Como usar Dicas Impressão Sublimação

Perfil de cores: O que é e como instalar

perfil de cores

O perfil de cores é um conjunto de dados que estabelece a cor certa para uma determinada imagem, como acontece com o CMYK ou o RGB. A maior parte dos perfis de cores estão em arquivos com extensão ICC ou ICM.

Além disso, o perfil de cores pode estar embutido na própria imagem, especificando a gama de cores dos dados, o que garante que o usuário utilize a mesma cor, mesmo que esteja usando um dispositivo diferente.

O correto é que cada dispositivo que seja utilizado para trabalhar com imagens tenha o seu próprio perfil de cores ICC, fazendo com que o sistema mantenha um fluxo de trabalho com todas as cores gerenciadas do começo ao fim, dando elas estejam corretas e que não sejam modificadas com a impressão.

Perfil de cores na sublimação: maior qualidade na produção

A importância dada ao perfil de cores, portanto, vai garantir que o trabalho feito na sublimação tenha sempre a mesma qualidade, mesmo que o dispositivo utilizado seja diferente, ou mesmo que a impressora seja outra.

Para quem trabalha com sublimação, existem alguns fatores importantes a conhecer sobre as cores.

Em primeiro lugar, quando vemos as cores no monitor, estamos utilizando o sistema RGB, baseado na luz, ou na tonalidade. As cores vistas no monitor são uma variação de intensidade da luz das cores primárias, ou seja, vermelha (Red), verde (Green) e Azul (Blue). cada pixel, ou pontinho na tela, é formado pela variação e pela mistura das 3 cores do RGB.

Quanto estamos trabalhando com impressão, as cores utilizam o sistema baseado em tonalidades das tintas utilizadas, ou seja, utilizamos o sistema CMYK, formado pelas cores ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (Black).

Do mesmo jeito que no RGB, cada pixel (ou ponto) que compõe a imagem impressa é resultado da mistura das tintas presentes no tanque de tinta ou no cartucho.

Assim, todas as cores que obtemos na impressão podem ser reproduzidas com a mistura das tintas e, dessa forma, o monitor oferece cores que a impressora não vai conseguir imprimir.

Como são identificadas as cores

perfil de cores

O sistema do perfil de cores RGB estabelece uma graduação para identificar as cores. Assim, a cor preta, por exemplo, possui a seguinte numeração: R = 0, G = 0, B = 0. Todas as cores do sistema, dessa forma, estão apagadas. Quando queremos a cor branca, devemos colocar todas as cores em 255.

As cores apresentadas no monitor, portanto, são variações das combinações de números entre 0 e 255, com cada cor representada por uma combinação da graduação das 3 luzes.

Quando vemos uma imagem na tela, não estamos vendo a cor absoluta, uma vez que a tonalidade de qualquer cor vista no monitor vai depender do brilho, do contrasta, da matiz e da vivacidade.

Além disso, a tonalidade da cor no monitor depende também do próprio equipamento, do material da tela. Tudo vai contribuir para o resultado final da tonalidade da cor apresentada, ou seja, uma cor vista na tela de um iPad não é a mesma que vemos na tela de um Samsung.

Se o monitor não estiver devidamente calibrado, portanto, não tem como saber se a cor que estamos vendo é uma cor RGB absoluta.

Como fazer para conseguir a cor certa na sublimação?

Para garantir que uma estampa terá a cor certa, ou a cor RGB absoluta, devemos usar o perfil de cores nos trabalhos de sublimação.

Uma das funções do perfil de cores ICC e possibilitar e garantir que a estampa tenha cor certa e, para isso, o arquivo vai traduzir e ajustar cada pontinho de luz que estiver sendo impresso, fazendo com que o resultado seja a cor RGB absoluta, ou como RGB padrão.

Alguns fatores influenciam na produção do perfil de cores correto, como veremos a seguir:

  • A cor utilizada que, dependendo da marca, de suas características e de sua qualidade, irá imprimir de uma ou de outra forma;
  • A impressora, que analisa uma determinada cor de forma diferente. Assim, por exemplo, se você imprimir uma cor verde em uma impressora Epson ou em uma impressora HP, usando a mesma marca de tinta, pode ter diferenças na tonalidade;
  • O papel, cuja textura e cor também influenciam, além de sua própria característica, como ser resinado ou não;
  • O processo de impressão aplicado, cujas configurações podem alterar a tonalidade da cor;
  • O processo de sublimação, que pode oferecer diferenças. Assim, se você dividir uma impressão ao meio e estampar metade com um tempo e temperatura diferentes da outra metade, terá diferença na tonalidade das cores;
  • O próprio substrato, que são diferentes. Se você fizer a sublimação em uma caneca, não terá a mesma tonalidade da sublimação em um tecido ou em um chinelo. A variação dos substratos também interferem na tonalidade da cor estampada.

 

Dependendo, portanto, do grau de precisão que você pretende obter, todos esses fatores devem ser analisados e administrados, principalmente quanto estiver fazendo uma série de um mesmo produto, fazendo com que todos sejam exatamente iguais.

O perfil de cores na sublimação

Na sublimação é preciso muito cuidado com o perfil de cores, já que qualquer alteração pode mudar a tonalidade, mesmo a mudança de uma impressora para outra. Assim, não se deve usar o perfil de cores estabelecido para uma tinta em uma impressora com outra marca de tinta.

Caso você faça uma impressão no modo automático, o perfil de cores original da impressora será o utilizado, proporcionando um melhor resultado, quando se pensa em saturação e vivacidade, mas isso não vai garantir a maior fidelidade da cor.

Contudo, não ter um perfil de cores também não quer dizer que você não possa fazer o trabalho de sublimação. É possível imprimir e sublimar com uma tinta sem perfil, mas isso não vai garantir a fidelidade das cores vistas na tela.

Sublimação e perfil de cores na Valejet.com

compre na valejet

Se você precisa conhecer mais sobre o tema, acesse nosso site exclusivo de sublimação e tintas para impressora. No site você vai encontrar o suporte para trabalhar com sublimação, com material de apoio e conteúdo completo e atualizado sobre sublimação e impressão. Você pode também encontrar em nosso site os perfis de cores das nossas tintas e de outras que vendemos.

 
Posts relacionados
Curiosidades: Como surgiu as Caixas de Correio?
Solucionando problemas na hora de imprimir arquivos PDF
imprima gastando pouco papel
5 Dicas Para Imprimir Mais Gastando Pouco Papel

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website