Impressão Sublimação

Sublimação em malhas e tecidos escuros: como fazer?

sublimação em malhas

Sublimação em malhas e tecidos escuros é possível? Esse é um questionamento que vem logo quando começamos a trabalhar no setor de estamparia. Pois uma  das primeiras coisas que pensamos e queremos é saber todos os tipos de tecidos que uma máquina de estampar pode personalizar. 

Sabemos que em tecidos mais claros, como branco ou bege, por exemplo, a técnica é mais simples.

Mas, e quando se trata dos tecidos pretos? Sabemos que as impressoras não imprimem tinta branca, o que torna o processo um pouco mais difícil. No entanto, existem algumas alternativas para a aplicação da técnica de sublimação em malhas e tecidos escuros.

Portanto, no artigo de hoje, preparamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer sublimação em malhas e tecidos escuros. Confira!

É possível fazer sublimação em malhas e tecidos escuros?

A questão é que a resposta sobre essa pergunta é sim e não. Ficou confuso? Deixa que a gente te explica!

É possível fazer a sublimação em malhas e tecidos escuros. O que acontece é que, justamente pelo tecido ser escuro, ela não aparece. E, como já mencionamos, as impressoras não imprimem tinta branca. Ou seja, por mais que faça a sublimação nos tecidos escuros, ela não aparecerá por falta de uma base clara.

Mas, nem tudo está perdido. Não é por falta de tinta branca que deixaremos de fazer a sublimação em malhas e tecidos escuros.

Existem alguns papéis especiais que auxiliarão na hora do trabalho. Portanto, ao invés de imprimir sua arte diretamente no papel sublimático comum, para aplicar a sublimação em malhas e tecidos escuros, você deverá antes utilizar um papel especial específico para isso.

Como fazer sublimação em malhas e tecidos escuros?

Como já mencionado, não existe, na sublimação, tinta de cor branca. Portanto, precisamos entender que em todo produto sublimado que possua branco em sua estampa, significa que ali tem ausência de cor. Ou seja, branco é a própria cor do fundo do material ao qual foi aplicado a técnica.

Dessa forma, também devemos ter atenção ao sublimar qualquer tecido colorido e entender que não é somente na sublimação em malhas e tecidos escuros que não teremos detalhes em branco. Os detalhes que deveriam ser dessa cor, ficarão da cor original da peça.

Portanto, para fazer a sublimação em malhas e tecidos escuros é preciso utilizar o Sublitexx.

Para você entender, o Sublitexx é um termocolante, que em um dos seus lados possui um tecido branco com base de poliéster. Dessa forma, para a eficiência da técnica é necessário primeiro estampar o Sublitexx, para então passar para o tecido escuro.

Sendo assim, a principal diferença desse tipo de material para os outros papéis de sublimação comum é a possibilidade de sublimar tecidos escuros.

Materiais para sublimação em malhas e tecidos escuros

O Sublitexx é o principal e mais eficiente, porém não é o único material que permite a sublimação em malhas e tecidos escuros.

Como mencionamos anteriormente, esse tipo de papel, na verdade é um termocolante de cor branca e à base de poliéster. Por isso, o Sublitexx garante tanto qualidade, como durabilidade às peças escuras que recebem a técnica de sublimação.

No entanto, também é possível ter resultados utilizando alguns outros tipos de papéis. Confira a seguir.

sublimação em malhas 2Papel Transfer OBM

Esse tipo de papel é próprio para estamparia em malhas e tecidos escuros. Assim como o Sublitexx, ele também é um termocolante com uma das faces branca. O OBM pode ser utilizado tanto em impressoras sublimática, quanto na impressoras jato de tinta.

Embora à primeira vista pareça complicado utilizar o OBM, o processo é um pouco mais simples.

Para a aplicação desse papel é necessário regular a temperatura da sua máquina a 210ºC e colocar o OBM com a parte da face porosa voltada para cima. Em seguida, coloque o transfer impresso com a face virada para baixo em cima do transfer OBM. Prense os dois transfers por, aproximadamente, 5 segundos.

Com os dois transfers ainda grudados, recorte a imagem de acordo com a necessidade da sua estampa. Em seguida, coloque o tecido a ser estampado na máquina e faça o pré-aquecimento necessário. Coloque o OBM e a estampa em cima da camiseta.

A imagem do transfer deverá está voltada para a parte de baixo. Prense por 15 segundos. Após retirar o papel que protege o transfer, a sua estampa estará pronta!

sublimação em malhas 3

Papel Transfer Dark

O Transfer Dark também é um papel que permite a sublimação em malhas e tecidos escuros. Para utilizá-lo, não é necessário o auxílio do Transfer OBM. No entanto, esse tipo de papel deve ser utilizado com tintas pigmentadas ou corantes e tecidos que sejam feitos de algodão, sintéticos ou mistos.

Assim como outros tipos de papel, o Transfer Dark possui a frente branca e o verso marcado para você não errar na hora de impressão. Além disso, a parte branca ocupa toda folha. Dessa forma, caso não queira que o fundo apareça, você deverá recortar a folha antes de colocá-la na prensa.

No geral, o Transfer Dark é compatível com as impressoras 2400HL, da Brother; LBP 360, da Canon; Color Page – WORKS, da Minolta; Docuprint Color Laser, da Xerox e os modelos 2550L, 2550N, 3550L, 4550L e 8550L, da HP.

No entanto, para o uso em outras impressoras é necessário configurar a gramatura do papel para 163g, com alimentação manual.

Poli Film

Esse tipo de material deve ser utilizado junto com uma máquina plotter de recorte. Portanto, o Poli Film não permite que seja impresso. Dessa forma, esse material permite apenas que imagens simples sejam estampadas, por não precisar manusear tintas e outros tipos de materiais.

Para utilizar o Poli Film, é necessário criar sua arte a partir de um programa que permite vetorização, como por exemplo o Adobe Illustrator ou o Corel Draw. Ele deverá ser recortado com uma das máquinas plotter de recorte que estão disponíveis no mercado. Embora limite as opções, é útil para estampas menos complicadas.

PU Solvente

O Poliuretano Solvente possui um fundo branco que é próprio para a utilização em plotters que são equipadas com tintas eco-solventes ou solventes.

No entanto, o custo de investimento nessa técnica é alta, iniciando a partir de, aproximadamente, R$ 20 mil. As vantagens são que esse tipo de impressora possui a opção de corte integrado, o que permite personalização de camisetas sem recorte à mão, além de possibilitar a impressão de estampas bem grandes.

Tenha bons fornecedores

Como você pôde perceber, existem alternativas ao Sublitexx para aplicação da técnica sublimação em malhas e tecidos escuros.

No entanto, nenhum dos materiais apresentados acima são próprios para sublimação e sim para o transfer. Dessa forma, a qualidade e a durabilidade podem ser inferior ao do Sublitexx, que é próprio para ser utilizado em impressoras com tintas sublimáticas.

Caso você esteja começando no ramo de estamparia, é importante sempre se atualizar em relação aos materiais disponíveis e estudar para ver o que melhor atende às necessidades do seu negócio. Nem sempre o que é bom para uma estamparia é bom para outra e vice versa.

E, mais do que isso, é importante sempre contar com bons fornecedores. A Valejet, por exemplo, possui vasta experiência no mercado de sublimação e conta com os melhores produtos para o seu negócio. Sua marca registrada é a garantia do material.  

Portanto, agora que você já sabe como fazer sublimação em malhas e tecidos escuros, continue acompanhando o nosso blog, que sempre trazemos muitas dicas sobre os melhores materiais e as técnicas para sublimação. Aproveite também para visitar a nossa loja online, com os melhores produtos para o seu negócio.

 
Posts relacionados
Impressora: Rolo fusor e Rolo de pressão
Qual a diferença entre papel Reciclado e Reciclato?
Impressão UV
Impressão UV – Você Sabe o Que é?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website