O toner consiste em uma tinta em pó que é carregada eletricamente pela impressora com carga positiva, que ao entrar em contato com carga negativa adere ao cilindro fotocondutor que transfere para o papel o que foi carregado, logo processado na memória da máquina gravando-o com conteúdo.
Atualmente os toners são formados por componentes básicos de pigmento e plástico. Os primeiros toners criados utilizavam-se de pó de carbono, recurso que hoje já não é mais utilizado. Percebeu-se que este material puro não agia de forma eficaz, danificando as impressões, foi então que ao pó de carbono foi adicionado um polímero designado para aperfeiçoar a qualidade da impressão. E deu certo! Os polímeros mais utilizados são o Estireno Acrilato Copolímero e a Resina de Poliéster.
Cartuchos de Toner Compatíveis e Remanufaturados – Vale a Pena Confiar?
Ao falarmos sobre suprimentos para impressão, há muitas derivações: compatíveis, remanufaturados, recarregáveis. Tais nomenclaturas acabam confundindo o consumidor sobre seu funcionamento. Para esclarecer algumas dúvidas, explicamos o que difere cada um. Confira:
Toners Compatíveis são uma versão genérica do original. São produtos totalmente novos, importados e 100% compatíveis com os modelos das impressoras. Além disso, possuem a mesma funcionalidade, volume de tinta ou pó e rendimento que um original, porém com um valor mais baixo.
Já os Remanufaturados são cartuchos que depois de feita uma manutenção das peças – limpeza, troca. São postos novamente a venda, eles são testados e aprovados individualmente para que assim possam ser reaproveitados. E não invalidam a garantia da impressora.
Porém a dúvida que fica na cabeça dos consumidores é se a qualidade desses produtos é confiável, já que não são toners originais.
E a resposta é SIM, são produtos de confiança e tudo deve funcionar perfeitamente e com a mesma performance, desde que o produto tenha boa qualidade. Mas como saber se o seu toner é de qualidade e possui um bom rendimento? Para isso foi criado o ISO/IEC 19798.
Conhecendo o ISO/IEC 19798
Todos os produtos eletrônicos possuem normas e órgãos que regulamentam o rendimento e a sua qualidade, é o caso do Inmetro e Anatel. Por que então seria diferente com cartuchos e toners? Uma norma da International Organization for Standardization (ISO) define parâmetros de rendimento e qualidade dos consumíveis de impressoras: o ISO/IEC 19798. Durante um tempo os fabricantes utilizavam próprios padrões para medir qualidade e rendimento, além da vida útil dos produtos. O que causava uma desconfiança dos consumidores que não tinham informações confiáveis.
Buscando mudar essa visão, a parceria entre a ISO e as principais fabricantes do segmento definiu um sistema de avaliação que determina o rendimento dos consumíveis. Devido à sua credibilidade e avaliação criteriosa, o sistema – chamado ISO/IEC 19798 – tem sido adotado por grandes empresas do setor, como Lexmark e HP. Esse novo padrão é complementar ao ISO/IEC 19752, que mede a produtividade de consumíveis monocromáticos (preto e branco).
E Por que esses Padrões de Rendimento são Importantes?
Esses padrões de rendimento em páginas o ajudarão a tomar decisões de compra mais informadas por meio da avaliação dos rendimentos dos cartuchos de maneira objetiva e precisa. Os novos padrões ISO de rendimento de cartuchos de jato de tinta e de toner definem claramente os principais atributos que afetam o rendimento em páginas e aplicam análises estatísticas rigorosas para que todos os fabricantes possam usar a mesma metodologia na medição de rendimento.
Portanto, informe-se sobre qual é o melhor toner para sua impressora. A Valejet.com contribui para fortalecer a ideia de que é preciso reutilizar para preservar. Reduzir os custos de nossos clientes é um dos principais objetivos e foco. Isto significa prover a mais alta qualidade através de produtos confiáveis.