Dicas Sublimação

Sublimação x Transfer Laser: Qual Investir no meu Negócio?

transfer-laser-x-sublimacao--qual-investir-no-meu-negocio

Se você pretende iniciar seu próprio negócio de Personalização de Produtos, certamente surgiu a dúvida Sublimação x Transfer Laser: Qual Investir no meu Negócio? Porém, se você já está neste ramo e aparece um trabalho para ser estampado, a dúvida sobre qual é o melhor processo vem junto: Sublimação ou Transfer Laser? A resposta pode não ser tão simples, se você estiver iniciando. Mas já adiantamos – não há um método melhor ou pior, já que ambos dependem de vários fatores. E outro detalhe, para escolher entre os dois é primordial que você entenda como eles funcionam. Por isso para te ajudar a decidir qual processo melhor se adapta em seu trabalho fizemos esta matéria com dicas imperdíveis. Confira!


Personalização com Sublimação

transfer-laser-x-sublimacao-qual-investir-no-meu-negocio-personalizando-com-sublimacao
Primeiramente na sublimação o desenho a ser sublimado deverá ser impresso espelhado com Tinta Sublimática e Papel especial (preferencialmente papel de fundo azul). Em seguida a Prensa Térmica transformará as tintas – que até então eram sólidas – em gás que “pintará” as fibras do tecido poliéster permanentemente. Para esse processo você precisará de uma impressora (jato de tinta) que seja adaptada com Tintas Sublimáticas, Papel Sublimático e uma Prensa para Sublimação.

Entenda mais sobre a Sublimação nesta Matéria Completa!

O que acaba deixando à desejar na sublimação é que ela apenas é compatível com tecidos 100% poliéster, ou seja, caso tenha aí na sua casa uma camiseta de algodão e queira sublimá-la… Sem chance!
A dica é: Se você deseja trabalhar com a Sublimação invista em Tintas e Papéis para Sublimação (Papel de Fundo Azul); logo, seus materiais serão excelentes. Outro detalhe na Sublimação é que a estampa fica totalmente com toque. O que isso quer dizer? Bom, parece que o próprio tecido/malha foi estampado e é resistente à lavagens.

E o que é possível estampar com a sublimação?

Dica: Antes de optar por Sublimação é imprescindível realizar a manutenção da Impressora, considerando que a Impressora para este processo deverá ser adaptada para aceitar Tintas Sublimáticas, geralmente, Impressora Epson Bulk Ink; é importante que todos os dias você imprima algo ou realize uma limpeza no cabeçote da impressora, evitando assim entupimentos e problemas posteriores, já que a densidade da Tinta para Sublimação é diferente da Padrão (Tinta Corante); e não se esqueça de controlar a temperatura, pressão, tempo da Prensa e umidade.

Personalização com Transfer Laser

transfer-laser-x-sublimacao-qual-investir-no-meu-negocio-personalizando-com-transfer

Para esse tipo de processo o desenho é estampado em Papel Transfer especial, Impressora Laser com Toner Colorido ou Monocromático e Pó de Toner comum; em seguida com uma Prensa Térmica o papel que contém o desenho a ser estampado é “colado” sobre a peça de roupa. Em alguns casos será necessária a utilização de uma Plotter de Recorte; mas isso em caso de artes mais elaboradas. No mercado há uma infinidade de Transfer Laser; alguns para peças claras, outros para peças escuras e, à aqueles que se dizem auto-destacáveis, ou seja, você não precisaria recortar o fundo branco, pois nesse caso o Transfer estampa apenas a área do desenho.

Dica: Ainda que as impressões à laser fiquem bonitas e o processo ser bem mais rápido, o problema de durabilidade do Transfer Laser quando estampado não é muito bom; as peças tendem a ter um aspecto plastificado; outro fator que deve ser levado em consideração é que o material acaba desbotando ou quebrando conforme você o lave. Por esse motivo recomendamos que você utilize a técnica de Transfer Laser para a confecção de brindes promocionais; aqueles que não exigem tanta durabilidade, como Canecas Acrílicas, Copos Long Drink, Shakeiras, Canetas e Réguas.

E para concluir…

Qual Investir no meu Negócio?

Se você deseja produtos com estampas com excelente acabamento, definição de cores, resistência, sem dúvidas deverá investir na Sublimação – apesar de suas limitações de aplicação – essa técnica ganha das técnicas de se investir em Transfer; principalmente pelo fator qualidade dos produtos e durabilidade das estampas. Porém, se pretende investir em Confecção de brindes exclusivos o Transfer Laser é o mais indicado, visto que sua utilização para brindes como Copos Personalizados, Canetas, Canecas de Chopp em festas, comemorações, bares e eventos é muito requisitada, além destes materiais serem mais baratos que alguns Produtos para se aplicar a Sublimação. Todavia o ideal é que você mescle as duas técnicas, assim você aumenta a gama de produtos e consequentemente a quantidade de clientes que serão atendidos.

Agora mãos à obra e bom trabalho!

 
Posts relacionados
Vídeo Recarga do Toner HP CC364A | 64A | P4014N | P4015 – Treinamento ValeJet Shop
impressoras
8 dicas para evitar que sua impressora tenha “vida própria”
dicas greenbelt
Green Belt dá dicas de meio ambiente

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website