Casa e decoração Dicas Especial Matérias

Quem Inventou o Aspirador de Pó?

O aspirador de pó era o desejo de todas as donas de casa em todos os tempos, mas foi somente no século XIX que surgiram as primeiras ideias para este eletrodoméstico tão essencial para ajudar na limpeza da casa.
Os primeiros resultados, no entanto, não foram tão satisfatórios, já que o aparelho inventado apenas trocava o lixo de lugar, não os eliminando do espaço que estava sendo limpo. Pior que isso, os primeiros aparelhos precisavam de duas pessoas para funcionar, uma bombeando o ar e outra apontando o tubo na direção certa.
O inventor do primeiro aspirador de pó foi Ives McGaffey, um inventor norte-americano, que construiu um aparelho em madeira e lona, funcionando por um sistema manual, bombeando o pó para dentro de um saco de aspirador. O aparelho, batizado de Whirlwind, era vendido por 25 dólares, na época.
O primeiro aspirador de pó que criava vácuo foi inventado em 1901 por Hubert Cecil Booth, engenheiro inglês que, depois de ter visto os aparelhos existentes, imaginou que seria mais eficiente um aparelho que aspirasse o pó diretamente. Seu aspirador de pó foi chamado de Puffing Billy e, inicialmente, funcionava com motor a óleo.
O era sugado por uma bomba de êmbolo, através de um longo tubo, com um bocal na extremidade, tendo um filtro de pano e mantendo os resíduos depositados numa embalagem fechada.
Contudo, não se tratava ainda, especificamente, de um aparelho eletrodoméstico, mas de um aspirador de pó profissional, já que era de grandes dimensões, exigindo ser transportado por uma carroça a cavalos, impedindo sua comercialização em nível doméstico. Booth, aproveitando a intenção, criou uma empresa de limpeza, que ia de casa em casa para atender os clientes. O aparelho ficava fora da casa, sobre a carroça, e o tubo era passado através das janelas para fazer a limpeza no interior.

A eletricidade para melhorar o Aspirador de Pó

quem-inventou-o-aspirador-de-po-2

Mas Booth não deixou de procurar uma solução melhor. Quando a eletricidade se tornou mais comum, ele inventou um motor elétrico para o vácuo, bem menor e mais eficiente que o anterior.
O novo aspirador de pó, chamado de Goblin, começou a ser comercializado em 1926, com uma inovação: possuía no bocal rolos de cerdas para ajudar a tirar a poeira e as sujeiras mais difíceis.
O conceito de Booth para o equipamento foi tão eficiente que, desde então, os aparelhos foram se modernizando e se tornando cada vez mais portáteis e funcionais. A ideia básica se manteve, com o corpo do aspirador de pó para o sistema de vácuo, o filtro de pó, e o saco para aspirador de pó.
Depois disso, a Hoover criou uma máquina que possuía um cabo com um saco de lixo fixado e com rodas. O aspirador de pó Electrolux incluiu o saco numa caixa também provida de rodas, garantindo maior flexibilidade e maleabilidade.
O aspirador portátil surgiu, finalmente, na década de 1960, mais leve e mais prático, ideal para as operações de limpeza domésticas. Hoje, a maior parte das casas possuem um aparelho de aspirar pó ou possuem um sistema de aspiração central, que dispensa o aparelho, mas ainda mantém exatamente o mesmo conceito de funcionamento.
A partir daí, diversas fábricas lançaram os mais diferentes modelos, sem, no entanto, apresentar grandes alterações nas características gerais do aparelho. Somente a partir da década de 1980 é que surgiram algumas inovações proporcionadas por novas tecnologias.
Entre as novidades trazidas para o aspirador de pó, está a nova funcionalidade de aspirador de pó e água, com aparelhos que são especialmente construídos para serem usados com todo tipo de sujeira, seca ou molhada, podendo tanto limpar migalhas de comida como líquidos derramados.

Onde comprar o melhor aspirador de pó

quem-inventou-o-aspirador-de-po-onde-comprar-o-melhor-aspirador-de-po

Para comprar o seu novo aspirador de pó e trocar o velho aparelho pelos mais modernos, como um aspirador de pó Electrolux Neo, você pode contar com a Valejet. Temos os melhores aparelhos do mercado a preços irresistivelmente atraentes. Também oferecemos Sacos para Aspirador de Pó utilizados para acondicionar a sujeira aspirada. Consulte nossa página.

 
Posts relacionados
Saiba Para que Servem as Lâminas de Limpeza e Dosagem
Minuto Valejet – Como Conservar o Cartucho de Tinta?
Impressora mentirosa? Seu cartucho não acabou

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website