Casa e decoração Especial Life Style Matérias

Quem inventou a Cafeteira?

O café já é um velho conhecido dos árabes, mas o seu consumo na Europa começou no final do século XVII. A planta é originária das terras altas da Etiópia, tendo sido cultivada no Sudão e no Quênia e se difundido para o mundo através do Egito e da Turquia.
O interessante da história é que, ao contrário do que se acredita, a palavra café, de onde vem também o termo cafeteira (como máquina de fazer café), não é originária de Kaffa, o local de origem da planta, e sim da palavra “qahwwa”, termo árabe cujo significado é “vinho”, em razão da importância que a planta passou a ter no mundo árabe.

Origem do café

quem-inventou-a-cafeteira

Existe uma lenda entre os árabes em que um pastor de nome Kaldi observou que suas cabras se tornavam mais espertas depois de comer as folhas e frutos do pé de café. Experimentando as frutas, também sentiu maior vivacidade.
Um monge de sua região, sabendo do fato, começou a fazer uma infusão dos frutos para ter menos sono enquanto fazia suas orações. O conhecimento dos efeitos da bebida se tornou mais conhecido e o café passou a ser utilizado pelos árabes. A torra do café passou a ser um hábito na Pérsia, tornando-se a bebida que conhecemos hoje e que é tão apreciada e fácil de ser feita em cafeteiras.
O café, contudo, teve inimigos entre os árabes, que achavam que suas propriedades eram embriagantes, indo contra as leis previstas pelo profeta Maomé, no Alcorão, mas o café venceu todas as resistências e até mesmo os aiatolás e imãs árabes passaram a tomar a bebida para melhorar a digestão, afastar o sono e alegrar o espírito.

O café na Europa e no mundo

Os turcos levaram o café para Veneza no final do século XVII, tornando o produto cada vez mais apreciado e fazendo do seu uso um hábito.
No entanto, o café turco tinha um sabor que não agradava a todos, já que era feito jogando-se água fervente numa vasilha com café moído. Os venezianos resolveram coar a infusão, eliminando os detritos do café e tomando a bebida mais pura.
As inovações não pararam apenas na coagem do café. No final do século XVIII, François Antoine Descroisilles, um farmacêutico francês que adorava café, inventou a cafeteira, a primeira entre tantas. A cafeteira tinha dois recipientes separados, permitindo que o filtro (coador) ficasse entre a água e o café.
Depois, anos mais tarde, Antoine Cadet de Vaux, também francês, mas químico e não farmacêutico, inventou a cafeteira de porcelana. Mais uma inovação aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial, quando Achille Gaggia, um inventor italiano, trouxe ao mundo a primeira máquina de café expresso.

A Cafeteira, um Equipamento Essencial

quem-inventou-a-cafeteira-electrolux
A cafeteira tradicional é um recipiente de metal em forma de tronco, com uma alça e uma tampa, própria para ser colocada sobre o fogão. Nos tempos atuais, até as cafeteiras elétricas podem ter esse formato.
Com tantos formatos existentes atualmente, não sabemos qual a melhor cafeteira. Encontramos os mais diversos tipos, como cafeteira que moe o café, cafeteira cápsula, cafeteira elétrica e muitas outras.
Além disso, também são oferecidas pelo mercado cafeteiras para servir o café à mesa, muitas vezes fazendo parte de um serviço de jantar.
A tecnologia atual nos oferece cafeteiras com melhor desempenho e velocidade, havendo aquelas que começam a coar o café no momento em que são ligadas. Isso torna muito mais prático tomar café e usufruir de suas qualidades nutritivas.
Se você ainda está buscando a melhor cafeteira para aproveitar as delícias de um café fresquinho, visite nossa loja. Além da Cafeteira Electrolux, uma das melhores do mercado, oferecemos diversas opções de cafeteiras e jarras de cafeteiras, que são utilizadas para subir a Jarra da Cafeteira caso a mesma quebre ou se danifique. Aproveite melhor os benefícios do café bem fresquinho e, como dizem os antigos, “passado na hora”.

 
Posts relacionados
A História da Biblioteca e do Bibliotecário no Mundo
A HP cuida do meio ambiente e do planeta com você
Como tirar passaporte em 6 dicas passo a passo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website