Impressão

Impressão Duplex: saiba como imprimir frente e verso e economize

Existem impressoras que oferecem a opção de impressão frente e verso, usando os dois lados da folha de papel, a chamada impressão duplex automática, enquanto outras fornecem instruções para que o usuário possa fazer esse tipo de impressão, reinserindo as páginas manualmente para o segundo lado da folha, a chamada impressão duplex manual. Há também aquelas impressoras que não dão suporte à impressão frente e verso. Para saber se sua impressora permite esse tipo de impressão, economizando papel ou fazendo um trabalho mais perfeito, você precisa consultar a configuração.

Além disso, existem alguns tipos de arquivos que precisam que o usuário mude a configuração para conseguir um trabalho de impressão mais perfeito, como é o caso do Adobe Reader. Quando você imprime arquivos Adobe Reader em impressoras mais simples, geralmente também é preciso mudar a configuração.

Vamos ver, a seguir, como fazer esse processo, já que imprimir frente e verso é uma forma de economizar papel e de ajudar o meio ambiente. Além disso, se você fizer um bom trabalho, a impressão vai ficar com a aparência de livro, o que vai facilitar a leitura de alguns formatos de arquivo. Acompanhe!

saiba-como-imprimir-frente-e-verso

Como saber se a Impressora imprime frente e verso

Para saber se sua impressora oferece suporte à impressão frente e verso, ou impressão duplex, é preciso verificar o manual ou entrar no site do fabricante. Se você não tem o manual, existe outro meio: basta seguir um dos procedimentos a seguir.

  • No arquivo que deseja imprimir, clique na guia Arquivo;
  • Em seguida, clique em Imprimir;
  • Na opção Configurações, clique em Imprimir em um Lado. Se, por acaso você também encontrar Imprimir em Ambos os Lados, sua impressora está automaticamente configurada para a impressão frente e verso.

Mas, atenção: se, por acaso, você está imprimindo numa impressora multifuncional que também é compatível com cópias em frente e verso, possivelmente ela também vai oferecer suporte à impressão duplex automática.

Se você está trabalhando numa rede e possui mais de uma impressora instalada, é bem possível que uma impressora ofereça suporte para a impressão duplex e a outra não. Nesse caso, é preciso selecionar antes a impressora, tornando-a padrão.

Como configurar uma impressora para impressão frente e verso

No caso de ter uma impressora que não ofereça suporte à impressão frente e verso, existem duas opções para conseguir esse resultado: você pode usar a impressão Manual ou pode imprimir as páginas pares e as páginas ímpares separadamente.

Como imprimir frente e verso manual

Quando a impressora não oferecer suporte à impressão frente e verso, é preciso imprimir todas as páginas que devem ficar em um lado do papel e, depois que o sistema solicitar, virar a pilha de papel na bandeja e inserir as páginas na impressora novamente.

Se estiver imprimindo arquivos em Word, você deve seguir os seguintes passos:

  • Clicar na guia Arquivo e, em seguida, clicar em Imprimir;
  • Em Configurações, clique em Imprimir em um Lado e, em seguida, clique em Imprimir Manualmente nos Dois Lados.

Depois de imprimir na ordem certa as folhas de um lado do papel, o Word vai pedir para você virar a pilha e inserir as páginas na impressora novamente.

Se este for o procedimento e você não tiver certeza de como virar a pilha de papel, faça um teste antes, com uma folha só, para verificar a forma correta de recarregar as páginas na impressora que estiver usando para não cometer erros, como, por exemplo, uma página sair na forma correta e a outra invertida, ou até mesmo imprimir novamente no mesmo lado do papel, sobre o que já está impresso.

saiba-como-imprimir-frente-e-verso-3

Como imprimir páginas pares e ímpares

Você pode escolher também outro procedimento para imprimir frente e verso:

  • Clique na guia Arquivo e, em seguida, em Imprimir;
  • Em Configurações, clique em Imprimir Todas as Páginas e, na parte inferior da janela de opções, clique em Imprimir só Páginas Ímpares;
  • Clique novamente no botão Imprimir depois de escolher a opção.

Depois que todas as páginas ímpares estiverem impressas, inverta a pilha de páginas e coloque novamente na gaveta de alimentação da impressora. Vá até a opção Configurações, clique em Imprimir Todas as Páginas e, na parte inferior da galeria, clique em Imprimir só Páginas Pares.

Retorne ao botão Imprimir na parte superior da galeria e clique novamente.

Para ter a garantia de que todas as páginas estejam impressas na ordem correta, quando estiver imprimindo páginas pares e ímpares, clique na opção Arquivo > Opções > Avançado > Imprimir.

Você vai encontrar a opção Imprimir na Frente, para impressão frente e verso, ou Imprimir no Verso, para essa mesma forma de impressão.

Como imprimir frente e verso com a ajuda do Adobe Reader

No Adobe Reader, acesse as configurações de impressão. Para isso, basta pressionar Ctrl + P ou clicar no menu Arquivo > Imprimir.

blog 3

Abra as configurações de impressão e na janela de opções expanda o item Mais Opções, selecionando a opção Somente Páginas Ímpares e marcando, em seguida, Reverter Páginas.

Depois de feito isso, clique em Imprimir.

Quando tudo estiver impresso, reverta a ordem de impressão e imprima apenas as páginas pares. Para isso, coloque novamente as folhas na bandeja de alimentação da impressora para que a impressão seja feita no verso.

Tome cuidado para que a impressão não fique de ponta cabeça (siga o mesmo conselho anterior: se não souber como inverter o papel, faça um teste usando apenas uma folha).

Agora é só voltar às configurações de impressão e selecionar Somente Páginas Pares.

blog 5

Pronto. Assim você vai conseguir aproveitar os dois lados da folha de papel, mesmo numa impressora simples, que não tenha configuração avançada para impressão frente e verso.

como-escolher-a-melhor-impressora-wi-fi-2

Comprar Impressoras Duplex

Como vimos, mesmo se a impressora não imprimir frente e verso, existem meios para conseguir essa função. No entanto, se você usa muito esse tipo de impressão, troque sua impressora por uma nova. A economia devido este tipo de impressão é visível e a longo prazo traz um excelente retorno, tanto na redução de utilização de suprimentos como o papel e aumento da sustentabilidade do local.

Na Valejet.com você encontra impressoras dos mais diversos tipos e modelos, com os mais recentes lançamentos. Visite nossa seção de impressoras e faça sua escolha: você pode ter uma impressora novinha com todas as funções que você precisa com as melhores condições de pagamento.

 
Posts relacionados
Scanner portátil é o melhor aliado da agilidade
Qual é o rendimento de uma fita de impressora matricial?
Economia de Papel nas Empresas
Economia de papel: como realizar nas empresas?
2 Comentários
  • Fernanda Morais
    03/09/2019 at 16:26
    Repetir

    Como imprimir frente e verso e não verso? Fiquei confusa

     
    • 28/10/2019 at 11:27
      Repetir

      Olá Fernanda.

      Algumas impressoras tem opção duplex automática outras não. Para saber se sua impressora permite esse tipo de impressão, economizando papel ou fazendo um trabalho mais perfeito, você precisa consultar a configuração.

      Atenciosamente | Equipe Valejet.com

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website