Dicas Impressão Principal

Qual a diferença entre papel Reciclado e Reciclato?

Procurando por essa pergunta no Google, você encontra entre as muitas, a seguinte resposta: “A única diferença é o erro na grafia da palavra ‘reciclato’”. Essa resposta está errada. Existe diferença e a grafia está correta.

O que é Papel Reciclato?

O papel Reciclato é produzido por uma empresa de papel e celulose, é o primeiro papel off set 100% reciclado e feito em escala industrial no Brasil, a partir de aparas pré (75% da composição, correspondendo ao material reciclado dentro da fábrica) e pós-consumo (25% de material vendo de coleta urbana). Só pra complementar, aparas são sobras dos cortes de acabamento de papel, filmes plásticos, ou papéis já usados. Esse tipo de papel (off set) costuma ter fins comerciais/promocionais, sendo bastante usado no meio publicitário, pois o resultado com a Tinta para Impressora ou o Pó de Toner é um diferencial devido sua textura e coloração, lembrando que o resultado pode variar de acordo com o tipo de impressão, Jato de Tinta ou Laser.

O que é Papel Reciclado?

Já o papel Reciclado é feito de material 100% descartado, por isso ele possui aparência mais áspera e não possui qualidade para ser utilizado como um papel sulfite comum ou até mesmo o papel fotográfico. Este pode ser feito com papelão, rolinhos de papel toalha e higiênico, variados tipos de papeis com diversas finalidades. Então, comprar papel reciclado é mais para esta finalidade onde se deseja um acabamento mais simples ao produto final, ou um item de baixo valor agregado.

Resumindo, o Reciclato é mais “puro”, suave e claro, enquanto o Reciclado é mais “rústico” como é possível perceber nas imagens. O papel Reciclato não é branco porque para isso necessitaria do uso de produtos químicos e sob estas condições ele deixaria de ser ecologicamente correto.

 papel-para-impressao-comprar-papel-na-valejet
 
Posts relacionados
Black Friday – O que é, Como Aproveitar e Dicas!
Impressora mais rápida do mundo
Snap Fill: O que é e pra quê serve

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website