Para quem trabalha com materiais personalizados para festas, como, por exemplo, convites personalizados e adesivos, e que fazem uso de plotter para recortes como a Silhouette Cameo, é preciso dar especial atenção a cortes manchando ou com qualquer falha na área por onde passa a lâmina, deixando-a como se ainda tivesse um pouco de tinta impressa.
Alguns profissionais fazem a opção de tinta pigmentada nas impressoras, uma vez que se trata de um tipo de tinta que oferece a principal característica de não desbotar como a tinta corante. No entanto, esse tipo de tinta nem sempre é compatível com o papel glossy e, em razão disso, ela pode manchar com maior facilidade, principalmente quando a tinta é tocada pelos dedos depois da impressão, deixando-a como se não estivesse seca completamente.
Esse tipo de problema pode acontecer inclusive com tintas originais, como, por exemplo, a HP, que tem como padrão o uso de tinta pigmentada.
Como acontecem as manchas na Silhouette
Quando fazemos recortes utilizando uma plotter como a Silhouette, a carcaça do suporte da lâmina se arrasta sobre o papel, podendo encostar em áreas impressas e, dessa forma, levando com ela um pouco de tinta, provocando manchas e deixando a impressão de que a tinta foi arrastada sobre o papel.
A melhor coisa a fazer, quando acontece isso, é usar a tinta corante, que é um tipo de tinta que oferece melhor aderência ao papel glossy e, assim, vai secar de forma mais rápida, não provocando qualquer tipo de mancha ao fazer o recorte com uma plotter.
Contudo, no caso de você não pretender trocar a tinta pigmentada por uma tinta corante, existe outra solução, podendo laminar as impressões com uma termolaminadora de BOPP. Nesse caso, é necessário apenas tomar o máximo de cuidado com o manuseio das folhas antes de fazer a laminação, evitando, assim, que possa provocar manchas com os dedos.
Dicas para a utilização da Silhouette
Se você tem uma Silhouette para fazer cortes, é importante conhecer algumas dicas para sua utilização correta. Dessa maneira, seus trabalhos terão melhor qualidade e, com isso, certamente você irá conseguir maior número de clientes.
1. Utilize o Print and Cut
Uma das formas de utilizar a Silhouette e o que a torna diferente de outras máquinas de corte, é o Print and Cut. Com essa funcionalidade, você poderá montar e criar um esquema de corte sobre uma página que vai ser impressa.
É importante entender que a Silhouette não é uma impressora. Antes, é preciso fazer o arquivo de impressão e corte, imprimindo em uma impressora comum. Depois é que você vai cortar na Silhouette. Com essa sequência você irá conseguir resultados bem melhores e com o corte correto.
2. Base PixScan
A base PixScan é uma funcionalidade para atender quem tem projetos já impressos para cortar. Se você encontrar uma imagem que pretende utilizar em seus trabalhos e deseja cortá-la com a Silhouette aplicando um recorte perfeito, pode fazer isso.
A base já vem com as marcas de corte impressas e, assim, basta colocar o papel, escanear, inserir a imagem no programa da Silhouette e fazer a estrutura de corte. Em seguida, é só colocar a base com o desenho na máquina e fazer o corte.
3. Usando a base da Portrait
Se você tem uma Silhouette com base maior e imprime apenas em papel tamanho A4, deixando de utilizar uma parte da base, é possível usar uma base SD. O processo é bastante simples, bastando apenas levantar a alavanca do lado direito, girar o anel branco até que ele saia de sua base, puxá-lo para dentro, inserindo no próximo buraco disponível. Depois, é só girar de volta e você pode continuar utilizando o corte sem qualquer problema.
4. Usando cola de reposicionamento
Resolvendo ainda problemas sobre bases, outra coisa que permite maior economia em seus trabalhos de sublimação é a utilização da cola de reposicionamento. Se acontecer de a folha não grudar direito na base, basta limpar bem sua superfície e, com uma distância de 50 cm, aplicar a cola spray sobre toda a base.
Com a cola Spray Mount, da 3M, a folha volta a grudar facilmente sobre a base. É importante lembrar, no entanto, que ela deixa resíduos. O ideal é usar a cola somente para itens que serão colados em outra superfície em seguida para não deixar qualquer quantidade de cola que possa ser notada no objeto sublimado.
5. Acertando a regulagem da lâmina
Para fazer os cortes nos locais corretos, é preciso acertar a regulagem da lâmina. Para cada tipo de papel pode ser necessária uma configuração diferente. Se você usa um papel mais fino, por exemplo, deixe a velocidade de corte no programa abaixando a posição da lâmina.
Com a configuração no ponto certo, você poderá fazer um trabalho com mais perfeição.
Silhouette na Valejet.com
Na Valejet.com você pode encontrar a plotter de recorte Silhouette Cameo 3, que tem a capacidade de cortar mais de 100 tipos de materiais, além de fazer o reconhecimento e corte de imagens impressas.
A Silhouette Cameo 3 oferece maior liberdade ao desenhar, cortar e criar imagens que você quiser, sem maiores preocupações com o acabamento final ou com a qualidade de seus projetos, já que os resultados são garantidos.
Com as informações que passamos, você poderá conseguir trabalhos mais perfeitos, garantindo a satisfação de seus clientes. E, se tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.