Dicas Matérias Sublimação

Sublimação em algodão e tecidos mistos: é possível?

sublimação em algodão

Sublimação em algodão e tecidos mistos é possível fazer? Costuma ser um dos principais questionamentos quando se inicia no  ramo da sublimção. Isso porque é muito comum se ouvir dizer que existe um tipo específico de tecido ideal para o processo de sublimação, que no caso, seria o poliéster.

Portanto, ao decidir trabalhar com estamparia é muito importante o planejamento, principalmente na hora de comprar material. Absolutamente tudo deve ser pensado com cuidado e previamente testado para garantir que o serviço ficará perfeito e, consequentemente, o seu cliente ficará satisfeito.

Além disso, também é importante investir em conhecimento para, além de tudo, evitar o desperdício.

Isso porque, quando se conhece o material a ser utilizado, dificilmente haverão perdas desnecessárias. E, para te ajudar, a Valejet preparou este artigo com todas as dicas que você precisa saber sobre sublimação em algodão e tecidos mistos. Continue acompanhando!

Existe tecido certo para sublimação?

Ao contrário do que muita gente pensa, a resposta para essa pergunta é não. Não existe um único tipo de tecido que seja o certo para aplicação da técnica de sublimação. Existem uma variada gama de tecidos que podem ser utilizados para este fim.

O que é importante saber é que, além do tipo de tecido que você irá sublimar, você também precisa estar atento se está utilizando a impressora, tinta e papéis corretos para o propósito desejado.

Embora muita gente ache que somente o tecido 100% poliéster seja adequado para sublimar, é preciso saber que, sim, ele é o mais aconselhado, porém não é o único que permite a técnica. Ou seja, também é possível a sublimação em algodão e tecidos mistos.

Portanto, os tecidos mistos que contenham, pelo menos, 60% de fibras sintéticas, como por exemplo, o poliéster e poliamida na composição, podem, sem problema, serem sublimados.

Tipos de tecido para a sublimação

No geral, os melhores tipos de tecidos para a sublimação são os fabricados à base de poliéster e que possua pelo menos 50% do material sintético em sua composição.

Portanto, quanto mais poliéster o tecido possuir, melhor será o resultado e a qualidade da estampa, pois a imagem ficará mais clara e mais definida também.

Para a sublimação em algodão e tecidos mistos, os tecidos ideais são:

100% Poliéster

sublimação em algodão 2

É composto totalmente por poliéster. Por isso, é o mais indicado para a técnica. Possui acabamento vivo e, por isso, as estampas ficam com cores mais vibrantes, garantindo bons resultados.

É indicado para roupas esportivas, assim como o Dry-Fit, tecido leve com boa elasticidade.

Confira nossa categoria de Camisetas, com descontos exclusivos!

PV – Poliviscose

Possui 67% de poliéster e 33% de viscose. É um tecido bastante utilizado para uniformes escolares e apresenta uma estampa estonada, em relação ao 100% poliéster. Além disso, o PV pode amarelar.

PA – Poliéster com Algodão

Composto de 67% de poliéster e 33% de algodão. Parece com o PV, porém tem algodão da composição. Portanto, após a primeira lavagem pode ser que perca um pouco da tonalidade.

PET

Possui 50% de poliéster produzido a partir de garrafas PET e 50% de algodão. Oferece conforto, porém é o tecido que apresenta resultado mais estonado dentre os outros tecidos mistos descritos aqui.

sublimação em algodão 3Sublimação em algodão: é possível?

Tecnicamente, sim, é possível a sublimação em algodão. O que acontece é que a estampa passará para o tecido com uma cor completamente opaca e, após algumas lavagens sairá quase que por completo.

O papel específico para sublimação é uma espécie de adesivo e, no algodão possui baixa durabilidade. Com as lavagens e também o manuseio, o papel acaba se desgastando ou soltando do tecido.

Portanto, para estampar camisas de algodão, o ideal é buscar outros tipos de técnicas que garantam um resultado satisfatório, como por exemplo, utilizar impressoras que sejam próprias para este fim. Embora sejam mais caras, apresentarão resultados melhores.

Além disso, também é possível estampar algodão com a técnica de serigrafia. O importante é testar processos e ver o que melhor se adequa aos seus negócios.

Outros tecidos que podem ser sublimados

A sublimação vem cada vez mais ganhando espaço e, por isso, é muito comum que a tecnologia e os estudos avancem, sempre encontrando uma forma de ampliar as possibilidades.

Portanto, a sublimação em algodão e tecidos mistos é possível a partir do momento em que esses tecidos apresentem mais de 60% de fibra sintética em sua composição. Confira:

Chifon

É um tecido leve, fino e que possui uma transparência. Normalmente é utilizado para vestido de festas.

Satin

Tecido sem elasticidade e levemente transparente. Possui um brilho acetinado, semelhante ao cetim. Comum na confecção de blusas, camisas, saias godês e regatas.

Microfibra

Alia conforto e caimento. A microfibra apresenta boa resistência, além de secagem rápida e isolamento térmico. Amassam pouco e não precisa ser passada.

Neoprene

É um tecido bem flexível, com ótima elasticidade. Além disso, também tem bastante resistência e isolante térmico.

Adquira os melhores materiais

No setor de estamparia muitas pessoas se questionam sobre ser possível fazer sublimação em algodão e tecidos mistos. No entanto, é preciso ficar atento não somente a esses detalhes, mas também ao tipo de material que será comprado para investimento em alguma peça.

No entanto, o conhecimento também é algo muito importante, que conta bastante. Isso porque é imprescindível conhecer o material que você está utilizando.

Isso irá te garantir satisfação e também uma economia, uma vez que você evitará perdas de materiais desnecessariamente, porque não se importou em conhecer previamente o que estava adquirindo.

Além disso, também é importante avaliar os objetivos do seu trabalho. Isso porque, embora o poliéster seja o tecido mais indicado para a sublimação em algodão e tecidos mistos, dependendo do seu objetivo, o resultado ficará melhor se você fizer uso de outro tipo de tecido — que seja sempre sintético.

E, para adquirir os melhores materiais, é importante contar com quem sabe. A Valejet possui vasta experiência e na nossa online você encontra os melhores materiais para a sublimação em algodão e tecidos mistos e também para outras técnicas de estamparia.

Portanto, agora que você já tem todas as dicas sobre sublimação em algodão e tecidos mistos, continue acompanhando o nosso blog que a gente sempre traz as melhores dicas e informações, não somente sobre estamparia, como outros assuntos também.

 
Posts relacionados
cartucho hp 122
Opinião: Cartucho HP 122 com 2ml
conheca-a-impressora-multifuncional-hp-deskjet-gt-5822
Conheça a Impressora Multifuncional HP DeskJet GT 5822
como-surgiu-a-moda-das-quatro-estacoes
Moda: Arte da Tecelagem, Alta-Costura, e a Moda das Quatro Estações

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website