Casa e decoração Dicas Especial

#Lar: Entenda a importância do Certificado INMETRO nos produtos que você adquirir

INMETRO é a sigla do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, uma autarquia federal que está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior.
Sua atuação faz parte da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a Conmetro, que é um colegiado formado por profissionais de diversos ministérios, atuando em conjunto com o SINMETRO, o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
As três instituições, SINMETRO, Conmetro e INMETRO, foram criadas em 1973. Na época, o INMETRO substitui outra entidade já existente e dedicada às mesmas soluções, o INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas, permitindo, a partir daí, ampliar o seu raio de atuação para atender às diversas necessidades em todas as áreas onde deve haver padronização.
Com sua atuação, o INMETRO tem como objetivo criar meios para que as empresas nacionais possam padronizar seus produtos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.
Dessa forma, tudo o que você compra e que possui o Certificado do INMETRO, é um produto que merece confiança, podendo ser adquirido com a certeza de que segue os regulamentos e a legislação e que oferecem segurança no seu uso, desde que, evidentemente, sejam utilizados dentro de suas aplicações e com os cuidados necessários. Saiba mais sobre a importância do selo INMETRO nos produtos que você queira adquirir e saiba onde comprar Produtos para Casa e Volta às Aulas com certificação INMETRO.

Atribuições-e-competências-do-INMETRO-1
Atribuições e competências do INMETRO

O INMETRO tem, entre suas competências e atribuições, algumas que se destacam, como, por exemplo:
• Cuidar para que as políticas nacionais de metrologia e de qualidade sejam executadas;
• Verificar se estão sendo observadas as normas técnicas e legais com relação às unidades de medida, métodos de medição, instrumentos de medição, produtos pré-medidos e medidas materializadas;
• Conservar e manter os padrões de unidades de medida, implantando a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida brasileiras, mantendo-as de forma harmônica e compatíveis também com o mercado internacional, fazendo com que os produtos nacionais sejam aceitos em qualquer país do mundo e garantindo sua qualidade;
• Manter a participação do Brasil em atividades internacionais relacionadas com a metrologia e a qualidade, promovendo intercâmbio com entidades e organismos estrangeiros e internacionais;
• Prestar suporte técnico e administrativo ao Conmetro, assim como aos comitês de assessoramento, assim como sua Secretaria Executiva;
• Fomentar a utilização de técnica de gestão de qualidade nas empresas nacionais;
• Planejar e executar as atividades de acreditação dos laboratórios de calibração e de ensaios, de provedores de ensaios de proficiência, de organismos de certificação, de inspeção, de treinamento e de outros que são essenciais para o desenvolvimento da infraestrutura dos serviços tecnológicos;
• Desenvolver, junto ao SINMETRO, os programas de avaliação da conformidade, tanto nas áreas de produtos quanto de processos e serviços, além de pessoal, sejam compulsórios ou voluntários, desde que envolvam a aprovação de regulamentos.

O-que-é-o-INMETRO-em-nosso-dia-a-dia
O que é o INMETRO em nosso dia a dia

Com todas essas atribuições, o que podemos entender é que o INMETRO se torna responsável por assegurar que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos que adquirimos pode ser visto como verdade.
Assim, quando compramos qualquer tipo de produto, desde que tenha o selo do INMETRO, a empresa produtora se compromete com todas as informações, desde a quantidade que comporta, a energia que utiliza, os riscos à saúde, etc.
Quando você compra um produto com selo do INMETRO, você pode ter a certeza de que se trata de algo seguro e funcional, que irá corresponder àquilo que está descrito no seu manual e nas suas descrições.
Portanto, sempre que você for comprar qualquer produto, verifique se ele possui o selo do INMETRO. Esse selo é a garantia de que o produto foi testado nos laboratórios da instituição e, portanto, atendem às especificações.
Algumas medições feitas pelo INMETRO e que ajudam no nosso dia a dia, entre as medições e análises feitas pelo INMETRO para garantir nossa segurança, temos:

• A velocidade de um automóvel;
• O tempo de cozimento;
• A temperatura de uma geladeira;
• A quantidade de produto dentro de uma embalagem;
• O volume de um líquido;
• O consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico, entre outros.

Nos exemplos apresentados, a relação de consumo é definida através de uma medição. Assim, por exemplo, quando compramos açúcar, arroz ou feijão, pagamos o preço equivalente à quantidade do produto escrita na embalagem, que é previamente medida e controlada pelo INMETRO.
Essa área é a Metrologia Legal, uma das duas com que o INMETRO trabalha. Além dessa, existe também a Metrologia Científica e Industrial, que cuida da padronização para indústrias, por exemplo.

O-que-é-a-Metrologia-Legal-1

O que é a Metrologia Legal

A Metrologia Legal tem por objetivo a proteção dos consumidores, definindo as exigências técnicas e legais para unidades de medida, métodos e instrumentos de medição.
Nesse caso, a supervisão é feita pelo governo, estabelecendo confiança e transparência aos produtos, através de suas medições padronizadas, tanto nos campos da economia, saúde, segurança e meio ambiente.

O que é Metrologia Científica

A Metrologia Científica é responsável pelos padrões de medição nacionais e internacionais, de instrumentos de laboratório, de pesquisas e de métodos científicos relacionados com o mais alto nível de qualidade de medição.

O que é Metrologia Industrial

Por sua vez, a Metrologia Industrial é referente à aplicação de conceitos e fundamentos de metrologia no controle de produtos e de processos industriais, servindo para garantir a qualidade dos produtos e serviços.

Como-o-INMETRO-protege-o-nosso-consumo

Como o INMETRO protege o nosso consumo

Assim, sempre que estamos consumindo alguma coisa, desde comprar um pão na padaria, até abastecer nosso carro, podemos entender que o INMETRO está por trás da garantia de que não estamos sendo lesados, que os valores informados estão corretos e que os produtos seguem as normas de exigência estabelecidas.
Quando percebemos qualquer diferença, temos duas armas para nos defender: o próprio INMETRO, para quem podemos comunicar a falha, ou o Procon, que serve para nos defender contra comerciantes desonestos. Além disso, com a internet à nossa disposição, também podemos denunciar qualquer irregularidade no Portal de Defesa do Consumidor.

Onde-encontrar-Produtos-para-Casa-e-Volta-ás-Aulas-com-selo-INMETRO

Onde encontrar Produtos para Casa e Volta ás Aulas com selo INMETRO?

Resolvemos postar este artigo sobre o INMETRO e sua influência em nossa vida e na confiança nos produtos que consumimos porque também somos uma empresa que respeita o Código de Defesa do Consumidor e que oferece os melhores produtos para seus clientes. Além de ser confiável comprar na Valejet.com, aqui você encontra as melhores condições de pagamento, parcelamento sem juros e entrega para todo Brasil.
Acesse nosso site e confira nossos produtos: nós garantimos sua qualidade e sua conformidade, seguindo as regras estabelecidas pelo INMETRO. Compre produtos Electrolux, Lancheiras Escolares Infantis, Filtros de Barro que possuam a certificação INMETRO, garantia de qualidade e confiança homologados.

 
Posts relacionados
Manual Recarga dos Cartuchos de Tinta HP 60 Preto e HP 60 Colorido
Como desentupir Cartucho de Tinta em casa
Cartuchos falsificados
2 Comentários
  • Tadeu Henrique Donda
    29/10/2018 at 23:17
    Repetir

    comprei um Etios Sedã-X/xl, automático, 2018, onde na etiqueta do INMETRO -quilometragem por litro e CO2 diz que: cidade (K,/l) etanol 8,4 – gasolina 12,2, porém não é isso que acontece, para a tayota: colocando dois tanques de álcool e um de gasolina a conta é: 8,4 + 8,4 + 12,2 = 29,0/3 = 9,67, entretanto o que adquiri está fazendo 5,8 ou seja, 40% menos e a Toyota insiste em dizer que a culpa é do transito.

     
  • 11/09/2018 at 15:29
    Repetir

    Justamente o que procurava, obrigada

     

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website