Impressão Informática Produtos

Composição pó de toner e tinta

composiçao

Muita gente prefere ter uma impressora em sua casa para facilitar os trabalhos cotidianos e geralmente não sabem  que existe dois tipos distintos de recarga, correndo o risco de comprar o refil errado resultando no mal funcionamento da mesma. Pensando nisso, a Valejet.com traz uma matéria explicando sobre a composição mostrando a diferenças entre pó de toner e tinta ​ ​para deixar você bem informado.

Uso e composição

img 1A composição da tinta possui consistência líquida e é utilizada em cartuchos para impressoras a jato. Basicamente, ela é composta pelo veículo ou aglutinador, substância densa e viscosa; pelo pigmento, para gerar a cor quando incorporado ao veículo, que une as partículas; pelo solvente, usado para tornar o resultado mais fluido; e pelos aditivos, componentes específicos acrescentados para modificar as características da tinta, como o odor, tempo de secagem, antiespumante, entre outras, variando de acordo com cada produto usado. Já a composição do pó de toner, tecnicamente chamado de tonalizador, abastecer toner das impressoras a laser. Ele tem como base o carbono e dois ingredientes principais: plástico e o pigmento também, ambos em partículas finíssimas. Enquanto as impressoras a jatimg 2o expelem uma determinada quantidade de tinta para produzir a cor desejada no trabalho, as impressoras a laser aquecem o pó com cargas magnéticas e fricção para o produto se fundir ao papel. Ambos possuem a base de cores CMYK, significando Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Key; “chave” em português, por conta do preto ser o mais utilizado), e suas densidades variam conforme o fabricante.

Resultados

Os cartuchos de tinta, no geral, rendem por volta de 340 a 500 páginas (um cartucho com capacidade de 20ml)​, possuindo uma durabilidade menor que as impressoras a laser, cujo toner simples pode render, em média, ​1 mil e 2 mil páginas (para entender mais sobre os testes de rendimento, leia ​ISO: Comparativo de Rendimento de Cartucho de Tinta vs. Toner​). Além disso, são bem mais ágeis do que os cartuchos de tinta na hora da impressão. Outra vantagem dos toners é que, devido a sua composição o uso de aquecimento para realizar as impressões ele têm um acabamento brilhante com o aspecto de que foi realizado um processo de envernização (útil para fotos, porém diferente da revelação fotográfica que realmente é utilizado o verniz, melhorando a finalização da imagem), e sendo isento de sujeira não existe a possibilidade de manchar o papel. Já a impressora a jato com acabamento menos uniforme e opaca se torna ideal para textos, porém é preciso ter cuidado, caso papel for tocado a composição da tinta estando fresca apresenta chances de borrar o trabalho. Contudo, apesar da impressora a laser aparentar mais vantagens ela acaba apresentando um preço mais elevado do que a impressora a jato, inclusive com os seus refis de recarga; para o lar ela tem a desvantagem de trabalhar apenas com folhas A4 diminuindo a versatilidade de impressão com outros tamanhos de folhas.

Diferença pó de toner e tinta

grafico


Afinal, qual é o melhor?

Isto vai depender apenas da sua necessidade. Para empresas de grande e pequeno porte, escolas, escritórios, o ideal seria o pó de toner com a impressora a laser, pois esses lugares exigem um rendimento maior e seu custo será menor a longo prazo. Para impressão de textos curtos, rascunhos, boletos, a impressora a jato cumpre o trabalho, por não precisar de grandes quantidades se torna uma opção de baixo custo a curto prazo. Cabe você avaliar a situação e decidir qual se adequa melhor na tua rotina. Independente da sua escolha, na Valejet.com você pode encontrar uma variedade de tintas, cartuchos para impressora a jato, cartuchos de toners, e acessórios para impressoras no geral; ​com condimag-3ições facilitadas de pagamentos, parcelas sem juros e ainda realizamos entregas para todo Brasil. Confira nossos produtos, certificamos que possuem a melhor qualidade para você obter resultados incríveis, seja para fins profissionais, comerciais ou domésticos.

Por José Tobias.

 
Posts relacionados
Cuidados no manuseio do Chip!
Conheça a impressora com tanque de tinta da EPSON
Como imprimir imagens usando o assistente do Windows

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website