Brother Canon Dicas Epson HP Impressão Kodak Recarga de cartucho

Saiba como desentupir Cartucho de Tinta em 4 Etapas simples!

O cartucho de tinta de impressora pode ficar entupido, principalmente quando não é utilizado por algum tempo, como, por exemplo, algumas semanas. O entupimento ocorre porque a tinta de impressora resseca nos bocais, impedindo que possa passar para o papel.

Existem alguns métodos, inclusive caseiros, para corrigir o entupimento do cartucho de tinta, usando produtos simples, que usamos em nossa própria residência. Confira dicas que funcionam e saiba como desentupir Cartucho de Tinta passo a passo!

como-desentupir-cartucho-de-tinta

Cartucho de tinta queimado: como descobrir?

Outra coisa que pode acontecer é o cartucho de tinta queimar, além, evidentemente, de estar vazio e a gente não saber. Assim, antes de tomar as medidas para desentupir o cartucho é preciso saber se ele está ou não queimado ou se não está vazio.

De uma forma geral, nas impressoras jato de tinta mais modernas, o nível de tinta vem indicado no visor do próprio equipamento ou no programa de suporte, que está instalado no computador.

Caso você tenha certeza de que o cartucho de tinta está carregado, faça um teste com uma impressão e veja se o resultado está uniforme.

O cartucho de tinta é um acessório que está projetado para ter durabilidade, mesmo quando não usamos a impressora por algum tempo. Contudo, como qualquer equipamento, precisamos fazer sua manutenção para manter o funcionamento.

Se você vir pequenas manchas de tinta na página impressa, com a formação de faixas, a melhor coisa a fazer é executar a limpeza ou a manutenção da impressora.

No sistema de configuração da impressora você pode fazer os serviços de calibração e de limpeza dos cartuchos de tinta. O recurso de configuração é variável, podendo estar na própria impressora ou no computador.

Assim, é preciso consultar o manual de instrução e, se não o tiver, procure o suporte no site do fabricante.

Além do suporte oferecido pelos fabricantes, existem os métodos caseiros. No entanto, nenhum método caseiro é recomendado quando se trata de cartucho de tinta HP, já que o acessório é bem mais delicado e existem alguns riscos.

No cartucho de tinta da HP, sua remoção e a utilização de métodos caseiros pode danificar a cabeça de impressão. O conector da impressora é igual um chip de computador e, se não houver os cuidados necessários, ele pode se estragar e você poderá perder o cartucho.

É importante também verificar se o cartucho de tinta é novo e se tem garantia. Nesse caso, é preciso saber o tempo de garantia oferecido em caso de mau funcionamento e quais os defeitos cobertos.

No caso da HP, por exemplo, a garantia não cobre cartuchos de tinta vazios, recarregados ou que tenham sido adulterados e alguma forma, além do uso indevido, desta forma é importante estar ciente de qualquer dano ou passo mal seguido será da responsabilidade do consumidor ou usuário que opte por desentupir cartucho de tinta manualmente.

Métodos caseiros para desentupir cartucho de tinta

Se você não conseguir resultado a partir dos procedimentos indicados pelos fabricantes e se pretende resolver por si mesmo o problema de entupimento do cartucho de tinta, existem alguns métodos caseiros que, possivelmente, possam ajudar.

A maior parte desses métodos é feita com produtos caseiros que, se você não tiver em casa, poderá encontrar na internet ou em lojas especializadas. Acompanhe esses métodos a seguir:

1.    Pré-umectação

Esse método não é recomendado para cartuchos de tinta da Epson. Você vai precisar de uma vasilha, de guardanapos de papel e de solução de limpeza.

Você vai precisar colocar o cartucho em contato com a solução de limpeza, que pode ser encontrada em lojas especializadas ou na internet, comprando online na Valejet.com.

Forre o fundo da vasilha com o guardanapo e umedeça com a solução de limpeza. Coloque o cartucho de tinta com o bocal, na parte inferior, em contato com o papel umedecido e espere que a tinta comece a vazar, mostrando manchas no guardanapo.

A limpeza pode demorar até três horas. Depois que a tinta estiver vazando, passe o bocal do cartucho em um guardanapo de papel seco e verifique se ficou um traço uniforme de tinta. A seguir, limpe com cuidado os conectores e coloque novamente o cartucho de tinta na impressora.

2.    Gotejamento

Esse procedimento também não é recomendado para cartuchos da Epson. Aqui, você vai precisar de conta-gotas, de guardanapos de papel e também de solução de limpeza.

Coloque o cartucho de tinta sobre uma superfície plana, com os bocais virados para cima. Depois, utilize o conta-gotas e pingue três vezes sobre o bocal do cartucho.

Aguarde um tempo e passe o cartucho de tinta sobre um guardanapo de papel seco, verificando se desentupiu. Se o cartucho deixar o rastro de tinta uniforme no papel, está pronto para ser usado novamente.

Se não houver o desentupimento, repita o processo. Não se esqueça de limpar bem a parte metálica antes de recolocar o cartucho de tinta na impressora.

saiba-como-desentupir-cartucho-de-tinta

3.    Água quente

Para esse procedimento é preciso uma vasilha, água deionizada. Na vasilha é preciso colocar dois dedos de água deionizada, ou o suficiente para cobrir a cabeça de impressão do cartucho. Depois, é preciso aquecer a água no micro-ondas por um minuto. Não deixe a água ferver para não danificar o cartucho.

Coloque o cartucho de tinta na vasilha e espere até que a tinta comece a vazar, retire-o da água e faça o teste com o guardanapo de papel. Se tudo deu certo, seque o cartucho com cuidado e o coloque novamente na impressora.

4.    Higienizador a vapor

Neste procedimento você só vai precisar do higienizador a vapor e de guardanapos de papel.

Aqui é preciso mais cuidado, uma vez que você vai utilizar o vapor quente. Ligue o higienizador e o coloque cerca de três centímetros do bocal do cartucho de tinta. Não o aproxime demais para não danificar o componente.

O processo é bastante rápido. Assim que perceber que o vapor está fazendo sair tinta do cartucho, faça o teste com o guardanapo de papel seco. Se deu certo, seque bem o cartucho e o coloque na impressora.

comprar-cartucho-de-tinta

Comprar Cartuchos de tinta Online

Os procedimentos caseiros podem dar resultado para desentupir cartucho de tinta. Mas, se você precisa de cartuchos novos, remanufaturados ou originais, você vai encontrar na Valejet.com tudo o que precisa. Nossos preços são os mais competitivos do mercado e nosso site é totalmente confiável, para te proporcionar a melhor experiência de compra online com fácil navegação mantendo seus dados protegidos. Basta fazer a encomenda e, no tempo determinado pelo sistema logístico, você vai receber os cartuchos de tinta no endereço que solicitar com a garantia que só a Valejet.com pode oferecer.

 
Posts relacionados
Como instalar uma impressora HP Wireless?
recarga de cartuchos
Recarga de cartucho – sinônimo de economia e preservação ambiental
Novidade: Impressão mais leve e eficiente no Windows 8

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website