, que costuma ser azul ou amarelo, transforma o espaço vazio em caracteres.
Encontramos com frequência o papel térmico em:
- Cupons fiscais
- Extratos bancários
- Bilhetes de loteria
- Comprovantes de cartão de crédito
- Comprovante de votação
- Ticket de pedágio
Você também já deve ter percebido que esse tipo de documento desbota com o tempo a ponto de sumir completamente o seu conteúdo, por este motivo, essas notas e comprovantes não possuem valor legal. Servem somente pra controle em um curto espaço de tempo.
Parece banal, mas acredite, a dúvida é real. Não é difícil encontrar na internet casos onde resolveram passar o bilhete do jogo lotérico a ferro porque estava amassado e o papel ficou completamente preto, rsrsrs. Se o papel é térmico e você precisa dele, mantenha longe do calor.
Até a próxima!
Bom dia, a minha maquininha de cartão está imprimindo muito fraco, as bobinas são as que a própria REDE manda. Tem alguma coisa ou comando que posso fazer nela pra aumentar a temperatura ou a velocidade de impressão pra que esse problema seja corrigido?
Obrigada
Boa tarde Maria!
Infelizmente esses detalhes mais técnicos não conseguimos te ajudar.
O correto seria entrar em contato com o suporte da REDE, para possível resolução de seu problema.
Atenciosamente, equipe Valejet.
Oi gostaria de saber porque ta tão fraca a impresao da minha bobina sera que a qualidade dela é ruim
Olá Dieniffer! Tudo bem?
Primeiramente muito obrigada pelo seu contato.
Neste caso, pode ser, a temperatura do cabeçote estar baixa demais para aquele substrato.
Velocidade de impressão muito alta também podem fazer com que o cabeçote de impressão não fique em contato por tempo o suficiente para sensibilizar o papel.
Às vezes esse problema também pode ser causado por uma bobina muito velha ou papel térmico com defeito.
Atenciosamente, equipe Valejet.
Ótimo post parabéns! Me ajudou muito a elucidar esse mundo das impressoras térmicas! muito obrigado!
Boa noite gostaria de saber se o papel térmico é feito com polieterimida ( PEI) POLÍMERO