Casa e decoração Especial Matérias

Quem Inventou o Liquidificador?

quem-inventou-o-liquidificador

O liquidificador é um dos eletrodomésticos mais úteis em qualquer residência. Sua invenção veio facilitar a vida de cozinheiros, simplificando o ato de cortar alimentos em comparativo com as facas e fazer sua mistura para toda e qualquer receita.
A invenção do liquidificador aconteceu no início do século XX, nos Estados Unidos, através de um modelo que era, ao mesmo tempo, um liquidificador com uma batedeira, contendo o motor elétrico movido por uma correia de transmissão, sendo aplicado principalmente para a mistura de substâncias químicas e dos populares Milk shakes.
O primeiro modelo do equipamento para uso doméstico somente apareceu em 1910, ainda com um motor acoplado a ele. Essa inconveniência só foi sanada em 1931, quando surgiu o primeiro aparelho de vidro, muito menor, com motor próprio, que começou a ser fabricado em Chicago.
Essa evolução para um aparelho doméstico havia começado em 1922, quando um engenheiro, Stephen Poplawski, completou o projeto que ainda possui a configuração, com um copo para liquidificador com lâminas móveis fixadas no fundo, movidas por um motor elétrico sob ele, onde o copo era encaixado.
O invento propiciou a criação da Stevens Electric, o primeiro fabricante de liquidificador nos Estados Unidos, que passou a abastecer as Soda Fountain, um tipo de lanchonete comum na década de 1920, que servia bebidas gaseificadas e vitaminas. Essas lanchonetes foram as precursoras das redes de fast foods.
O liquidificador foi um dos precursores dos eletrodomésticos tão necessários hoje em dia, tendo sido, inclusive, inspiração para a invenção do espremedor de frutas, da batedeira portátil e dos populares processadores de alimentos.

Liquidificador e a Evolução dos Eletrodomésticos

quem-inventou-o-liquidificador-electrolux
Na década de 1930, os engenheiros responsáveis da empresa de equipamentos de cozinha, Hamilton Beach Co., começaram a produzir um liquidificador em escala industrial, tornando-o mais acessível às donas de casa. A companhia dedicou-se ao aprimorando do novo aparelho, corrigindo deficiências ainda existentes no sistema de lâminas e no copo de liquidificador, tornando-o mais eficiente e patenteando a nova invenção.
Sem parar de pensar nas inovações, os problemas que foram surgindo através de seu uso foram sendo corrigidos e, finalmente, em 1937, foi lançado o Waring Blender, que é fabricado até os dias de hoje (evidentemente, com outras inovações, inclusive um produto que não faz barulho, tendência que foi seguida por outras fábricas).
O mercado europeu teve o seu liquidificador próprio desenvolvido por um suíço, Traugott Oertli, que usou as mesmas técnicas e design desenvolvidos pela Waring, criando o Turmix Standmixer. Após essa inovação, a empresa Turmix também desenvolveu o aparelho extrator de suco de frutas e legumes, o conhecido juicer.
Hoje você encontra os mais variados modelos no mercado, desde um juicer até um liquidificador de 2 litros, ou os aparelhos industriais usados nas indústrias de alimentos.
Na Valejet, que também está atuando com o ramo de eletrodomésticos e produtos para Casa, você pode encontrar o liquidificador Electrolux, um dos mais eficientes do mercado, em diversos modelos para uso doméstico. Além disso também oferecemos acessórios, como copo para liquidificador, exclusivos para os aparelhos que comercializamos, a preços imbatíveis, gerando economia para o seu bolso e facilidade para sua rotina.

 
Posts relacionados
impressora bulk ink
Como Resolver Falhas em Impressões Bulk Ink
Reciclamais: South American Expo 2011
Você sabe o que é serigrafia?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website